Minha conta
    O nome de Voldemort entregou um dos maiores segredos de Harry Potter – mas não é o que você está pensando
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Mais do que um acrônimo de Tom Marvolo Riddle, a palavra "Voldemort" tem uma origem francesa que antecipa o destino do vilão.

    O que seria de Harry Potter sem Voldemort? Pode parecer estranho, mas, se o Lorde das Trevas não tivesse retornado para dominar o mundo mágico, as únicas aventuras que veríamos seriam as noites em claro do filho de Lily e James enquanto estuda para as provas de Hogwarts.

    Desde o primeiro filme, A Pedra Filosofal (2001), até As Relíquias da Morte (partes 1 e 2), foi a ameaça iminente de Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes, que levou o bruxinho vivido por Daniel Radcliffe a se meter nas piores encrencas. O que você talvez não imagine é que o nome do vilão deu uma pista sobre seu destino muito antes de o mesmo ser revelado!

    Todo mundo sabe que, ao nascer, ele se chamava Tom Servolo Riddle (na versão original, Tom Marvolo Riddle). Foi só quando se tornou uma força do mal que adotou o famoso pseudônimo, que, na verdade, é um acrônimo. Misturadas, as letras de Tom Marvolo Riddle formam a frase "I am Lord Voldemort" ("Eu sou Lorde Voldemort"). Para seus oponentes, "Você-Sabe-Quem" ou "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado".

    No entanto, há outro segredo oculto na palavra "Voldemort", que, como informa o site oficial do Wizarding World, foi criada pela própria J.K. Rowling, e que tem origem e sonoridade francesa. Se desmembrarmos "Voldemort" em três partes, temos "vol - de - mort". Em francês, isso pode significar tanto "voo da morte" quanto "roubo da morte".

    Warner Bros. Pictures
    Ralph Fiennes como Lord Voldemort em cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

    Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), depois em As Relíquias da Morte, descobrimos que o objetivo de Voldemort ao dividir sua alma em sete partes (as Horcruxes) era justamente se tornar imortal. Assim, não seria errado dizer que seu plano foi "roubar sua própria morte".

    Mais literalmente ainda, Voldemort "assaltou" a morte quando se apossou da Varinha das Varinhas, que originalmente pertencia a ela. Basta se lembrar de "O Conto dos Três Irmãos", que Xenofílio Lovegood (Rhys Ifans) compartilha com Harry, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) em As Relíquias da Morte - Parte 1 (2010).

    Embora Rowling nunca tenha detalhado a etimologia do nome de Voldemort, tudo nos leva a crer que podemos decifrá-la pronunciando-o na língua de Molière. E uma última curiosidade: em inglês, o sobrenome "Riddle" significa "enigma".

    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
    Data de lançamento 15 de julho de 2011 | 2h 10min
    Criador(es): David Yates
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top