Minha conta
    Festival de Cannes 2023: Justine Triet é a 3ª mulher vencedora da Palma de Ouro e Brasil leva dois prêmios; veja a lista completa
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Anatomy of a Fall, da Justine Triet, levou a cobiçada Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023.

    O Festival de Cinema de Cannes 2023 terminou oficialmente neste sábado (27), com o anúncio dos vencedores da premiação. O francês Anatomy of a Fall, de Justine Triet, venceu a Palma de Ouro, o prêmio mais cobiçado do festival. Enquanto isso, o Brasil também marcou presença em Cannes, com dois prêmios importantes nesta 76ª edição.

    No juri presidido pelo diretor Ruben Östlund, responsável por Triângulo da Tristeza, Anatomy of a Fall, da Justine Triet venceu a cobiçada Palma de Ouro. Com isso, ela se tornou a terceira mulher a receber o prêmio, após Jane Campion e Julia Ducournau.

    Outros destaques ficaram para The Zone of Interest, de Jonathan Glazer, vencedor do Grand Prix, e Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki, que levou o prêmio do júri.

    O Brasil esteve representado por quatro produções no Festival de Cannes 2023. Levante, de Lillah Halla, foi premiado com o melhor filme de estreia nas mostras paralelas. O filme foi exibido na Semana da Crítica – festival paralelo selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema. E ele não foi o único que saiu vitorioso, A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, levou o prêmio de melhor equipe (Prix d'Ensemble) da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes.

    Fora eles, o Brasil ainda esteve representado por Firebrand, novo filme de Karim Aïnouz estrelado por Jude Law e Alicia Vikander, que esteve na disputa da Palma de Ouro ao lado do vencedor Anatomy of a Fall. E também Retratos Fantasmas, nova produção comandada por Kleber Mendonça Filho, que foi exibida fora de competição.

    Confira a lista completa de vencedores Festival de Cannes 2023:

    Palma de Ouro: Anatomy of a Fall, de Justine Triet

    Grand Prix: The Zone of Interest, de Jonathan Glazer

    Prêmio do júri: Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki

    Melhor diretor: Tran Anh Hùng, de The Pot au Feu

    Melhor ator: Koji Yakusho, de Perfect Days

    Melhor atriz: Merve Dizdar, de About Dry Glasses

    Melhor roteiro: Sakamoto Yuji, de Monster

    Palma de Ouro (Curta-metragem): 27, de Flóra Anna Buda

    Menção Especial (Curta-metragem): Fár, de Gunnur Martinsdóttir Schlüter

    Câmera de Ouro: Inside the Yellow Cocoon Shell, de Thien An Pham

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top