Minha conta
    Pobres Criaturas: Quem é Yorgos Lanthimos, um dos diretores favoritos para o Oscar 2024?
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Pobres Criaturas chegou aos cinemas brasileiros e já vem roubando a atenção por sua peculiar e excêntrica releitura da obra de Alasdair Gray.

    Quem esperava que o duelo de Barbenheimer fosse parar na maior premiação do cinema, estava muito enganado. Para a surpresa de muitos, Pobres Criaturas, estrelado pelo super trio Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo, roubou a cena ao ser um dos destaques ao lado da produção de Christopher Nolan, com exatas 11 indicações ao Oscar 2024.

    Já cotado para ser o melhor filme do ano, Pobres Criaturas é um dos favoritos e tem grandes chances de mudar o curso da noite, já que foi indicado para as categorias mais importantes do evento: melhor filme e direção.

    Quem é Yorgos Lanthimos, a mente criativa por trás de Pobres Criaturas?

    Searchlight Pictures

    Yorgos Lanthimos não é um nome desconhecido entre os fervorosos cinéfilos, mas caso a pronúncia soe estranha, o diretor é um dos grandes nomes por trás do movimento Novíssimo Cinema Grego, também conhecido como Estranha Onda Grega, que se iniciou no ano de 2009, após a diminuição do apoio estatal ao mercado audiovisual do país, que foi atingido pela crise da bolsa de valores americanas no ano de 2008.

    O diretor, que está ativo desde o início da década de 1990 na área musical, dirigindo videoclipes de artistas locais, teve seu primeiro destaque no mercado audiovisual com seu filme Dente Canino, lançado em 2009 e premiado nos festivais Hellenic Film Academy e Stockholm International Film Festival, sendo destaque para o maior prêmio da noite.

    A peculiaridade e a excentricidade são sinônimos que permearam os seguintes trabalhos do diretor, uma característica direta do Novíssimo Cinema Grego, onde os filmes abordam referências às grandes tragédias gregas, assim como a clara denúncia ao apagamento cultural e a incrementação do discurso sobre os distintos grupos sociais que compõem a sociedade grega e todo seu contexto sócio-histórico.

    A carreira de milhões: Em pouco tempo, Lanthimos se destacou nas principais premiações do cinema

    A24

    Mas foi no ano de 2017 que o diretor se destacou de forma internacional com sua indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original com seu primeiro longa-metragem falado em inglês, O Lagosta, um filme que aborda com uma ironia melancólica sobre relacionamentos em uma realidade distópica, onde existe uma lei que proíbe que as pessoas fiquem solteiras.

    Os seguintes passos do diretor foram apenas de marcantes histórias. Ainda no ano de premiações, Lanthimos lançou o suspense arrepiante e de humor macabro O Sacrifício do Cervo Sagrado, estrelado por Colin Farrell, Nicole Kidman e Barry Keoghan, um thriller psicológico que dialoga de forma macabra sobre a moralidade e claro reverenciando a tragédia na dramatização de seu roteiro e direção.

    Para Emma Stone, Bella Baxter de Pobres Criaturas, é sua personagem favorita de todos os tempos - e aqui está o motivo

    E em 2018, iniciou sua parceria com Emma Stone em A Favorita, filme que retrata a história da Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) que exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman), até ter seu posto ameaçado pela chegada de Abigail (Stone).

    Com o filme, Lanthimos atualiza em seu currículo a sua participação no Oscar, agora retornando com 10 indicações e entre elas Melhor Direção. Foi nessa mesma noite que Olivia Colman (The Crown, Meu Pai), recebeu seu primeiro Oscar com o papel de Rainha Anne, mesmo não sendo a favorita da noite, mas na época era a queridinha da TV britânica.

    Apesar de uma vez acreditar que trabalhar com blockbusters seria um pesadelo, Yorgos Lanthimos prova que é possível amadurecer em Hollywood e ainda assim manter sua peculiaridade e assinatura em seus trabalhos.

    Pobres Criaturas
    Pobres Criaturas
    Data de lançamento 1 de fevereiro de 2024 | 2h 21min
    Criador(es): Yorgos Lanthimos
    Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top