Minha conta
    Festival de Toronto 2023: Quem é Carolina Markowicz, a homenageada brasileira que fez história no evento?
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Diretora de Pedágio, cineasta foi a primeira brasileira a ganhar importante prêmio internacional.

    Divulgação

    É uma alegria muito grande ver o Brasil ganhando cada vez mais espaço no mundo, principalmente no campo das artes. Presente entre os principais lançamentos cinematográficos do ano, Carolina Markowicz é a diretora responsável por Pedágio, longa que presente na lista de finalistas para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

    Descrito como “um drama permeado por humor ácido”, o filme acompanha Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe a oportunidade de usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima 'cura gay' ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

    “Medo de não conseguir”: Kleber Mendonça Filho é personagem e diretor em Retratos Fantasmas, filme que pode levar o Brasil ao Oscar (Entrevista exclusiva)

    Com curtas-metragens como Edifício Tatuapé Mahal, Long Distance Relationship e O Órfão, a paulistana teve seus projetos exibidos em cerca de 300 festivais, como Cannes, Locarno, SXSW e AFI, os quais conquistaram mais de 80 prêmios.

    No ano passado, ela lançou Carvão, seu primeiro longa-metragem. A narrativa conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção. Já com seu segundo projeto deste porte, Pedágio, a realizadora recebeu o Tribute Awards, durante o Festival de Toronto, no último domingo (10).

    Sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent, Carolina foi homenageada ao lado de nomes como Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media), Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), Patricia Arquette (Groundbreaker Award) e Vicky Krieps (Performer Award).

    No Festival de Gramado, Matheus Nachtergaele explica por que topou continuação de O Auto da Compadecida (Entrevista exclusiva)

    “Se você nunca assistiu a um filme escrito e dirigido por Carolina Markowicz, esteja preparado. Eles são diferentes de tudo que você já viu”, disse Cameron Bailey, CEO do Festival de Toronto, ao apresentar a diretora na cerimônia de premiação. “‘Destemida’ é uma palavra que é muito usada hoje em dia. Mas Carolina é o verdadeiro negócio. Ela é destemida em seu compromisso de contar histórias queer, foi a primeira cineasta brasileira a ganhar a Palma Queer em Cannes.”

    Ele continua: “Carolina também tem carinho pelo forasteiro. Seus protagonistas são pessoas que não se enquadram nos papéis que lhes foram atribuídos. Ela entende como a pressão para se adaptar pode levar as pessoas a fazerem coisas horríveis”, destacou o executivo. “Mas graças ao seu humor, inteligência e olhar artístico, nunca pensamos em desviar o olhar.”

    “Esse festival é o que mais me apoia como cineasta, o que mais apoia a minha voz e as minhas histórias. É uma grande honra que o Festival de Toronto me encoraje em filmes provocativos e ousados. É incrível estar entre alguns dos artistas que me inspiraram e me fizeram querer fazer cinema, como Spike Lee e Almodóvar. Não tenho palavras para expressar a quão feliz e honrada estou esta noite”, discursou Carolina ao receber o troféu.

    Pedágio
    Pedágio
    Data de lançamento 30 de novembro de 2023 | 1h 42min
    Criador(es): Carolina Markowicz
    Com Maeve Jinkings, Thomas Aquino, Kauan Alvarenga
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    4,5

    Com Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Thomás Aquino, Aline Marta Maia e Isac Graça no elenco, Pedágio chega em breve aos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top