Minha conta
    Shrek: Teoria sugere que o Burro nasceu em animação clássica da Disney; entenda
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A franquia da DreamWorks não mostra a origem do animal, mas um fã defende que o personagem tenha saído de um desenho lançado pela Casa do Mickey em 1940.

    Uma das franquias de animação mais exitosas da história, Shrek combina um roteiro inteligente e bem-humorado com um excelente elenco de voz, encabeçado por Mike Myers no papel do ogro dos pântanos e Cameron Diaz como a princesa Fiona. Já são quatro filmes desde 2001 e até um spin-off do Gato de Botas, com Antonio Banderas dando voz ao protagonista. Nenhum desses conta a história de origem do Burro, icônico personagem dublado por Eddie Murphy. No entanto, uma curiosa teoria de fãs aponta que o animal falante vem de Pinóquio (1940).

    O primeiro longa-metragem, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson, é uma adaptação do livro infantil homônimo de William Steig, que mostra o ogro verde embarcando relutantemente em uma missão para resgatar uma princesa. Shrek é acompanhado em sua jornada por Burro, que atua como alívio cômico e também lhe transmite alguma sabedoria.

    Shrek: Fiona vira monstro assassino em sombria versão de terror da animação

    Burro é um papel que foi inicialmente pensado para a lenda da comédia Steve Martin (Only Murders in the Building e A Pantera Cor-de-Rosa), porém o astro de Dr. Dolittle e Vovó… Zona acabou sendo escolhido. O Burro descrito na obra de Steig tinha uma presença relativamente menor, o que significa ganhou mais destaque nas telonas.

    Enquanto o passado de outros personagens é exposto em Shrek, como o do biscoito de gengibre ou o dos três ratos cegos, o próprio Burro não parece saído de nenhum conto de fadas específico. Dito isso, uma teoria dos fãs apresentada pela primeira vez por um usuário do Reddit, mais conhecido como YeremyV, diz que o animal advém do universo de Pinóquio, criado pelo italiano Carlo Collodi.

    Walt Disney Productions
    Pinóquio e Espuleta em cena da animação de 1940.

    Os fãs da animação da Disney devem se lembrar da sequência em que o boneco de madeira vai para a Ilha dos Prazeres, onde as crianças podem beber, fumar e fazer o que quiserem sem a supervisão de um adulto. É finalmente revelado que os pequenos estão sendo transformados em burros e vendidos como escravos. Pinóquio consegue escapar desse fatídico destino, o que não acontece com seu amigo Espuleta.

    É uma sequência profundamente assustadora que mostra como alguns dos meninos transformados ainda são capazes de falar. É justamente aí que entra em ação YeremyV, segundo o qual o Burro de Shrek é uma dessas crianças, mas agora na idade adulta.

    Em sua cena de apresentação, a dona do Burro é uma velha rabugenta que está tentando vendê-lo, apesar de ninguém acreditar que a criatura possa falar. Ao lado, carregado no colo por um senhor, está ninguém menos do que Pinóquio. Coincidência ou pista?

    DreamWorks Pictures
    Pinóquio e Burro em cena de Shrek.

    Em Shrek Terceiro (2007), dirigido por Chris Miller, Burro dá alguns detalhes sobre sua origem, mencionando ter sofrido “bullying’ quando jovem por causa de sua roupa íntima – o que só faria sentido se ele fosse humano em algum momento. Já quando ele mora com o Gato de Botas, há uma conversa sobre como controlar a respiração ofegante – fato que sugere que, depois de tanta prática, ele aprendeu a fazê-lo tal qual um humano.

    Se você quiser tirar suas próprias conclusões, fica a dica: Shrek e Shrek 2 (2004) estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

    Shrek
    Shrek
    Data de lançamento 22 de junho de 2001 | 1h 29min
    Criador(es): Andrew Adamson, Vicky Jenson
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top