Minha conta
    Dica de streaming: Este é o início de uma das franquias de suspense e terror mais bem sucedidas do cinema
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    É o primeiro longa-metragem que não foi dirigido por James DeMonaco, o criador da franquia.

    Uma Noite de Crime (The Purge, no original) é definitivamente uma das grandes histórias de sucesso do bem-sucedido produtor de terror Jason Blum (Halloween, Atividade Paranormal, O Exorcista - O Devoto). No enredo, o governo norte-americano estabelece que, uma vez por ano, todo e qualquer crime está permitido durante o período de 12 horas, sem nenhum tipo de punição a quem cometê-lo.

    Com um orçamento de ridículos três milhões de dólares, o primeiro filme, de 2013, arrecadou quase 90 milhões de dólares. Não é de se admirar que outros quatro filmes se seguiram, além de uma série de TV com duas temporadas disponíveis pelo Amazon Prime Video.

    O início da Noite do Expurgo

    Lançado em 2018, o quarto filme da série, A Primeira Noite de Crime, é uma prequela que conta a história dos filmes anteriores, e pode ser assistido mesmo que você não tenha visto as três primeiras partes.

    Com base nas descobertas sociológicas da psicóloga Dra. Updale (Marisa Tomei), os Novos Pais Fundadores da América, um partido político totalitário, tem como objetivo reduzir a taxa de criminalidade nos EUA para menos de um por cento.

    A ideia: uma vez por ano, todos os crimes devem ser permitidos por doze horas – para que os roubos, assassinatos, entre outros delitos, se concentrem em apenas um dia, enquanto o resto do ano pode ser ainda mais pacífico.

    Universal Pictures

    A primeira tentativa de realizar a tal noite de crime deveria inicialmente ser limitada ao distrito de Staten Island, em Nova York. São oferecidos 5 mil dólares a todos que participarem do experimento, mas quando os setores mais pobres da população, em particular, se recusam a atacar uns aos outros, o governo finalmente intervém e inicia uma caçada mortal que logo leva a tumultos em todo o país.

    Violência característica, mas trama superficial

    O quarto filme da série examina a criação da chamada Noite do Expurgo, dessa vez não sob a direção do criador da franquia e diretor dos três primeiros filmes, James DeMonaco, mas do jovem diretor Gerard McMurray (The Twilight Zone). E ele fez um bom trabalho de direção.

    Em relação à trama, no entanto, o filme peca na superficialidade. A crítica do AdoroCinema aponta, entre outras coisas, que “o quarto capítulo, em teoria, se propõe a explicar como o evento anual de ‘12 horas sem lei’ começou a ser realizado, mas não atinge o objetivo de elucidar o que, de fato, levou as pessoas a concordarem com esta prática descontrolada”.

    “A Primeira Noite de Crime tem uma mensagem confusa em torno de como o Expurgo consegue seu sucesso; o filme se resume a inúmeras sequências em slow-motion e à violência como foco principal, sendo que essas características já fazem parte de toda a franquia”, continua.

    No final, foi dada a nota 2 de 5 estrelas possíveis. Isso coloca o filme no mesmo nível da parte 2 (que também recebeu 2 estrelas na crítica) e atrás da parte 1 (com 3,5 estrelas). Os filmes da franquia estão disponíveis nos catálogos do Amazon Prime Video, Star+ e Paramount+.

    Uma Noite de Crime
    Uma Noite de Crime
    Data de lançamento 1 de novembro de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder
    Imprensa
    2,1
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top