Invocação do Mal 4: O Último Ritual (The Conjuring: Last Rites) 2025
"Invocação do Mal 4" é dirigido por Michael Chaves e escrito por Ian Goldberg, Richard Naing e David Leslie Johnson-McGoldrick, a partir de uma história original coescrita por James Wan e Johnson-McGoldrick. James Wan e Peter Safran retornam como produtores. O longa-metragem é a sequência de "Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio" (2021) e o nono e último filme do controverso "The Conjuring Universe". O roteiro é baseado nas investigações da vida real do caso de assombração dos Smurl (o famoso caso de "O poltergeist da família Smurl"). O elenco segue sendo estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga, que reprisam seus papéis como os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, juntamente com Mia Tomlinson (a filha Judy Warren) e Ben Hard (o namorado Tony).
O enredo foca nos investigadores Ed e Lorraine ajudando a família Smurl na Pensilvânia, atormentada por um demônio ligado a um espelho antigo, culminando no confronto contra uma entidade que atrai os Warrens para sua filha Judy.
Eu considero o terror como um dos gêneros mais difíceis do cinema. Tanto que nas últimas décadas virou um gênero muito batido, muito desgastado, muito defasado, que vive uma das suas piores épocas no cinema como um todo. "Invocação do Mal" surgiu lá em 2013 como mais uma dessas apostas no cinema de terror, que trouxe consigo um diretor (James Wan) ainda jovem e muito promissor, que vinha de obras como "Jogos Mortais" (2004), Gritos Mortais (2007) e "Sobrenatural" (2010). Ao longo dos anos e dos filmes "Invocação do Mal" foi se tornando uma franquia, o que logo gerou alguns spin-offs.
Fato é que a franquia "Invocação do Mal" logo se tornou a queridinha do público, como uma das mitologias mais populares do terror, o que podemos considerar como uma revolução do cinema de terror moderno, principalmente por ser baseada nos supostos casos reais dos investigadores paranormais mais famosos dos EUA (Ed e Lorraine Warren), e que levam o principal crédito por popularizarem a pesquisa paranormal e são considerados como os pioneiros na área.
Goste você ou não, mas a franquia "Invocação do Mal" provou que o gênero do terror clássico de possessão e assombração ainda é bastante rentável e bastante atraente para o público. E aqui entra alguns pontos que eu considero como um acerto da franquia: como o fato do próprio James Wan, que tinha a grande relevância por ser o criador de "Jogos Mortais" e "Sobrenatural" (que se tornaram duas grandes franquias). O longa também conseguiu atrair o grande público e criar uma espécie de fascínio pela história real do casal Warren. E muito dessa atração e apego se deu justamente pelo excelente casal Patrick Wilson e Vera Farmiga, que juntos construíram uma espécie de símbolo do terror moderno. Patrick e Vera são muito carismáticos, são excelentes atores, possuem uma grande bagagem, o que culminou em atuações com muito química e muita sintonia entre ambos. Sem dúvidas o casal é a cara da franquia "Invocação do Mal".
Outro ponto que também ajudou no crescimento e relevância da franquia "Invocação do Mal" foi a criação do seu próprio universo compartilhado, o famigerado "The Conjuring Universe" - o "Invocaverso"! Se nos filmes de heróis o universo compartilhado já virou corriqueiro, nos filmes de terror poderia ser considerado como uma novidade, por mais que podemos considerar que nos últimos anos o diretor M. Night Shyamalan também criou o seu próprio universo compartilhado do terror. Se o "Invocaverso" trouxe a novidade para a franquia "Invocação do Mal", os seus spin-offs foram em sua grande maioria bastante questionáveis; com produções como "Annabelle", "A Freira" e "A Maldição da Chorona"(considerem ou não parte do "Invocaverso").
Quero reiterar que podemos sim considerar que "Invocação do Mal" foi um resgate do gênero terror moderno em meio à crise que o cinema de terror estava vivendo na época. Por outro lado quero contextualizar que o estilo do terror praticado na franquia "Invocação do Mal" é um estilo que pouco me atrai, que é aquele terror mais pastelão, mais trivial, mais clichê mesmo, que abusa dos famosos jumpscare, que abusa do susto gratuito com inúmeras aparições de figuras grotescas. Que foi algo utilizado mais no primeiro e no segundo filme, pois o terceiro e este quarto essa questão foi um pouco mais dosada. Eu sou do time que prefere um terror mais inteligente, mais criativo, aquele terror sobrenatural, psicológico, um terror obscuro, sombrio, soturno, com um suspense que brinca com a mente e com a crença do espectador; o que obviamente vai de encontro com um dos meus filmes preferido na vida - "O Bebê de Rosemary" (1968).
A franquia "Invocação do Mal" utiliza o terror pastelão, mas ainda assim eu gosto dos filmes, eu gosto da forma como o roteiro abrange as investigações paranormais do casal Warren, a forma como o terror é instaurado, a forma como a tensão e o suspense é criado, a forma como cada história é contada e desenvolvida em cada filme da franquia. Como no caso de "Invocação do Mal 4", que dessa vez traz uma trama um tanto quanto peculiar, ao focar mais no desenvolvimento do casal Warren já aposentados e de sua filha com o namorado. O ponto mais interessante desse quarto filme é justamente a construção de um melodrama familiar, o que implica na força emocional e espiritual da família Warren diante das adversidades atuais.
O longa inicia nos exemplificando o começo do casal Warren, desde o conturbado nascimento da filha Judy, passando pelo seu crescimento, pelos calorosos momentos em família, até os dias atuais, onde a Judy já é adulta e está namorando. Este é o ponto principal em "Invocação do Mal 4", essa aproximação do público com a família Warren, onde conseguimos vê-los como uma família natural, vivendo uma vida normal (até aquele momento) e passando por questões familiares do cotidiano. O longa consegue mesclar todo aquele drama familiar usando o terror e o suspense como um pano de fundo para o desenvolvimento natural de uma produção que já conhecemos. Ou seja, temos o desenvolvimento da família Warren e da família Smurl em diferentes situações que vão se entrelaçarem ao final da trama.
Dito isto: não há como negar que o roteiro de "Invocação do Mal 4" entrega o mais do mesmo, por mais que adentre nessa questão familiar que eu destaquei e isso seja um ponto positivo. Mesmo com todos os cuidados em dosar a questão dos jumpscare inicialmente, nas partes finais eles ficam cada vez mais forçados, principalmente às aparições das assombrações, onde claramente o diretor queria emplacar o seu "Gran Finale" forçando a barra até a última gota. Por falar em diretor, a falta do James Wan na direção tanto do terceiro filme quanto no quarto é gritante. Por mais que o diretor Michael Chaves já esteja em seu quarto filme do universo "Invocação do Mal" e ele faça um trabalho medianamente digno. Porém, ainda assim eu acredito que a direção nas mãos do James Wan teríamos um desfecho e encerramento melhor.
O elenco é outro ponto positivo no filme!
Sobre Patrick Wilson e Vera Farmiga eu não tenho absolutamente nada a acrescentar, somente reiterar que ambos são a personificação do casal Warren como o símbolo e o rosto de todo o universo "Invocação do Mal".
Já a atriz britânica Mia Tomlinson faz o seu primeiro trabalho de maior destaque na carreira e ela vai muito bem. Eu diria que ela vai além até do esperado, conseguindo construir uma personagem que soube dosar muito bem os momentos descontraídos em família com os momentos mais tensos e sombrios.
O ator Ben Hardy também contribui muito bem com seu personagem, que ao início começou mais morno, sem dizer muito a que veio, mas nas partes finais ele já estava totalmente integrado como um membro da família Warren.
E digo mais: "Invocação do Mal 4" marca a despedida do casal Ed e Lorraine Warren e o encerramento da principal franquia, mas nada me tira da cabeça que os estúdios jamais vão abandonar a sua "galinha dos ovos de ouro", e com certeza vão construir novos spin-offs (ou até um quinto filme) usando a filha do casal Warren com seu agora marido, como o novo casal de investigadores paranormais mantendo vivo o legado deixado por Ed e Lorraine Warren. Realmente eles estão com a faca e o queijo nas mãos!
E falando justamente sobre continuações do famoso "Invocaverso". Em setembro de 2025, foi relatado que, após o sucesso financeiro de "Invocação do Mal 4", um filme prequel de "Invocação do Mal" estava em desenvolvimento. Supostamente, devido a uma disputa salarial, James Wan pode não estar envolvido no projeto. Em janeiro de 2026, a Warner Bros. revelou que o prequel seria intitulado "The Conjuring: First Communion" ("Invocação do Mal: Primeira Comunhão") com data de lançamento em 10 de setembro de 2027.
Por fim:
"Invocação do Mal 4" traz uma produção técnica nos mesmos moldes da franquia que já estamos acostumados; no quesito ambientação sombria, fotografia obscura, uma trilha sonora tensa e uma direção de arte com cenários que conversam entre si sempre na mesma língua dos filmes anteriores da franquia. No quesito roteiro temos sim uma inovação que vale ressaltar, mas no geral é o mais do mesmo que sempre vemos dentro desse universo. No mais, "Invocação do Mal 4" marca o encerramento de uma das principais (se não a principal) franquias do terror moderno. Entre erros e acertos eu considero o saldo final de todo o universo como positivo.
Agora é aguardar os próximos capítulos da saga do "The Conjuring Universe".
- 15/05/2026