Minha conta
    Festival de Berlim: Estes 5 filmes premiados são verdadeiras obras-primas que estão disponíveis no streaming
    Lucas Berretta
    Lucas Berretta
    -Redator
    Jornalista apaixonado pela crônica. É aficionado por reality show, adora se aventurar pela história do cinema, rir com The Office e se encantar com os filmes de Wong Kar-Wai.

    Confira alguns títulos que todo cinéfilo deveria conhecer.

    Enquanto uns curtem o carnaval, o mês de fevereiro para os cinéfilos também é marcado pelo Festival de Berlim, que acontece desde 1951 na capital alemã, na época, ainda do lado ocidental da cidade. O Festival tem seus prêmios conhecidos como “Urso de Ouro” e “Urso de Prata”, que são considerados uma das maiores honrarias que um filme, ator ou diretor pode conquistar.

    A edição deste ano acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro e, pensando nisso, o Telecine preparou uma cinelist do festival que estará disponível desde o início do evento. Confira alguns dos melhores filmes para maratonar. Todas as produções da lista estão disponíveis para assinantes via Globoplay, Prime Video Channels ou através de assinatura por operadoras de TV.

    Quer assistir aos melhores indicados ao Oscar de todos os tempos? Esta cinelist do Telecine é para você!

    Central do Brasil

    VideoFilmes

    O ganhador do Urso de Ouro de 1998 é um dos maiores filmes brasileiros e um dos que chegou mais próximo de ganhar uma estatueta no Oscar. Central do Brasil, drama estrelado brilhantemente por Fernanda Montenegro, além, claro, da direção de Walter Salles

    Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - aquelas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

    Tomboy

    Pyramide Distribution

    O vencedor do prêmio Teddy de Cinema LGBTQIAPN+ do Festival de Berlim é uma boa pedida para iniciar essa maratona. O longa, que é referência em representatividade trans, é assinado pela cineasta Céline Sciamma, a mesma diretora de Retrato de Uma Jovem em Chamas e Lírios D’Água.

    Em Tomboy, Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia, Laure resolve ir até a rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua identidade.

    Cabra Marcado Para Morrer

    Forte Filmes

    Considerado por muitos o melhor documentário brasileiro, Cabra Marcado Para Morrer é dirigido por Eduardo Coutinho. O longa participou do festival em 1985 e recebeu alguns prêmios durante o evento, como o FIPRESCI e Interfilm do Fórum de Cinema Jovem.

    O documentário acontece no início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato.

    O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

    Desventuras da Vida Adulta

    Variance Films

    Desventuras da Vida Adulta faz parte do festival deste ano e chega ao Telecine em 16 de fevereiro e, obviamente, entra na cinelist especial. O longa é estrelado por Michael Cera, Hannah Gross e Sophia Lillis.

    Em "Desventuras da Vida Adulta", quando uma breve viagem de volta para casa se transforma em uma estadia mais longa do que Eric (Michael Cera) imaginava, ele se vê preso entre recuperar a relação com as duas irmãs e conquistar seu antigo grupo de pôquer.

    Quanto mais Eric estende sua visita para deixar sua marca como o melhor jogador de pôquer da cidade, mais difícil se torna evitar desenterrar o tumultuado relacionamento com sua irmã Rachel (Hannah Gross). Enquanto sua irmãzinha Maggie (Sophia Lillis) tenta recriar o mundo íntimo que os três compartilharam, Eric e Rachel se deparam com a divisão entre seus eus infantis e os adultos que são agora.

    Noites de Paris

    Pyramide Films

    O longa, que participou do Festival de Berlim e veio ao Brasil no Festival do Rio, é dirigido por Mikhaël Hers e estrelado por Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter e Noé Abita.

    Em “Noites de Paris”, o ano é 1981, eleições, as comemorações se espalham pelas ruas e há um ar de esperança e mudança em Paris. Mas para Elisabeth, seu casamento está chegando ao fim e agora ela terá que sustentar a si mesma e seus dois filhos adolescentes. Após ser deixada por seu marido, Elisabeth se vê sozinha, responsável pelo cuidado diário de sua família.

    Ela consegue um emprego em um programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma adolescente problemática que ela decide acolher, a convidando para sua casa. Com eles, Talulah experimenta o calor de uma família pela primeira vez e seu espírito livre tem uma influência transformadora naquela casa. Elisabeth e seus filhos ganham confiança e começam a correr riscos, mudando também a trajetória de suas vidas.

    *Parceria paga com Telecine.

    ***

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top