Minha conta
    Barbie: Quem é o presidente da Mattel na vida real? Empresa tem muito mais em comum com o filme do que você imagina
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Barbie está em exibição nos cinemas brasileiros, filme de Greta Gerwig com Margot Robbie no papel da famosa boneca criada pela Mattel.

    Barbie está em exibição nos cinemas brasileiros, com Margot Robbie assumindo o papel da icônica boneca da Mattel na adaptação. O mais curioso é que a própria empresa responsável pela criação da personagem lá em 1959 está presente no filme comandado por Greta Gerwig – e tem muito mais em comum com a realidade do que você imagina.

    Barbie
    Barbie
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 1h 55min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    De acordo com a descrição em seu site oficial, a Mattel "é uma empresa líder global em brinquedos e proprietária de um dos portfólios mais fortes de franquias de entretenimento infantil e familiar do mundo", o que inclui obviamente a Barbie – boneca criada em 1959.

    Barbie é o primeiro filme lançado pela Mattel Films, uma co-produção com a Warner Bros. Pictures, mas nem por isso deixa de criticar e satirizar a empresa, mostrando como ela é uma corporação que visa, acima de tudo, o lucro – sendo autoconsciente com sua própria existência como um produto mercadológico. Isso também está no contraste visual entre as cores vibrantes da Barbielândia e o escritório da Mattel, composto por homens brancos.

    Na verdade, esse retrato na adaptação para os cinemas não é diferente da vida real, considerando que a liderança executiva da Mattel é composta majoritariamente por homens brancos, e algumas poucas mulheres. Desta forma, sem nenhuma diversidade nos principais cargos de comando da poderosa empresa. Ynon Kreiz é atualmente o presidente e diretor executivo, enquanto Robbie Brenner é a produtora executiva da Mattel Films.

    Presidente da Mattel é satirizado em Barbie com personagem interpretado por Will Ferrell

    Warner Bros. Pictures

    Uma das principais críticas e sátiras à Mattel acontece pelo personagem de Will Ferrell, que interpreta um CEO da empresa em Barbie e representa toda essa ambição corporativa. Em entrevista à Variety, Ynon Kreiz comentou sobre ser interpretado pelo ator. "Sou um grande fã de Will, desde os dias de Zoolander. Existem tantos elementos de humor e autodepreciação no filme. E nós abraçamos isso. Levamos nossas marcas muito a sério. Levamos muito a sério o que fazemos. Mas não nos levamos muito a sério".

    Em entrevista ao Wall Street Journal, Will Ferrell comentou sobre o personagem. "É uma homenagem amorosa à marca e, ao mesmo tempo, não poderia ser mais satírico. Apenas um comentário incrível sobre o patriarcado masculino e as mulheres na sociedade e por que a Barbie é criticada e por que toda garotinha ainda quer brincar com a Barbie".

    Margot Robbie sabia que só havia uma maneira de fazer Barbie: "Se a Mattel não tivesse feito essa mudança, eu não teria tentado"

    A própria Margot Robbie confessou que ficou chocada ao ler o roteiro de Barbie pela ousadia, pensando que eles nunca deixariam um filme como esse sair do papel. Greta Gerwig revelou em entrevista à revista TIME que Richard Dickson, presidente e diretor de operações da Mattel, voou para o set do filme para discutir com ela e Robbie sobre algumas questões e, especialmente, o tom que elas iriam usar em uma sequência.

    Se tratando de uma co-produção da Mattel Films, é evidente que a empresa permitiu todas essas sátiras e críticas, já que o importante para a corporação no final das contas é o dinheiro que eles vão conseguir com o filme e com a venda de ainda mais brinquedos. Principalmente que o sucesso de Barbie será fundamental para a continuidade dos planos da Mattel em estabelecer todo um universo cinematográfico com seus brinquedos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top