Minha conta
    Batman - O Cavaleiro das Trevas: Por que Katie Holmes foi substituída por Maggie Gyllenhaal no filme com Heath Ledger?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Par romântico de Bruce Wayne, Rachel teve duas intérpretes na aclamada trilogia do diretor Christopher Nolan.

    Quase 20 anos após estrear nos cinemas, a trilogia Cavaleiro das Trevas, assinada pelo cineasta Christopher Nolan, continua sendo uma das obras de super-heróis mais queridas do público. Entre todas as características que tornaram os filmes icônicos, está o elenco: Christian Bale e Heath Ledger, como Batman e Coringa, se tornaram inesquecíveis, mas a saga também foi marcada por uma mudança curiosa no casting. Você se lembra da troca entre Katie Holmes e Maggie Gyllenhaal?

    A trilogia de Nolan começou em 2005 com o filme Batman Begins, que trouxe Katie Holmes no papel de Rachel Dawes, paixão antiga do Homem-Morcego. A questão é que quando o segundo filme veio, Batman: O Cavaleiro das Trevas, em 2008, a atriz foi substituída por Maggie Gyllenhaal e ninguém entendeu direito o porquê. Quem esclareceu os motivos para a troca foi o próprio diretor, que revelou também não ter ficado muito feliz com a notícia de que Katie não voltaria.

    Warner Bros. Pictures

    O problema neste caso foi de ordem prática: a agenda de Katie Holmes estava cheia e ela não teria tempo para retornar ao projeto. “Katie não estava disponível para o papel, o que não me deixou muito feliz, mas essas coisas acontecem. Dei muita, muita sorte por Maggie poder assumir o trabalho”, explicou Nolan, de acordo com o Business Insider. A irmã de Jake Gyllenhaal, aliás, chegou a entrar em contato com Katie Holmes quando aceitou o papel de Rachel.

    Quando fez Batman Begins, Katie Holmes despontava como uma grande promessa de Hollywood. Ela havia acabado de estrelar A Filha do Presidente ao lado de Michael Keaton e, pouco tempo antes, havia encerrado a bem sucedida série Dawson’s Creek, um dos grandes sucessos da televisão no início dos anos 2000.

    Warner Bros. Pictures

    No mesmo ano em que Batman: O Cavaleiro das Trevas chegou aos cinemas, Katie Holmes estrelou a comédia Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro ao lado de Diane Keaton e Queen Latifah. De lá para cá, a atriz esteve em diversas outras produções para o cinema e para a televisão, mas seu destaque foi moderado. Entre suas principais aparições estão O Doador de Memórias, Querido Ditador e Oito Mulheres e Um Segredo.

    Em 2022, Katie dirigiu e atuou no drama romântico Alone Together, co-protagonizado por Jim Sturgess (Across the Universe). O filme acompanha a história da crítica gastronômica June (Katie Holmes), cujos planos dão errado quando ela chega a Nova York e descobre que sua acomodação foi duplamente reservada pelo recém-solteiro Charlie (Sturgess) e que a pandemia não a deixará sair de casa tão cedo.

    Com isso, os dois precisam se virar para ajustar a convivência e a quebra repentina na rotina acaba criando uma intimidade inesperada entre os dois.

    Batman Begins
    Batman Begins
    Data de lançamento 17 de junho de 2005 | 2h 20min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top