Minha conta
    Quando o cachorro acaba no freezer: Esse terror prova porque 90 minutos é a melhor duração de um filme
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um distúrbio do sono tem consequências desastrosas no filme de terror Sleep, que conta uma história engraçada e assustadora sobre um casamento em um espaço muito curto de tempo.

    Ontem mesmo comemorei os 206 minutos de Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese, e não compartilho da opinião de alguns colegas de que o épico do crime tem um minuto a mais. Mas concordo que já há alguns anos, (muitos) filmes estão saindo dos trilhos em termos de duração. Os filmes de super-heróis que ultrapassam a marca de 180 minutos são provavelmente o exemplo mais conhecido disso. Uma verdadeira praga é a suposição de que 2 horas é a base do tempo de duração de um filme, e não seu limite.

    Alguém realmente sentiria falta de 40 minutos dos quase 147 minutos de Jurassic World: Domínio? E será que a palavra Família, as bebedeiras de cerveja Corona e os amontoados de carros fornecem combustível suficiente para um frenesi de Velozes e Furiosos além dos 120 minutos? Não sou editor, mas tenho certeza de que muitos filmes de gênero teriam se beneficiado com o tempo de duração não oficial dos melhores filmes: 90 minutos. O filme de terror sul-coreano Sleep, que estreia esta semana em Cannes, mostra mais uma vez por que a hora e meia merece voltar.

    Sleep
    Sleep
    Criador(es): Jason Yu
    Com Yu-mi Jeong, Sun-kyun Lee, Yoon Kyung-Ho

    Sleep entretém com terror e diversão em um espaço de tempo muito curto

    Primeiro, uma confissão: Sleep tem 95 minutos, mas o argumento continua o mesmo. Jason Yu, ex-assistente de direção de Bong Joon-ho (Parasita, Expresso do Amanhã), faz sua estreia na direção com Sleep. O astro de Parasita, Lee Sun-kyun, está na frente da câmera como um dos protagonistas. Em vez de uma mansão, desta vez ele vive como um ator mal sucedido em um apartamento pequeno, mas chique, com sua esposa grávida (Jung Yu-mi, de Invasão Zumbi).

    O diretor Yu não perde tempo com longas exposições, mas começa seu filme com confiança, como um veterano: a esposa acorda, vê o marido sentado na beira da cama, e o arrepio segue seu curso.

    De repente, ele sofre de um distúrbio do sono que toma rumos bizarros e, depois, cada vez mais perigosos. Acordar à noite, devorar carne crua, um ovo (com casca) e uma sardinha - você pode até conviver com isso. Ao acordar de manhã e descobrir que seu marido enfiou um cachorrinho branco e fofo no freezer - é hora de intervir.

    Lewis Pictures

    A cada minuto e noite que passa, Sleep acrescenta um novo toque desagradável ou surpreendente ao seu conceito, com o horror ocorrendo quase que inteiramente na sala de estar, no quarto ou no banheiro. Ele está doente e a cura é possível? Ou um ser sobrenatural tomou posse dele? Ou ambos se aplicam?

    Diretor de Parasita já terminou de escrever um de seus próximos dois filmes

    Sleep não sofre da síndrome de Django Livre

    Cenas de choque cuidadosamente salpicadas, piadas absurdas e um interesse genuíno na vida interior desse casal são o que fazem Sleep se destacar. Não é um evento de gênero revolucionário, mas é um filme de terror nítido com um toque de fantasma e comédia. Até porque o filme começa e termina exatamente no momento certo. Assim que surgem as primeiras dúvidas sobre a lógica interna do terror, os créditos rolam.

    Afinal, quem não conhece o momento no cinema em que um filme passa do ponto final ideal e joga fora o resto da boa vontade em mais vinte ou trinta minutos enquanto você calcula a quantidade quão forte já está a vontade de ir ao banheiro?

    De qualquer forma, Sleep não sofre com isso e mais filmes deveriam buscar o tempero da brevidade. Se 90 minutos é pedir demais, eu me contentaria com 100. Ou 110? Por favor?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top