Minha conta
    Disney teve que pagar US$ 250 milhões após demitir funcionário: O resultado foram muitas provocações escondidas em Shrek
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A história de Jeffrey Katzenberg com a Casa do Mickey terminou de forma horrível, mas a isso devemos uma das melhores franquias de animação da história.

    Com quase 30 anos de existência em que nos deixou algumas sagas animadas icônicas – como Madagascar, Kung Fu Panda e Shrek –, a DreamWorks, agora propriedade da Universal Pictures, nunca chegou a ofuscar estúdios como a Disney ou a Pixar. Porém, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, ganhou uma notoriedade enorme. Em parte porque sempre somos atraídos por tudo que cheira a novo, mas principalmente por causa do ogro verde que logo se tornou popular mundo afora.

    Cofundada por Jeffrey Katzenberg junto com Steven Spielberg e David Geffen em 1994, a DreamWorks tem sua origem ligada diretamente à Disney. Katzenberg, que já tinha passado pela Paramount, trabalhou durante toda a década anterior na Casa do Mickey. E foi o próprio Michael Eisner quem o contratou ao virar CEO da empresa. Era 1984, e Katzenberg viria a ser responsável por clássicos como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão.

    Acontece que Eisner, que teria prometido a Katzenberg uma promoção significativa como presidente da divisão de animação, assumiu tal cargo quando ficou vago. “Não é de admirar que Jeff Katzenberg quisesse ser promovido”, lembrou o próprio Eisner em entrevista ao The Hollywood Reporter em 2016, na qual apontou o sobrinho de Walt Disney como a principal razão pela qual não o fez.

    “Roy E. Disney não gostava nada de Katzenberg. Esqueci o motivo, mas Jeffrey provavelmente não o tratou da maneira que Roy gostaria de ser tratado”, contou Eisner. “Ele então me disse: ‘Se você o nomear presidente, vou começar uma luta por poderes.’ Como isso estava fora de questão, tive que abrir mão de Katzenberg.”

    DreamWorks
    Jeffrey Katzenberg na première de Shrek 2 em 2009, em Sydney, na Austrália.

    Depois de ser “chutado”, este último processou a Disney em US$ 250 milhões, ganhou e usou a quantia para criar a DreamWorks. No entanto, a relação entre os dois estúdios não terminaria aí.

    Uma polêmica muito famosa em sua época foi o confronto entre a DreamWorks e a Pixar – quando ainda não pertencia a Disney – devido às semelhanças entre FormiguinhaZ, o primeiro filme do estúdio inaugurado por Katzenberg, e Vida de Inseto. Katzenberg teria supostamente recebido os diretores John Lasseter e Andrew Stanton em seu novo escritório – uma visita na qual a dupla teria compartilhado muitas informações sobre Vida de Inseto.

    Shrek morreu? Teoria sombria de Gato de Botas 2 pode traumatizar toda uma geração

    Quando a DreamWorks anunciou FormiguinhaZ, Lasseter se sentiu traído e pediu explicações, mas Katzenberg garantiu que sua ideia era original. Por fim, FormiguinhaZ foi lançado em 1998, meses antes de Vida de Inseto, e ficou bem aquém do projeto da Pixar.

    Foi só em 2001 que a DreamWorks conseguiu emplacar uma animação em escala mundial: Shrek. O sucesso foi tanto que mais quatro longas foram produzidos, bem como um spin-off centrado no Gato de Botas. Um quinto filme foi confirmado recentemente – e junto dele um derivado dedicado ao Burro.

    Ocorre que, em Shrek, além de uma história divertida como poucas, o espectador pode encontrar traços do ressentimento de Katzenberg. O TikToker Alex Sowick explica brilhantemente neste vídeo:

    Não é difícil identificar referências a personagens populares como Pinóquio. Se você se lembra daquela cena fofa em que Pumba, Timão e Simba questionam o que são as estrelas em O Rei Leão, também vai entender na hora uma das piadas feitas em Shrek. Mais precisamente quando o Burro, com atitude resignada, afirma que as estrelas são “pontos” e ponto final.

    No início do filme, há outra provocação: Shrek arranca uma das páginas de um livro de A Bela Adormecida para limpar o bumbum depois de ir ao banheiro. No entanto, a melhor cutucada (ou pior no caso da Disney) está no rosto do Lord Farquaad, que é quase uma caricatura de Michael Eisner.

    Shrek
    Shrek
    Data de lançamento 22 de junho de 2001 | 1h 29min
    Criador(es): Andrew Adamson, Vicky Jenson
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz
    Usuários
    4,6
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top