Minha conta
    Esta saga foi comparada a Jogos Vorazes e acabou fracassando: Poderia ter sido um sucesso, mas sempre esquecemos que ela existe
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Oito anos depois de Jogos Vorazes: A Esperança, a famosa saga distópica estrelada por Jennifer Lawrence retorna com uma prequel.

    Já se passaram oito anos desde que a famosa saga distópica estrelada por Jennifer Lawrence chegou ao fim com seu quarto filme, Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, mas o universo criado por Suzanne Collins para sua famosa saga de romances está prestes a retornar aos cinemas com a prequela Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

    O filme de 2023 conta com um novo elenco, encabeçado, entre outros, por Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage, Hunter Schafer e Josh Andrés Rivera e com as ausências notáveis, mas 100% justificadas, do trio principal da tetralogia, Jennifer Lawrence (Katniss), Josh Hutcherson (Peeta) e Liam Hemsworth (Gale).

    Composto por quatro filmes lançados entre 2012 e 2015 - um filme por ano -, Jogos Vorazes é uma das sagas cinematográficas mais bem-sucedidas da história e arrecadou mais de 2,97 bilhões de dólares em todo o mundo. O sucesso foi tão grande que não é de se surpreender que rapidamente surgiram produções com o objetivo de replicar o fenômeno, tomando como base romances distópicos Young Adult e levando-os para a tela.

    Distopias adolescentes no cinema

    Um exemplo é Maze Runner, que teve três filmes, embora o mais famoso seja, sem dúvida, a saga Divergente, que no início de todo esse boom se tornou bastante notória, mas agora sempre esquecemos que ela existe.

    Concorde Filmverleih GmbH

    Baseada na série de romances Divergente, de Veronica Roth, também ambientada em um mundo distópico em que a sociedade é dividida em cinco facções, a saga cinematográfica estrelada por Shailene Woodley e Theo James começou com um primeiro filme que se mostrou um sucesso, mas acabou sendo completamente desvalorizado.

    As comparações com Jogos Vorazes foram feitas desde o primeiro dia e, de fato, a produtora aumentou seu orçamento após o sucesso da saga baseada nos romances de Suzanne Collins.

    No primeiro filme da saga, Divergente, viajamos para uma Chicago distópica dividida em facções: Abnegação, Erudição, Audácia, Franqueza e Amizade. Quando completam 16 anos, os jovens da cidade fazem testes que lhes permitem entrar em uma facção ou outra, mas a protagonista da história, Beatrice (Woodley), não é como as outras: como divergente, ela pode pertencer a mais de uma facção, mas ninguém pode saber, então ela escolhe Audácia.

    Uma vez lá dentro e depois de conhecer seus novos amigos, incluindo Quatro (James), ela logo descobre que a acadêmica Jeanine Matthews (Kate Winslet) planeja eliminar todos os divergentes da cidade.

    SND

    Lançado em 2014, dois anos após Jogos Vorazes, Divergente arrecadou 288 milhões de dólares em todo o mundo. Um sucesso comercial de acordo com seu orçamento de 85 milhões, mas muito distante dos 694 milhões do filme de Jennifer Lawrence.

    Assim, a primeira sequência, A Série Divergente: Insurgente, chegaria em 2015 e o terceiro filme, A Série Divergente: Convergente, em 2016. No entanto, enquanto o segundo filme arrecadou até um pouco mais do que o primeiro, o terceiro fracassou consideravelmente e causou prejuízos ao estúdio.

    As consequências do desempenho ruim de Convergente não demorou a chegar: A quarta parte da saga deu um passo atrás e foi cancelada como projeto de filme. Tanto Shailene Woodley quanto Theo James admitiram prontamente sua falta de interesse em fazer parte do elenco do filme e, embora o canal pago Starz tenha até anunciado que desenvolveria uma série de televisão, o projeto foi finalmente deixado no limbo e, portanto, a saga terminou em um suspense.

    A Série Divergente: Convergente
    A Série Divergente: Convergente
    Criador(es): Robert Schwentke
    Com Shailene Woodley, Theo James, Jeff Daniels
    Data de lançamento 10 de março de 2016
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top