Minha conta
    Highlander, a série dos anos 90 que expandiu o universo do filme e que vale a pena rever antes do remake com Henry Cavill
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A adaptação para a TV do clássico dos anos 80, estrelada por Christopher Lambert, foi ao ar entre 1992 e 1998 e foi um sucesso internacional.

    A transposição de sucessos do cinema para a televisão não é novidade. Entre 1992 e 1998, Highlander foi produzida diretamente para TV nos Estados Unidos, uma série que adaptou para a telinha a saga de filmes que começou com Highlander, o Guerreiro Imortal em 1986. Caso alguns de vocês não conheçam o filme, ele contava a história de Connor McLeod, um rapaz comum que descobre pertencer a uma raça de seres imortais que vivem escondidos entre a população e lutam entre si até que reste apenas um.

    O slogan do filme, "There can be only one left" (Só pode restar um), é o que ficou vivo na memória popular do filme; isso e o fato de que as lutas eram sempre com espadas, que Sean Connery estava em um papel bem diferente como mestre de Connor e que a única maneira de matar um imortal era decapitá-lo e absorver seus poderes.

    O longa lançou Christopher Lambert ao estrelato e foi seguido por três continuações cinematográficas, uma versão animada e uma série de TV cujo personagem principal, Duncan, foi o foco das duas últimas edições da saga.

    Universal Pictures/20th Century Studios

    Qual a história da série Highlander?

    Duncan McLeod (Adrian Paul), assim como Connor, era um Highlander da Escócia que era imortal e tinha que enfrentar outros seres que queriam matá-lo. A série buscava alguma continuidade com os filmes, começando também na era contemporânea do programa, com Duncan e sua namorada levando uma vida normal.

    Ele quer deixar esse jogo para trás, a perseguição contínua entre todos os Imortais para que se eliminem um a um, mas Slan Quince e o próprio Connor o arrastam de volta para a briga.

    Highlander acompanha, portanto, como Duncan luta contra todos os Imortais que tentam matá-lo e como sua condição afeta seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Alguns capítulos também se concentraram em momentos de sua vida passada, permitindo que a série saltasse entre os séculos XVII e XX, as aventuras e as lutas nos ambientes industriais de sua época.

    Tudo girava em torno de ação e aventura, expandindo o mundo dos filmes (dos quais havia apenas dois quando a série foi lançada) e acrescentando ao redor de Duncan não apenas sua namorada, mas também um ladrão que invade sua loja uma noite e descobre Duncan lutando contra Slan e o narrador dos créditos, um observador que o ajuda, embora aqueles de seu grupo não devessem estar envolvidos no conflito dos imortais.

    Embora Highlander tivesse outro protagonista, a ideia original era contar a história das aventuras de Connor McLeod. Entretanto, Christopher Lambert não estava interessado em fazer televisão. Por esse motivo, o piloto da série, que originalmente deveria ser a terceira parte da saga, acabou se transformando em um episódio completo.

    Um sucesso internacional

    Rysher Entertainment/Gaumont International Television/Atlantique Productions/Reteitalia/RTL Plus/Amuse Video

    Highlander é o caso de uma coprodução internacional desenvolvida diretamente para a distribuição nos EUA, como Nikita - Criada para Matar ou Xena: A Princesa Guerreira, que acabou se tornando um grande sucesso. Foi inicialmente desenvolvida pela produtora francesa Gaumont, em aliança com uma produtora canadense, para aproveitar a atração dos filmes, mas a ideia era ter Lambert no papel principal.

    Quando essa opção foi descartada, Adrian Paul foi escolhido, um ator britânico praticamente desconhecido para quem Highlander era até então seu maior projeto. De fato, a série permitiu que ele participasse dos dois últimos filmes da saga, o último em 2007.

    Seu estilo, bem anos 90, é uma das coisas mais reconhecíveis da produção, com casacos longos e sem forma, um rabo de cavalo e sua katana. Highlander era um filme de aventura despretensioso, com um aspecto visual em que era óbvio que não havia grandes orçamentos, mas eles queriam contar uma mitologia muito vasta, como a dos Imortais e suas lutas.

    A série também foi planejada para lembrar os filmes, seja pelo nome de seu personagem principal, seja pela aparição no piloto do próprio Duncan, seja pelo uso de Princes of the Universe, uma música que a banda Queen compôs especialmente para o filme, nos créditos.

    Curiosamente, esse universo também se recusa a morrer. Como dissemos, houve também uma série de desenho animado, Highlander: Search for vengeance, um spin-off intitulado Highlander: The Raven centrado em Amanda (Elizabeth Gracen) e também houve livros e histórias em quadrinhos sobre as aventuras dos McLeods. É um mundo bastante amplo para o remake do filme que está sendo preparado há anos e que finalmente acontecerá com Henry Cavill no papel principal.

    Atualmente, a série não está disponível em nenhum streaming, mas com o ressurgimento desse universo esperamos que ela volte a ficar em evidência e solidifique o seu status cult.

    Highlander, o Guerreiro Imortal
    Highlander, o Guerreiro Imortal
    Data de lançamento 1986 | 1h 51min
    Criador(es): Russell Mulcahy
    Com Christopher Lambert, Sean Connery, Roxanne Hart
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top