Minha conta
    “Fui chamado para ser rebaixado?”: Robert Downey Jr. discutiu com diretor do filme que lhe rendeu indicação ao Oscar
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Antes de virar o Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel, o ator deu vida a um ícone do cinema mudo.

    TriStar Pictures

    Se hoje Robert Downey Jr. é imediatamente associado ao Homem de Ferro e ao Universo Cinematográfico Marvel, no início dos anos 90 ele teve a oportunidade de encarnar outra figura icônica: Charles Chaplin. A cinebiografia lançada em 1992 e comandada por Richard Attenborough recebeu 3 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator. Downey Jr. perdeu para Al Pacino (Perfume de Mulher), mas sua performance continua sendo lembrada pelos amantes da sétima arte.

    Por incrível que pareça, o intérprete de Tony Stark não era a primeira opção do diretor. Em entrevista ao programa de David Letterman na Netflix, O Próximo Convidado Dispensa Apresentações, o astro revelou que Attenborough havia originalmente escolhido Tom Cruise para o papel da lenda do cinema mudo. Mais do que isso, Attenborough disse a Downey Jr. que o protagonista de Top Gun teria feito um trabalho melhor do que ele.

    “A primeira vez que encontrei Dicky, ele mostrou uma foto de Tom Cruise para mim e disse: ‘Não é notável a semelhança? Não seria incrível se Tom Cruise [o interpretasse]?’”, contou Downey Jr., que ficou bastante incomodado na ocasião.

    TriStar Pictures
    Robert Downey Jr. em cena de Chaplin.

    “Fui chamado para ser rebaixado? Eu não sei o que estava acontecendo”, continuou. “Ele segurou uma foto de Tom Cruise e disse: ‘É por isso que ele deveria interpretar Chaplin.’ Eu fiquei tipo, ‘Provavelmente, mas ele recusou, e agora?’”

    “O quão intimidador é isso?”, perguntou Letterman. “Porque os atores, assim como qualquer artista, são naturalmente inseguros, e você ainda tem Richard Attenborough dizendo: ‘É uma pena que não conseguimos Tommy.’”

    Robert Downey Jr. teve reação inusitada ao conhecer Chris Hemsworth em set da Marvel: “F*da-se esse cara”

    Chaplin não foi uma unanimidade de público nem de crítica. No Rotten Tomatoes, por exemplo, tem apenas 59% de aprovação da imprensa especializada. Quanto ao desempenho nas bilheterias, também ficou bem abaixo do esperado, arrecadando somente US$ 12 milhões para um orçamento de US$ 31 milhões.

    O elenco ainda inclui Marisa Tomei, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Kevin Kline e Penelope Ann Miller. A filha de Chaplin na vida real, Geraldine, dá vida à avó paterna, Hannah.

    Chaplin
    Chaplin
    Data de lançamento 30 de julho de 1993 | 2h 23min
    Criador(es): Richard Attenborough
    Com Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Dan Aykroyd
    Usuários
    4,4
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top