Minha conta
    Tim Burton não dirigiu seu filme mais famoso (embora todos pensem o contrário)
    Por Bruno Botelho dos Santos — 1 de out. de 2022 às 17:01

    Tim Burton dirigiu clássicos como Os Fantasmas Se Divertem, Edward Mãos de Tesoura, Batman e O Estranho Mundo de Jack.

    Tim Burton é um dos diretores mais populares de todos os tempos, conhecido por seus trabalhos em Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem (1988), Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990) e Alice no País das Maravilhas (2010). O Estranho Mundo de Jack (1993) é um dos filmes mais famosos de Burton e normalmente as pessoas pensam que ele é o diretor da clássica animação – o que não é verdade!

    Tim Burton: Há um filme do cineasta que você nunca verá

    Para a surpresa de muitas pessoas, Tim Burton não foi o diretor de O Estranho Mundo de Jack, mas sim Henry Selick, um nome menos conhecido pelo público. Como criador da história, Burton é o responsável por todos esses personagens e deu forma a esse universo particular que carrega seu estilo único. Por isso, essa confusão existe até hoje, muito também pelo destaque do nome de Tim Burton nos materiais de divulgação do filme, com falta de reconhecimento ao trabalho de Henry Selick.

    Em O Estranho Mundo de Jack, Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da cidade e vagueia pela floresta encontrando alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Ele atravessa o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino, e planeja trazer o Natal sob seu controle sequestrando o Papai Noel e assumindo o papel. Mas Jack logo descobre que até mesmo os planos mais bem elaborados podem dar errado.

    Por que Tim Burton não dirigiu O Estranho Mundo de Jack?

    O Estranho Mundo de Jack nasceu como um poema em 1982, que Tim Burton escreveu quando trabalhava como animador na Disney. Essa história permaneceu nos planos da empresa por muito tempo, primeiro como um curta-metragem e depois como algo mais longo, mas que nunca foi para frente. Burton foi demitido da Disney em 1984 por causa do curta considerado "sombrio demais" Frankenweenie, e se dedicou outros projetos, como Beetlejuice e Batman, que lhe deram o devido reconhecimento.

    Em 1990, Tim Burton  descobriu que a Disney ainda tinha os direitos de O Estranho Mundo de Jack e concordou com Henry Selick, animador do estúdio, para produzir um filme sobre essa história, ideia que foi aceita pelo estúdio por causa do sucesso de Burton naquela época. Inclusive, ele não estava disponível para assumir o comando da animação, pois estava imerso no mundo do Batman em preparação para fazer a sequência Batman - O Retorno (1992) com Michael Keaton. Além disso, existem rumores de que ele não queria passar novamente pelo complicado processo de animação em stop-motion após Vincent (1982). Desta forma, Henry Selick se tornou o diretor da obra mais famosa... de outro diretor, Tim Burton. É importante ressaltar que Burton desenhou os primeiros esboços, como storyboards e artes conceituais, do que mais tarde se tornaria O Estranho Mundo de Jack, mas o mérito da produção seguir em frente e seu aclamado resultado são parte do trabalho fundamental de Henry Selick na direção, não de Tim Burton, que raramente parava no estúdio por causa de sua agenda lotada, atuando como produtor da animação.

    "É como se ele [Tim Burton] tivesse botado um ovo e eu sentei nele para chocá-lo. Ele não teve nenhum envolvimento prático, mas sua mão está no filme. Era meu trabalho fazer com que parecesse 'um filme de Tim Burton', o que não é tão diferente dos meus próprios filmes", contou Henry Selick em entrevista à Sight & Sound, que mais tarde realizou James e o Pêssego Gigante (1996), Monkeybone - No Limite da Imaginação (2001) e Coraline e o Mundo Secreto (2009) – animação sombria adaptada de Neil Gaiman que muitas pessoas também pensam ser do Tim Burton, mas neste caso ele não tem envolvimento.

    O Estranho Mundo de Jack está disponível no Disney+, com diversos extras mostrando em detalhes a produção da animação.

    O Estranho Mundo de Jack
    O Estranho Mundo de Jack
    Data de lançamento 24 de dezembro de 1993 | 1h 15min
    Criador(es): Henry Selick
    Com Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top