Minha conta
    No streaming: Dificilmente houve ação melhor do que este blockbuster de ficção científica nos últimos 20 anos
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Quentin Tarantino odeia e o público do cinema já fez dele o filme censurado de maior sucesso da história. Um blockbuster sci-fi que ainda é incomparável em termos de ação.

    Muitas vezes apontamos os filmes favoritos do diretor Quentin Tarantino. Afinal, o criador de Pulp Fiction – Tempo de Violência também é um cinéfilo, de gosto requintado. Hoje não se tratará de O Teste Decisivo, Batalha Real ou qualquer outro clássico moderno que o lendário cineasta tenha particularmente perto do seu coração – mas sim de uma sequência que, para ele, até “arruinou” o seu lendário antecessor.

    É sobre um grande blockbuster que segue um dos melhores filmes de ficção científica da atualidade: Não, não é Fuga de Los Angeles, 2010 – O Ano em que Faremos Contato, Star Wars ou O Exterminador do Futuro. Mas acima de tudo aquele que já se tornou o filme de maior sucesso de todos os tempos, lançado nos cinemas dos EUA com classificação R (para maiores de 18 anos): Matrix Reloaded.

    Com receita de bilheteria mundial de mais de 741 milhões de dólares, o filme se tornou o longa censurado de maior sucesso da história em 2003 - e mesmo mais de 20 anos depois ainda ocupa um impressionante quinto lugar no ranking de todos os tempos. Independentemente do seu imenso feito, a sequência de Matrix é um excelente exemplo de cinema de ação na sua forma mais pura – o que ainda hoje não tem paralelo.

    "Obra-prima revolucionária" ou "sem imaginação"? Esta sequência de ficção científica ainda divide os fãs da saga 20 anos depois

    Matrix Reloaded: Mais é mais?

    O filme está atualmente disponível - assim como seu antecessor e seu sucessor - em HD no Max (anteriormente HBO Max). Mas não importa qual versão, o segundo filme Matrix ainda impressiona. E não quero dizer que se compare ao original - ou que fosse mesmo necessário, porque ele não pode fazer isso e não é o caso.

    Depois de Matrix já ter feito o trabalho preparatório do conteúdo e apresentado o mundo de Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss), Morpheus (Laurence Fishburne) e Agente Smith (Hugo Weaving), poderíamos agora olhar para como a segunda parte concentra-se na grande força com que o antecessor quatro vezes vencedor do Oscar conseguiu tal feito: a visualidade. E assim, com Matrix Reloaded, as Wachowskis foram além quando se tratou de ação, independentemente das perdas - e assim nos deram uma exibição visual de fogos de artifício de ideias como nenhuma outra.

    Sim, Jet Li uma vez se recusou a assumir o papel de Seraph (Collin Chou), já que usar suas coreografias de artes marciais dessa forma ia contra seus princípios. E sim, a própria diretora Lana Wachowski critica abertamente o filme em Matrix: Resurrections, reduzindo-o a superficialidades, enquanto as abordagens filosóficas do primeiro são colocadas em segundo plano. E sim, tudo isso pode ser justificado. E ainda assim, no final, tudo isso é deixado de lado, pois aqui reina o puro espetáculo - algo que Hollywood dificilmente consegue fazer hoje.

    Não há limites para o playground do cinema de ação

    Warner Bros.

    Por último, mas não menos importante, Matrix ficou gravado na memória coletiva com uma série de momentos de ação revolucionários, por exemplo, tornando o bullet time socialmente aceitável em Hollywood. E como era impossível melhorar o conteúdo do primeiro filme, eles finalmente tiveram que se concentrar em outras qualidades do sucesso distópico. E assim Matrix Reloaded é um épico de ação de ficção científica que atira para todos os lados, especialmente no nível visual.

    Começando com o salto de motocicleta de Trinity e uma aterrissagem em câmera lenta que faz qualquer aterrissagem de super-herói parecer velha, não importa o quão heroica seja, passando pelo esmagamento em massa de Neo e uma horda de Smiths, até a perseguição selvagem e brutal em um enorme trecho de rodovia construído especificamente para o filme. O longa consiste basicamente em uma série de grandes cenários, cada um deles sempre um pouco mais impressionante que o anterior.

    Agora não é só que Lily e Lana Wachowski deixaram os talentosos artistas de efeitos visuais fazerem o trabalho. A dupla de diretoras simplesmente sabe como combinar efeitos práticos e digitais de forma excelente e em Reloaded também demonstram um bom senso de não apenas usar a ação por si só, mas também para avançar a história – que é exatamente o que ela oferece, o chute necessário que dá peso.

    Além disso, uma grande variedade de influências criativas se uniram de uma forma única em Matrix Reloaded: seja a formação musical, que vai da eletrônica e do nu metal à partitura orquestral de Don Davis; o inconfundível trabalho de câmera de Bill Pope, que continua de onde havia parado anos antes com Ligadas pelo Desejo (também das Wachowskis); ou as rotinas coreografadas de artes marciais, pelas quais ninguém menos que a lenda das artes marciais e diretor de O Mestre Invencível, Woo-Ping Yuen foi responsável.

    Warner Bros.

    Esse estilo raramente é encontrado nos grandes sucessos de bilheteria de Hollywood. Combiná-los de forma tão lúdica e impressionante mostra a grande coragem e autoconfiança dos criadores – o que compensa, pois isso significa que o filme ainda é um prazer único e absoluto 20 anos depois, pelo menos em termos de ação.

    Matrix Reloaded
    Matrix Reloaded
    Data de lançamento 23 de maio de 2003 | 2h 18min
    Criador(es): Lilly Wachowski, Lana Wachowski
    Com Tiger Hu Chen, Keanu Reeves, Laurence Fishburne
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top