Minha conta
    47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Vencedor da Palma de Ouro abre a programação; confira os destaques do evento
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Destaque do Festival de Cannes, Anatomia de uma Queda será exibido na abertura.

    Logo após o encerramento do Festival do Rio 2023, o calendário daqueles que 'adoram cinema' ganha um novo destino: a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para anunciar os detalhes da edição, jornalistas, patrocinadores, produtores e demais profissionais da área se encontraram na manhã deste sábado (7), no Espaço Itáu de Cinema, localizado na capital de SP.

    O AdoroCinema esteve presente na coletiva de imprensa em que a organização confirmou a exibição de 360 filmes neste ano, de 96 países, um número superior ao dos últimos anos. O longa que dará início à Mostra, inclusive, também foi anunciado: trata-se de Anatomia de uma Queda, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes.

    Foto: Diego Souza Carlos

    Dirigido por Justine Triet, a narrativa tem início após um homem ser encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual.

    A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito - entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.

    Anatomia de uma Queda
    Anatomia de uma Queda
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2024 | 2h 31min
    Criador(es): Justine Triet
    Com Sandra Hüller, Milo Machado-Graner, Swann Arlaud
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5

    Filmes confirmados na 47ª Mostra de SP

    Netflix

    Entre os títulos confirmados para a 47ª edição estão Maestro, de Bradley Cooper, A Teoria Universal, de Timm Kröger, Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan, Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, A Besta, de Bertrand Bonello, Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali, Woman Of, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert.

    Também serão realizadas sessões de O Livro das Soluções, de Michel Gondry, Juventude (Primavera), de Wang Bing, Na Água, de Hong Sang-soo, Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi, La Chimera, de Alice Rohrwacher, Anselm - 3D, de Wim Wenders, Fechar os Olhos, de Victor Erice, e O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou.

    Ainda serão exibidos projetos premiados no Festival de Veneza, Festival de Cannes Festival de Berlim, Festival de San Sebástian, Festival de Locarno, Festival de Sundance, Festival de Rotterdam e Festival de Cinema de Animação de Annecy.

    Já dentro da Mostra Brasil, serão realizadas sessões de Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, Nada Será Como Antes - A música do Clube da Esquina, de Ana Rieper, O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini, Pedágio, de Carolina Markowicz, Tia Virgínia, de Fabio Meira, entre outros.

    "Um melodrama comovente sobre como nos apressamos em julgar": Esta obra-prima brilhou em Cannes e, agora, chega ao Festival do Rio 2023

    Entre as novidades, a programação ainda contará com a construção de uma sala temporária na Cinemateca Brasileira, o Espaço Petrobras. O local vai abrigar, além de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, que será precedido por uma roda de samba com Everson Pessoa, que fez a trilha do filme, e convidados. Meu Sangue Ferve por Você, de Paulo Machline, encerra a noite com canja de Sidney Magal.

    No dia 19, o Espaço Petrobras vai exibir De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges, seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. Já em 26 de outubro é a vez da sessão de Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na sequência.

    Festival de Toronto 2023: Quem é Carolina Markowicz, a homenageada brasileira que fez história no evento?

    Dentro da programação, o público ainda poderá conferir palestras, workshops, lançamentos de livros e encontros sobre a sétima arte. Todas as sessões e atividades poderão ser encontradas no aplicativo Mostra.

    Com júri composto por Lenny Abrahamson, Emir Kusturica, Bárbara Paz, Enrica Fico Antonioni, Mariette Rissenback e Welket Bunguê, a programação será distribuída entre 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Além disso, as plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play vão dar acesso gratuito a títulos selecionados pela curadoria do evento.

    A 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre 19 de outubro e 1º de novembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top