Minha conta
    Avatar 2 é o "pior caso de negócios da história do cinema" e pode ser um fracasso de bilheteria
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em dezembro, sequência de James Cameron para o sucesso Avatar, lançado em 2009.

    Avatar foi um enorme sucesso quando foi lançado em 2009 e atualmente ocupa o posto de maior bilheteria de todos os tempos. Depois de muita espera, finalmente sua sequência Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em dezembro, mas o diretor James Cameron afirmou que ela se trata do "pior caso de negócios da história do cinema".

    Em entrevista à GQ, James Cameron reconheceu que o filme deve ser um estrondoso sucesso de bilheteria para começar a ser lucrativo e, mesmo sem confirmar o orçamento da produção, informações dão conta de que custou por volta de 250 milhões de dólares à Disney. "Caro pra car*lho", disse, um orçamento tão alto que ele informou à Disney e ao 20th Century Studios que representava "o pior caso de negócios da história do cinema".

    Para Avatar: O Caminho da Água começar a ser lucrativo, James Gunn conta que ele deve se tornar o terceiro ou quarto filme de maior bilheteria da história – ultrapassando nada menos que dois bilhões de dólares em arrecadação. "Esse é o seu limite. Esse é o seu ponto de equilíbrio", explica Cameron à GQ. Será que a sequência de Avatar vai conseguir?

    Para se ter uma noção dos números, atualmente a lista dos filmes de maior bilheteria da história do cinema está assim: Avatar está em primeiro lugar com 2,9 bilhões de dólares; Vingadores: Ultimato em segundo com 2,7 bilhões; Titanic, outro clássico de James Cameron, está em terceiro com 2,1 bilhões; Star Wars: O Despertar da Força em quarto com quase 2,07 bilhões e Vingadores: Guerra Infinita em quinto lugar com quase 2,05 bilhões.

    Avatar 2 pode bater Vingadores: Ultimato? "Nunca vai acontecer de novo", diz ex-diretor da Marvel

    Avatar: O Caminho da Água vai ser um fracasso de bilheteria?

    Disney

    Com todos esses números impressionantes na equação, James Cameron tem noção de que a sequência de Avatar pode ser um fracasso, ou pelo menos não conseguir os números esperados em bilheterias, e está preparado para terminar a história antes do previsto. Cinco filmes de Avatar foram planejados inicialmente, mas se a coisa não funcionar, o terceiro filme, que foi filmado simultaneamente com O Caminho da Água, seria o último capítulo.

    "O mercado pode estar nos dizendo que terminamos em três meses, ou podemos estar semi-acabados, o que significa: 'OK, vamos completar a história no filme três, e não continuar indefinidamente', se simplesmente não for lucrativo", disse Cameron à Total Film.

    O diretor ainda analisou as mudanças mercadológicas desde o primeiro filme e quando ele planejou as sequências: “Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É o golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, ao contrário, talvez possamos lembrar às pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A questão é: quantas pessoas se importam agora?”, questiona.

    O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos no primeiro filme de Avatar. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar mais uma guerra difícil contra os humanos.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro e o terceiro filme está previsto para 2024.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022
    Ver sessões (86)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top