Minha conta
    "Algumas coisas para responder": Como a MELHOR cena de Anatomia de uma Queda foi uma resposta a História de Um Casamento
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    O drama francês é forte concorrente a Melhor Filme no Oscar 2024.

    Anatomia de Uma Queda está indicado a cinco categorias no Oscar, entre elas, Melhor Roteiro Original, na qual é um dos favoritos. Assinado por Justine Triet e Artur Harari, o texto propõe uma abordagem fascinante dentro do clássico courtroom drama, o drama de tribunal. Para isso, a dupla de roteiristas se inspirou em outros títulos do gênero a fim de dar novas camadas a ele.

    Em entrevista ao Picturehouse, a diretora de Anatomie d’une Chute contou que História de Um Casamento, de Noah Baumbach, a instigou para construir Sandra (Sandra Hüller) como um contraponto forte ao seu marido. Em especial, ela se sentiu inspirada pela emblemática cena de discussão entre Nicole e Charlie, os personagens de Scarlett Johansson e Adam Driver:

    “Adoro o filme, acho o papel dela bem mais frágil que o dele. A cena da discussão em Anatomia de uma Queda quase dialoga com essa cena. Pensei: ‘Vou dar a esta mulher algumas coisas para responder’”, argumentou a cineasta vencedora da Palma de Ouro.

    Cena de Anatomia de Uma Queda é um contraponto direto ao monólogo de Adam Driver

    A24

    Essencialmente, ambos os momentos possuem uma estrutura narrativa bem similar. A diferença entre eles está, justamente, na posição que as personagens femininas assumem na discussão. Enquanto Nicole tem apenas uma fala em que diz “Não acredito que vou te conhecer pra sempre”, Sandra confronta os argumentos de Samuel (Samuel Theis) e o tira do papel de vítima em que ele se coloca.

    Em um fio do X (antigo Twitter), um perfil da rede social chegou a unir fragmentos das duas cenas com as falas de Adam Driver em História de Um Casamento e Sandra Hüller em Anatomia de Uma Queda a fim de ilustrar a resposta pretendida por Justine Triet:

    Além do filme de Baumbach, Triet mencionou Gone Girl, de David Fincher e Kramer vs. Kramer, de Robert Benton, como obras de referência para Anatomia de Uma Queda.

    Anatomia de uma Queda
    Anatomia de uma Queda
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2024 | 2h 31min
    Criador(es): Justine Triet
    Com Sandra Hüller, Milo Machado-Graner, Swann Arlaud
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top