Minha conta
    Oscar 2023: Por que os atores estão usando fita azul na roupa? Acessório tem significado político
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Guillermo del Toro e outras estrelas de Hollywood apareceram na cerimônia do Oscar 2023 usando uma fita azul de acessório – que tem significado importante.

    Uma das premiações mais importantes do cinema mundial, a cerimônia do Oscar 2023 acontece neste domingo (12), em Los Angeles, contando com uma cobertura especial do AdoroCinema – inclusive com a superlive transmitida em todos os nossos perfis nas redes sociais. Enquanto as estrelas de Hollywood chegaram com estilo no tapete vermelho, algumas pessoas usaram um acessório sutil que chamou a atenção: uma fita azul.

    Essas fitas azuis têm significado bastante importante, pois representam solidariedade com a população refugiada do mundo, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que protege e oferece assistência às pessoas refugiadas, deslocadas e apátridas em todo o mundo. Guillermo del Toro, Bill Nighty, Volker Bertelmann, Howard Gertler, Ernestine Hipper, Christian M. Goldbeck e Heike Merker foram algumas das estrelas que apareceram com a fita azul como adereço em seus looks em apoio à causa dos refugiados.

    No BAFTA Awards 2023, muitas estrelas usaram a fita azul na premiação, incluindo a atriz Cate Blanchett, que também fez uma importante declaração. "O que eu amo no cinema é a maneira como ele nos atrai para temas humanos atraentes para descobrir o tecido conectivo que nos une a todos. Sempre que encontrei refugiados – em lugares como Líbano, Jordânia ou Bangladesh, aqui no Reino Unido ou na Austrália – o que me impressionou não foi sua 'alteridade', mas quantas coisas compartilhamos em comum".

    De acordo com uma descrição no site oficial da organização, "esses esforços ajudam a transformar políticas e serviços que afetam pessoas deslocadas e apátridas a nível nacional, regional e global. É uma parte vital do trabalho do ACNUR. Tanto nos países de acolhida como nos países de origem, trabalhamos junto à estrutura política, econômica e social nacionais para adequar as políticas, práticas e leis às normas internacionais”.

    Quais são os filmes indicados ao Oscar 2023?

    Na lista de indicados ao Oscar 2023, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é o maior destaque da premiação, liderando com 11 indicações, enquanto o alemão Nada de Novo no Front e Os Banshees de Inisherin estão empatados na segunda colocação com 9 indicações. Além deles, Elvis recebeu 8 nomeações e Os Fabelmans ficou com 7 indicações.

    Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
    Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
    Data de lançamento 23 de junho de 2022 | 2h 19min
    Criador(es): Daniel Scheinert, Daniel Kwan
    Com Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top