Minha conta
    Foi considerado o melhor filme da história e agora terá um remake com Robert Downey Jr. e o criador de Peaky Blinders
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Longa lançado originalmente na década de 1950 introduziu recurso inovador para a indústria cinematográfica.

    Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, Vertigo ganhará um remake pela Paramount Pictures estrelado por ninguém menos do que Robert Downey Jr. Lar do projeto original, o estúdio vai revisitar o clássico de Alfred Hitchcock, lançado em 1958, que no Brasil ganhou o título de Um Corpo Que Cai.

    O astro do Universo Cinematográfico da Marvel vai interpretar o protagonista, John "Scottie” Ferguson, detetive de polícia aposentado que tem problemas com lugares muito altos - daí o nome original do filme. Em sua primeira versão, o personagem foi vivido por James Stewart.

    O roteiro está nas mãos de Steven Knight, conhecido por Peaky Blinders e Spencer. O escritor, inclusive, foi anunciado recentemente como um dos responsáveis pela história do próximo filme de Star Wars.

    Quais são os 100 maiores filmes da história? Revista elege clássico do terror como vencedor e vai te surpreender

    A trama acompanha o detetive aposentado John 'Scottie' Ferguson, que sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster.

    John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

    A película foi baseada no romance francês D'entre les, de 1954, escrito por Pierre Boileau e Thomas Narcejac. Constantemente, Vertigo é destaque de listas que elencam os melhores filmes de todos os tempos por sua inovação narrativa, técnica e, também, por apresentar as melhores qualidades de Hitchcock.

    7 cenas em filmes de terror que assustaram os atores na vida real

    "Há uma certa lentidão em Um Corpo Que Cai, um ritmo contemplativo, que não é encontrado em seus outros filmes, muitas vezes construído na velocidade", disse o cineasta François Truffaut no livro “Hitchcock / Truffaut : entrevistas”. Esta é uma das chaves que o diferencia do resto dos títulos do realizador britânico. Nele, o diretor se dá ao luxo de dar tempo aos olhares entre os protagonistas, mostrar o espaço e deixar os personagens se moverem na frente do espectador.

    O projeto é conhecido também por ser a plataforma em que Hitchcock aperfeiçoou a sequência de zooms e afastamento da câmera, trazendo o conceito de vertigem para a linguagem cinematográfica ao mesmo tempo em que aproxima o público da agonia que a sensação traz. Caso tenha assistido Ruptura, série do Apple TV+, provavelmente reconheceu o recurso nas sequências em que os personagens descem para seus trabalhos no elevador - o momento em que são “separados” de si mesmos.

    Por enquanto, o remake de Vertigo ainda não tem previsão de estreia.

    Um Corpo que Cai
    Um Corpo que Cai
    Data de lançamento 21 de julho de 1958 | 2h 09min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top