Minha conta
    Primeiro um prêmio de desprezo, depois uma estatueta de ouro: Essas três estrelas ganharam um Oscar e um Framboesa de Ouro no mesmo fim de semana
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Apenas três artistas foram nomeados o pior e o melhor em suas áreas no mesmo ano. Nós lhe diremos quem conseguiu a dupla desigual de prêmios!

    Todos os anos, desde 1981, as Framboesas de Ouro são concedidas no dia anterior ao Oscar. Embora ganhar um prêmio da Academia ainda seja considerado a maior honra do setor cinematográfico, os chamados Razzies vão para as supostas piores performances do ano: Este ano, por exemplo, filmes como Os Mercenários 4 ou Ursinho Pooh: Sangue e Mel podem "torcer" por um prêmio, e os vencedores do Oscar, como Michael Douglas (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania), Russell Crowe (O Exorcista do Papa) ou Helen Mirren (Shazam! Fúria dos Deuses) também podem contar com uma chance de ganhar o prêmio de invectiva.

    Embora as Framboesas de Ouro também sejam conhecidas como o "anti-Oscar", até agora três artistas conseguiram ganhar um prêmio negativo e levar para casa uma das cobiçadas estatuetas de ouro no mesmo ano (e, portanto, no mesmo fim de semana!) - cada um deles por filmes diferentes, é claro. Apresentamos a você os três ganhadores, incluindo uma atriz absolutamente estelar...

    1. Brian Helgeland

    Warner Bros./Disney

    Brian Helgeland foi responsável, como roteirista e diretor, por sucessos como O Troco (1999) e Coração de Cavaleiro (2001), e também contribuiu com o roteiro de filmes altamente aclamados, como Sobre Meninos e Lobos (2003), de Clint Eastwood. No entanto, sua realização mais célebre é provavelmente o roteiro do thriller neo-noir Los Angeles - Cidade Proibida (1997). Consequentemente, ele recebeu um Oscar por esse filme, juntamente com o diretor e co-autor Curtis Hanson - apenas um dia depois de receber um Framboesa de Ouro pelo fracasso de Kevin Costner, O Mensageiro...

    Embora não tenha aceitado o Razzie pessoalmente, ao contrário do Oscar, ele certamente demonstrou um senso de autoironia com seu "discurso de aceitação": "[...] É melhor ser ridicularizado do que ignorado. A indiferença é o inimigo, e com esse Razzie, a indiferença foi derrotada. [...] Infelizmente, a culpa recai sobre meus ombros, e eu aceito este prêmio com humildade, remorso e, acima de tudo, com o senso de humor com o qual ele é concedido" (via Wikiquote). Um dia depois, sua primeira e até agora única vitória no Oscar provou de uma vez por todas que Hollywood é tudo menos indiferente ao seu trabalho.

    2. Sandra Bullock

    Disney/Universal Pictures/Warner Bros.

    Até 2010, Sandra Bullock não tinha nem um Oscar nem uma Framboesa de Ouro no bolso, mas os dois vieram de uma só vez: depois de duas indicações (por O Demolidor e Velocidade Máxima 2, ela recebeu o Razzie de Pior Atriz em um Papel Principal na comédia Maluca Paixão, que foi um fracasso geral, e um dia depois ela se tornou vencedora do Oscar graças ao seu papel principal no filme biográfico Um Sonho Possível. No período que antecedeu a cerimônia, Bullock anunciou que receberia o Framboesa de Ouro pessoalmente, assim como sua colega Halle Berry (Mulher-Gato).

    No local, a estrela agradeceu com uma piscadela, dizendo: "Eu não sabia que em Hollywood bastava dizer que viria e receberia o prêmio. Se eu soubesse disso, teria dito há muito tempo que iria participar do Oscar". Felizmente, as duas coisas deram certo no final!

    3. Alan Menken

    Disney

    Mesmo que Alan Menken não seja familiar, é quase certo que você já o ouviu antes - ou uma de suas composições. Menken escreveu a música para filmes de sucessos da Disney, como A Pequena Sereia e A Bela e a Fera, e também é responsável pelo musical A Pequena Loja dos Horrores (do qual surgiu o sucesso cinematográfico de mesmo nome em 1986). O ator de 74 anos foi homenageado oito (!) vezes com um Oscar e é uma das poucas pessoas a ter Emmys, Grammys e Tony Awards em sua casa.

    Portanto, sua raiva provavelmente foi limitada quando ele recebeu um Framboesa de Ouro junto com Jack Feldman em 1992 pela Pior Canção Original no musical Extra! Extra! (com Christian Bale!) - especialmente porque ele pôde desfrutar de dois Oscars no mesmo fim de semana, ambos pelo sucesso da Disney Aladdin. Menken demonstrou seu apreço pela honra duvidosa enviando uma mensagem em vídeo para a Golden Raspberry Award Foundation.

    É improvável que a lista de vencedores paralelos do Oscar e do Razzie seja ampliada este ano. Aliás, já houve casos no passado em que atores foram indicados para os dois prêmios pelo mesmo desempenho - mais recentemente Glenn Close pelo drama da Netflix Era um Vez um Sonho.

    Um Sonho Possível
    Um Sonho Possível
    Data de lançamento 19 de março de 2010 | 2h 09min
    Criador(es): John Lee Hancock
    Com Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top