Oblivion
    Você assistiu Oblivion ?

Rafael A.
    Rafael A.

Enviada em 4 de maio de 2013
    Tom Cruise, Olga Kurylenko, Morgan Freeman, Andrea Riseborough e Nikolaj Coster-Waldau são os protagonistas do filme do jovem diretor Joseph Kosinski que ficou muito conhecido pelo filme Tron.
    O filme conta a história de Jack Harper, um homem deixado na terra junto com Vika com a missão de manter algumas máquinas funcionando. Sua missão foi construida após a terra passar por uma invasão alienígena e os inimigos explodirem a Lua. Com uma situação tão crítica, os homens se viram obrigados a atacar com várias ogivas e assim, venceram a guerra. Porém essa vitória deixou sequelas no planeta, e toda a humanidade teve de se mudar para uma nave espacial. Em pouco tempo, novos ETs, chamados de “saqueadores” invadiram a Terra para roubar o que sobrou dela. Então, para garantir que a sobrevivência da humanidade, Jack e Vika foram designados a ficar na terra e garantir que essa “transição” da terra para a um novo lugar, seja feita com sucesso.
    Desde o começo da história, já percebemos que Jack é um homem que não esta completamente confortável com sua situação, questionador e curioso, ele passa a tentar encontrar justificativas que o fariam sair do planeta e ir para uma nave espacial, sabendo que teria que deixar para tras belezar naturais que só a Terra o proporciona. Jack começa a demonstrar uma grande afetividade pelo planeta, e não sabe se vale a pena ir embora. Vika por outro lado é o racional, ela tem consciência que faltam apenas 2 semanas para sua missão acabar, e não quer que nada saia do comum para que possam finalmente ir para junto das outras pessoas. Neste sentido, o filme constroi um lado emocional e outro racional que se amam e ao mesmo geram conflitos.
    Há algumas tomas de cenas que são muito boas, paisagem que conhecemos hoje, são mostradas no filme de uma forma devastada, pois, segundo a história, após a explosão da lua, a terra teve muitas tsumanis, e eventos naturais para se “readaptar”. Jack e Vika moram em uma casa de vidro no alto de uma torre, e muitas cenas nesta casa nos proporcionam fotografias belíssimas. Inclusive quando temos a lua explodida ao fundo. Além disso, em algumas cenas, como a de Jack no Empire State Building, são muito curiosas, pois para chegar ao local, o personagem percorre um longo caminho de areia, praticamente um deserto, e quando chega ao prédio, já esta no alto, ou seja, entendemos ali que realmente os eventos naturais cubriram a terra com um horror natural que chegou a enterrar o Empire State Building.
    Com um cenário tão bem definido, a história também se desenrola bem, porém, a sensação é que o roteirista queria juntar muitas coisas em uma história e por isso, acaba complicando a narrativa. Ao mesmo tempo que o filme consegue ir explicando da onde vem a curiosidade de Jack, também mostra como a guerra se desenvolveu. Porém ao tentar levar o personagem a um patamar de vitima, acredito que tenham exagerado na dose. Chega um momento no filme que pensamos: “Ah! Que merda é essa?”. O roteiro tem alguns furos e a história não fica bem amarrada. Por exemplo, há claramente muito mais profundidade em Jack, porém o filme se contenta em mostrar algumas superficialidades, o que torna o personagem muito raso.
    Oblivion é um filme que tem boa intenção, e é bem executado, porém perde em qualidade narrativa e em conexão com o público, estes, sem dúvida, são seus maiores defeitos.
    Lilian M.
    Lilian M.

Enviada em 2 de maio de 2013
    Filme ruim...enredo chato, repetitivo...a gente já descobre de "saída" a maior parte do "grande mistério" do filme. Sensação de ter jogado dinheiro fora ao sair do cinema. Não indico...
    Ivonete S.
    Ivonete S.

Enviada em 1 de maio de 2013
    O filme " Oblivion", deve ser visto por todos aqueles que gostam de ficção científica, mas o roteiro não é
    nada original: ameaça de destruição do planeta, desertificação, o mocinho jovem e belo que tenta salvá-lo, etc. Apesar do "déjá vu", os efeitos especiais e as atuações de Tom Cruise e Morgan Freeman tornam a película interessante para os amantes do gênero.
    isabellaroga
    isabellaroga

Enviada em 1 de maio de 2013
    Gostei! A primeira meia hora é cansativa, porém a partir daí deslancha e compensa. Muito bom entretenimento! Final um pouco convencional!
    Edward Teixeira De A.
    Edward Teixeira De A.

Enviada em 30 de abril de 2013
    Que filme é esse? Além de já ser um filme de conteúdo já previsto por todos que curtem filme desse genêro. O roteiro é confuso misturando passado (2017) com futuro (2077) e às vezes até eles mesmo se perdem do contexto. Além de ter dado sono e impaciencia de quem estava na sala, inclusive em mim, já tava com muita vontade de ir embora. Eu aprecio muito o trabalho de Tom Cruise e Morgan Freeman, mas dessa vez o filme foi um fiasco.
    Evandro PH A
    Evandro PH A

Enviada em 29 de agosto de 2013
    trilha sonora boa, fotografia muito boa, enredo ruim, roteiro cheio de clichês, confuso, se não fosse o Tom Cruise seria só mais um filme....
    Márcia L.
    Márcia L.

Enviada em 18 de julho de 2014
    Eu adorei! Pode ser ficção científica, mas todo mundo quer um belo ato de heroísmo e um toque de romantismo.
    Marcos Roberto P.
    Marcos Roberto P.

Enviada em 28 de abril de 2013
    Como bom apreciador de ficção científica, é um filme que vale a pena assistir. O visual do filme sem dúvida é o ponto alto, além do elenco muito bom, mas centralizado em Tom Cruise que simplesmente está em todas as cenas. A história é uma mistura de 2001- Uma odisséia do espaço ( inclusive tem um computador louco com o mesmo nome: SET), com Wall-E ( onde Tom Cruise seria um solitário em um planeta devastado), com Prometheus ( uma trama com vários mistérios, mas um pouco confuso na explicação).
    Os momentos de ação parecem montados para vender na indústria de video game.
    Eu gostei do filme, mas não dei nota máxima justamente porque é um filme que tem momentos mau explicados e quem disse que entendeu de primeira engana-se. Terá que ver de novo e talvez de novo. É um gênero que não quer fazer-se entender, ele amplia as discussões e opiniões sobre sua finalidade e isso me incomoda quando se trata de ficção. Será que a idéia central é uma história de amor? Quem sabe...
    Thiago H.
    Thiago H.

Enviada em 27 de abril de 2013
    Um ótimo filme, enredo bem feito, efeitos especiais maravilhosos! Pode não ser o mais novo grande filme de ficção cientifica, mas conseguiu fazer o gênero bem feito. Muita ação, boas atuações, ecos de outros filmes, armas, robôs alienígenas, lavagem cerebral, e Morgan Freeman (impressionante como os filmes com esse cara são sempre bons), tudo muito bem misturado, e encaixado pra fazer uma história interessante e envolvente que faz você grudar os olhos na tela do início ao fim.
    wladimir
    wladimir

Enviada em 26 de abril de 2013
    Esse filme do cruise deu foi sono, muito monótono, e o filme fica bom nos 20 minutos finais!!