Minha conta
    Do fracasso ao sucesso, diretor revela como Elementos mudou a Pixar de maneira irreversível
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Fadado ao "flop", Elementos foi uma das maiores surpresas de 2023.

    Não é tão comum ver uma trajetória tão interessante quanto a exibição de Elementos nos cinemas. Um fracasso declarado através da mídia, o filme teve a pior estreia de um filme da Pixar nos Estados Unidos, com arrecadação de US$ 29,5 milhões durante o final de semana de lançamento. Curiosamente, o boca a boca fez um processo incrível e hoje trata-se de uma das maiores bilheterias de 2023.

    Hoje, com aproximadamente 500 milhões de dólares, o longa ostenta o nono lugar na lista de filmes mais rentáveis do ano, deixando Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania para trás. Além disso, o projeto dirigido por Peter Sohn (O Bom Dinossauro) se tornou a maior estreia do catálogo do Disney+ em relação aos últimos 10 meses - foram 60 milhões de visualizações no primeiro final de semana, número superior aos de A Pequena Sereia e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

    Momento Pixar: Será que você conseguiu ver o carro do Pizza Planet em Elementos?

    Apesar do sucesso inesperado, a animação foi responsável por um ajuste de estratégias e expectativas do estúdio, já que o padrão da Pixar é arrecadar grandes quantias. Coco - A Vida é Uma Festa, por exemplo, obteve cerca de 1 bilhão de dólares em 2017, com ajuste de inflação, assim como Divertidamente, que conquistou valor semelhante dois anos antes.

    “Espero que possamos continuar a ter orçamentos que permitam aos nossos artistas fazer o melhor trabalho de suas vidas”, disse Pete Docter, diretor de criação da Pixar, em entrevista ao The New York Times. O cineasta ponderou, no entanto, que o lançamento de Elio, previsto para março, deve funcionar como um teste para os futuros projetos da empresa.

    O personagem de Elementos que já tinha aparecido em outro filme da Pixar sem ninguém perceber

    O produtor também parece estar tentado a voltar às origens, mesmo que esteja satisfeito com a animação. Para ele, Elementos foi um projeto responsável por mudar tudo na Pixar e, provavelmente, o estúdio nunca mais será o mesmo após a estreia da animação.

    “Sempre achei que Elementos falaria com muitas pessoas, e estou muito feliz por isso”, disse Docter, que tem créditos em longas como Up - Altas Aventuras e Monstros S.A. “Mas também demos uma nova olhada nos projetos em que estamos trabalhando agora. Quais são os tipos de filmes que queremos fazer? Eu realmente acho que quero reforçar o que nos permitiu falar ao público para começar.”

    Qual é a história de Elementos?

    Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza - ar, terra, fogo e ar - vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca, uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções - na verdade, é até um pouco difícil controlá-las; Turrão é um garoto muito inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, e está sempre perto de Faísca; e Névoa, que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda e é fã dos Windbreakers, um time de Airball.

    Elementos
    Elementos
    Data de lançamento 22 de junho de 2023 | 1h 42min
    Criador(es): Peter Sohn
    Com Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie Del Carmen
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    Elementos está disponível no catálogo do Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top