Minha conta
    "Foi um pouco injusto": Diretor de O Estranho Mundo de Jack critica Tim Burton por ter levado todo o crédito
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Ao contrário do que se imagina, a animação de 1993 não foi comandada por Tim Burton, e sim por Henry Selick.

    Pergunte a qualquer pessoa quem dirigiu O Estranho Mundo de Jack. A resposta provavelmente será Tim Burton. Se você, assim como boa parte do mundo, acha que o cineasta responsável por A Noiva Cadáver está por trás do clássico de Natal lançado em 1993, não se preocupe. Foi exatamente isso que a distribuidora do filme quis que você pensasse, dando mais destaque ao nome de Burton do que ao do verdadeiro diretor.

    Burton pode até ter criado a história e desenhado os personagens de O Estranho Mundo de Jack, mas foi Henry Selick que comandou o projeto. Conhecido justamente por suas animações em stop motion – como James e o Pêssego Gigante e Coraline e o Mundo Secreto –, Selick comentou recentemente o fato de Burton ter levado todo o crédito e sobre a estratégia da Disney de vender a obra dessa maneira.

    “Foi um pouco injusto, porque, até três semanas antes do lançamento do filme, ele não se chamava O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton”, contou Selick ao site The A.V. Club. “Eu estaria bem se esse fosse o acordo. Mas Tim estava em Los Angeles fazendo dois longas-metragens enquanto eu dirigia aquele filme.

    “Sejamos honestos: Tim é um gênio, ou certamente estava em sua fase mais criativa. Sempre achei que sua história era perfeita, e ele desenhou os personagens principais. Mas, na verdade, fomos eu e minha equipe que os trouxemos à vida”, continuou Selick.

    Walt Disney Studios Motion Pictures
    Sally (dublada por Catherine O'Hara) e Jack Esqueleto em cena de O Estranho Mundo de Jack.

    Quando Burton surgiu com O Estranho Mundo de Jack e o produziu, ele já era uma grande figura em Hollywood, tendo dirigido Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem, Batman, Edward Mãos de Tesoura e Batman: O Retorno. Portanto, entende-se que a Disney quis usar seu nome como chamariz.

    Ainda ao The A.V. Club, Selick lembrou que Danny Elfman – dublador de Jack Esqueleto e compositor tanto da trilha sonora quanto das canções originais – reconheceu a “paternidade” do filme na época. “Quando terminamos [de gravar], foi muito engraçado, porque Danny veio até mim, apertou minha mão e disse: 'Henry, você fez um trabalho maravilhoso ilustrando minhas músicas!’ Ele estava falando sério, e eu adorei!”, concluiu Selick.

    Tim Burton: Há um filme do cineasta que você nunca verá

    Vale notar que sua mais nova animação em stop motion, Wendell & Wild, estreou na Netflix há pouco menos de uma semana. Nela, dois irmãos demônios – Wendell (Keegan-Michael Key) e Wild (Jordan Peele) – contam com a ajuda de Kat Elliot (Lyric Ross), uma garota de 13 anos, para escapar do inferno. Tendo conseguido chegar ao Mundo dos Vivos, a dupla precisa agora lidar com as exigências de Kat, que perdeu os pais em um acidente e está tentando se adaptar à rotina de um internato religioso.

    Além de emprestar sua voz para um dos protagonistas, Peele serve como corroteirista e produtor ao lado de Selick.

    O Estranho Mundo de Jack
    O Estranho Mundo de Jack
    Data de lançamento 24 de dezembro de 1993 | 1h 15min
    Criador(es): Henry Selick
    Com Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top