Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
    Legal
    Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Pouco política, nada correta, bem eficiente

por Rodrigo Torres

Há alguns anos Danilo Gentili se destaca como defensor da plena liberdade da comédia no Brasil. Pode-se dizer que o comediante declarou guerra à “patrulha do politicamente correto”, posicionamento que, em âmbito mais amplo, ecoa seu viés à direita. Com isso, ele se tornou um Judas para militantes de esquerda. Com isso, ele se tornou ainda mais ácido, não perdendo oportunidade para fazer piadas incisivas sobre estereótipos, ao ponto de soar agressivo — o que compromete a sua comédia. Quando o anseio de atacar soa maior que o de fazer rir, Danilo perde a graça.

Diante dessa impressão pessoal, foi com grande surpresa que assisti ao seu primeiro longa-metragem como autor, roteirista, produtor e ator. Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é uma comédia com todas as marcas de Danilo Gentili, e é engraçada. Não que suas piadas sejam essencialmente amenas; muito pelo contrário. Porém, aqui o bullying tem todo um contexto:o ambiente escolar, em que isso de fato acontece (criminalizar representação é uma bobagem); e a rebeldia do ato, sua má conduta, é enfatizada desde o título.

Em dado momento, o personagem de Danilo Gentili ainda surpreende em, após uma série de ofensas ao “cabaço” de que mais gosta de zombar, se mostrar tocado pela possibilidade de tê-lo ofendido. Mas é o término da sequência, com uma reviravolta pelo gordinho Bernardo (Bruno Munhoz), que melhor reflete a eficiência do filme: uma sucessão de gags bem encadeadas compondo o enredo. Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola goza das principais características de uma boa comédia.

Grande parceiro de Gentili nesse filme e em projetos futuros, Fabrício Bittar é o diretor responsável pelo ritmo, pela coesão e por timing às piadas do roteiro. Quando necessário apresentar mais informações, a montagem se torna dinâmica, e todo o apelo visual do filme — aludindo ao diário de escola e aos desenhos de Danilo (que de fato existiram e são muito bem desfrutados pela direção de arte) — contribui para a agilidade do longa-metragem.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, então, se revela um filme muito eficiente em elaborar toda uma aura de nostalgia que tanto remonta às memórias de Danilo Gentili, como a toda uma tradição de comédias adolescentes presente no consciente coletivo do público brasileiro. Ainda que não tenha a sofisticação e a sensibilidade — tampouco a ambição — da obra de John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado), sua atmosfera tem um apelo universal que rememora uma época de desobediência juvenil que todo mundo, em graus diferentes e particulares, viveu no tempo de escola.

Assim, entre a vulgaridade pregada pelo Pior Aluno (que é base do humor do longa-metragem) e umas referências mais refinadas à literatura — a obra original de Fahrenheit 451 surge para mostrar que Gentili não fala sério ao defender a destruição de livros — e à política (ele não se conteve), o que resiste ao esgotamento das piadas e de um clímax muito bobo, nas sequências de luta e perseguição, é o elenco. Seja pelos jovens Daniel Pimentel (com uma dicção incrivelmente semelhante à do Danilo Gentili) e Bruno Munhoz, seja pelos atores veteranos.

É admirável a escalação de corpo tão heterodoxo e competente, dos globais Joana FommRaul Gazolla ao insano Rogério Skylab. E enquanto Carlos Villagrán (seria seu português péssimo uma licença poética para a falha de comunicação com os alunos?) resiste pela nostalgia ao Quico da série ChavesMoacyr Franco justifica seu lugar entre os maiores comediantes da história do país e rouba a cena mais uma vez (o Delegado Justo de O Palhaço é inesquecível). A Fábio Porchat cabe um momento engraçado e absurdo, cujo teor delicado deve render as maiores críticas ao filme — o que surpreende na mesma intensidade que preocupa Danilo Gentili: nem um pouco.

• Bernardo Kampff
      Só pra constar: Os integrantes do canal Meteoro Brasil, que é um canal de esquerda, gostam da série Chaves...
    • ednara santos lima
      verdade amigo .concordo com voce ! vamos acabar com esse tal de mimimi
    • ednara santos lima
      e para que voce foi assistir ? mimimi
    • ednara santos lima
      esse povo mimimi e nojento de mais ...o povo sem nocao
    • ednara santos lima
      esse povo do mimimi e um povo nejento ...voce sabia muito bem quem foi o autor do filme ,voce queria o que !
    • Dulci V.
      Parodiando Nietzsche, ou quem quer q tenha sido o inspirado autor, além de não me fazer rir ainda me roubou a solidão. Mas, evoé à pluralidade!
    • Maria Cordovil
      Meu tempo é muito precioso para ser perdido num filme assim. Deixo para quem gosta.
    • Alex L
      olha a patrulha do politicamente correto ai gente!!
    • Alex L
      olha a patrulha do politicamente correto ai gente!
    • Cerferes Odarp
      Escrevi em caixa alta prestem atenção
    • Rafaela
      Parabéns pelo filme, ficou uma bosta!. Tão ruim que merecia ‘’-1’’, ao invez de nota ‘’0’’, a única coisa que prestou foi a trilha sonora, a fotografia e o cenário da escola, isso realmente ta de parabéns, de resto ta um lixo igual o Gentile, felizmente sabendo que foi ele que fez e produziu esperava isso mesmo...
    • thiago moreira
      MIMIMI
    • Jefferson
      Seriado TOP?kkkkkk, só baboseira
    • Gleison A.
      ah vc quer assistir filmes de comédia certinho sem zueira isso se chama FICÇÃO ou você acredita no super man, e as novelas da globo com tudo que elas mostram deixa de ser mimimi e aprenda a produção foi excelente cara vc é certinho deve ser chato pra caralho... deve ter sido o aluno certinho da sala o sem sobrancelha igual o do filme...
    • Gleison A.
      muito bom recomendo vale 10 estrelas, muito engraçado tem que levar pro lado que isso é ficção e deixar levar pela zuerira
    • Gleison A.
      eu concordo plenamente com vc!
    • Gleison A.
      FILME EXCELENTE, PRECISAMOS DE MAIS COMÉDIA ASSIM, OUTROS PAÍSES FAZEM FILMES MUITO MAIS PESADOS QUE PASSAM NA SESSÃO DA TARDE ENTÃO EU DOU NOTA 10 PRO FILME, TINHA MUITO TEMPO QUE NÃO RIA TANTO DE UM FILME NACIONAL IGUAL RI DESSE!
    • Marta S.
      Achei ridículo esse filme, logo no início do filme desisti de assistir! Nojento a forma como retratam assuntos delicados como o bullying e a pedofilia como se fosse algo engraçado ou normal... fala sério! Absurdo total! Pior filme que já tentei assistir!
    • Leonio Xanas
      Veja e se arrependa, kkk
    • Player Killer
      Bom tirando fato da faixa etária ser +14(onde crianças não podem assistir), e o filme passa a mensagem de não sofrer como bullying e sim, rir dele. Em um filme de comédia destruição de coisas são completamente normais, Pica Pau é um exemplo de um desenho animado infantil, onde ocorre assaltos, explosões e violência e mesmo assim ainda estar no ar em tv abertas. Novelas (como a famosa Malhação), mostram coisas bem piores que isso e de forma seria e não humorada. E não se cria um filme se produz, existe um diretor que organiza o roteiro, e escolhe as piadas, o filme apenas é inspirado no livro do Danilo, sua critica não é a filme e sim ao ator Danilo Gentilli, e não é uma crítica e sim uma propagação de ódio e preconceito a esse tipo de humorista. Que ocorre sendo meio hipócrita já que está criticando algo em que ele participa.