Minha conta
    Um dos melhores filmes de Tom Cruise é pura fantasia sexual e foi o sim mais rápido da carreira dele
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    De Olhos Bem Fechados, um filme de mistério erótico e único que foi o último do lendário diretor Stanley Kubrick, pode ser visto no catálogo da HBO Max.

    De Olhos Bem Fechados estreou no cinema em 1999, o último filme de um dos mais lendários diretores da história, Stanley Kubrick, que morreu apenas seis dias antes de mostrar a primeira versão da longa-metragem ao estúdio. Esse é um daqueles filmes impossível esquecer porque se tratou de um filme erótico de mistério e único em seu gênero – tanto na filmografia de Kubrick quanto em geral – que teve como protagonistas um dos casais mais famosos de Hollywood: Tom Cruise e Nicole Kidman, que na época estavam casados há quase uma década e se divorciariam alguns anos depois.

    Adaptação do conto Dream Story do austríaco Arthur Schnitzler de 1925, Kubrick obteve os direitos no final dos anos 60 com uma ideia bem diferente que pairava em sua cabeça por mais de uma década depois de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Porém, antes descartada como um projeto de comédia erótica protagonizada por um ator como Steve Martin ou Woody Allen, De Olhos Bem Fechados ressuscitou nos anos 90 com a entrada em cena de Frederic Raphael, co-roteirista do filme junto com o próprio Kubrick.

    De Olhos Bem Fechados
    De Olhos Bem Fechados
    Data de lançamento 3 de setembro de 1999 | 2h 39min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Max

    É dito que o "sim" de Tom Cruise foi um dos mais rápidos que ele deu ao longo de toda a sua carreira. O ator, que já tinha uma carreira mais do que consolidada em Hollywood, não teve dúvidas quando Stanley Kubrick lhe fez a proposta após um encontro em sua casa na Inglaterra, mas, antes desse encontro, o diretor havia mostrado algumas reservas.

    Segundo o The Independent, o nome Tom Cruise não surgiu com Kubrick, mas sim com o produtor da Warner Bros. Terry Semel, que deixou claro que a estrela de Top Gun - Ases Indomáveis seria uma aposta certa. O diretor, que não trabalhava com uma grande estrela no papel principal desde O Iluminado, de 1980, tinha alguns temores. "As estrelas têm opiniões demais", ele teria dito a Semel. Mas ele acabou aceitando Cruise.

    Uma vez aceita, a entrada na equação de Nicole Kidman partiu do próprio Cruise. Eles eram um dos casais mais reconhecidos em Hollywood e no mundo, e a ideia de tê-los estrelando uma história psicossexual sobre um casamento à beira da vida encantou Kubrick.

    Qual é a história de De Olhos Bem Fechados?

    Warner Bros.

    Na história de De Olhos Bem Fechados, Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman) e vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, ela confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. Essa confissão desnorteia o protagonista, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada onde está acontecendo uma festa de máscaras que funcionam como uma cobertura para ritos sexuais.

    As filmagens do filme duraram mais de um ano durante o qual a equipe conseguiu manter os detalhes do filme quase em segredo, o que fez com que gerasse muita expectativa para seu lançamento. E não escapou de alguma polêmica quando alguns detalhes da orgia foram modificados para obter uma classificação etária que lhes garantisse um melhor desempenho nas bilheterias. Da mesma forma, também se questionou o quanto ficou por fazer quando Stanley Kubrick morreu e quais modificações foram realizadas após o fato.

    Com 162 milhões de dólares arrecadados, De Olho Bem Fechados foi considerado um sucesso comercial e também teve uma avaliação majoritariamente positiva da crítica, embora o mais importante seja o que o próprio Stanley Kubrick considerou sobre ele: sua "melhor contribuição à arte do cinema". Disponível no catálogo da HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top