Minha conta
    O livro que o TikTok ressuscitou 30 anos depois: Houve tentativas de transformá-lo em filme, mas várias mortes impediram
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Gwyneth Paltrow e seu irmão Jake Paltrow seriam os protagonistas de uma das adaptações que nunca saíram do papel.

    São incontáveis os projetos de filme ou série que nunca saem do papel. Alguns parecem até amaldiçoados – e é frustrante quando o resultado poderia ter sido muito bom. Mas nunca saberemos ao certo, pois o destino colocou dificuldades no caminho e fez com que tudo desse errado. É o caso de um livro que quase virou filme duas vezes, mas algumas mortes impediram que isso acontecesse.

    Donna Tartt, a escritora vencedora do Prêmio Pulitzer de 2014 por "O Pintassilgo", publicou seu primeiro romance em 1992, intitulado "A história secreta". Apesar de ter sido muito bem recebido na época, ninguém imaginaria que, mais de 30 anos depois, ele seria ressuscitado pelo TikTok.

    Se você é usuário da famigerada rede vizinha, é possível que tenha aparecido um vídeo sobre essa obra em seu feed, com pessoas recomendando e elogiando. Graças ao TikTok, "A história secreta" voltou a ser um fenômeno. No entanto, anos atrás, já chamava a atenção de várias pessoas dentro da indústria cinematográfica.

    Trata-se de um thriller com uma estética conhecida como "Dark Academia", uma subcultura centrada em uma versão idealizada de ensino superior, arte antiga, literatura clássica e arquitetura gótica que surgiu no Tumblr, em 2015. A história se passa na Hampden University, no estado americano de Vermont, e segue um grupo de seis estudantes gregos que assassinam um de seus colegas de classe.

    DOIS FILMES E UMA MINISSÉRIE

    Reprodução
    Gwyneth Paltrow, Jake Paltrow e Ethan Hawke.

    Em 1992, ano da publicação do livro, o produtor Alan J. Pakula adquiriu os direitos para transformá-lo em filme. Joan Didion e John Gregory Dunne embarcaram na empreitada como roteiristas. Em 1998, após seis anos, estava tudo pronto para o início dos trabalhos. Houve até rumores de que Scott Hicks (de Shine - Brilhante) havia assinado como diretor. Porém, ocorreu uma tragédia: Pakula morreu em um acidente de carro em novembro de 1998. O projeto foi então cancelado.

    Passemos agora para o ano de 2002. Tartt publicou seu segundo livro, "O amigo de infância", que reviveu o interesse por "A história secreta". A Miramax Films anunciou que realizaria uma adaptação com Harvey Weinstein produzindo ao lado de Gwyneth Paltrow e seu irmão Jake Paltrow.

    Além disso, os atores esperavam interpretar dois personagens principais que são gêmeos: Camila e Charles Macaulay. Circularam até rumores de que Ethan Hawke faria parte do longa. Mais uma vez, outra morte impossibilitou que isso se tornasse realidade: Bruce Paltrow, pai de Gwyneth e Jake, morreu em outubro daquele ano. Os direitos da história foram revertidos para Tartt.

    O mesmo se deu em 2013. Tartt lançou seu terceiro romance, "O Pintassilgo", atraindo novamente olhares para "A história secreta". Dessa vez, ao invés de um filme, foi planejada uma minissérie. Melissa Rosenberg – roteirista da saga Crepúsculo – e Bret Easton Ellis – amigo de Tartt – ficariam encarregados da adaptação. Felizmente não ocorreu nenhuma fatalidade aqui; Rosenberg e Ellis simplesmente não conseguiram encontrar uma rede ou serviço de streaming interessada no projeto.

    O DESASTRE DE O PINTASSILGO

    Warner Bros. Pictures
    Nicole Kidman e Ansel Elgort em cena de O Pintassilgo.

    Para os fãs que gostariam de ver "A história secreta" nas telas, pode ser que isso fique apenas no desejo. É o que tudo indica depois do desastre que aconteceu com "O Pintassilgo". O livro foi adaptado como filme em 2019 e foi dirigido por John Crowley. Seu elenco inclui Ansel Elgort, Nicole Kidman, Jeffrey Wright, Luke WIlson, Finn Wolfhard e Sarah Paulson.

    Os nomes grandes não foram, entretanto, suficientes para garantir o sucesso do projeto, que não foi bem recebido pela crítica e arrecadou pouco mais de US$ 9 milhões. Caso você esteja curioso, fica a dica: O Pintassilgo está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

    O Pintassilgo
    O Pintassilgo
    Data de lançamento 10 de outubro de 2019 | 2h 30min
    Criador(es): John Crowley
    Com Ansel Elgort, Oakes Fegley, Nicole Kidman
    Imprensa
    2,2
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,0

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top