Central do Brasil
    Você assistiu Central do Brasil ?

Pammella Rakely
    Pammella Rakely

Enviada em 17 de março de 2024
    COMO Q ESSA OBRA DE ARTE A ATRIZ MAIS FODA Q JÁ PISOU NA TERRA PERDEU O OSCAR PRAQUELA AZEDA MAIS BRANCA QUE FIGURANTE DE CREPÚSCULO Q FEZ UM FILME Q NINGUÉM LEMBRA E USA A ESTATUA DE PESO DE PORTA????????????? FERNANDA MONTENEGRO, ARLETE TORRES,MÃE DA FERNANDA FILHA VC SEMPRE SERÁ A MAIORAL EU VOU DIZER PROS MEUS FILHOS Q VC GANHOU TODAS AS ESTATUETAS E TEVE QUE DEVOLVER PQ VARREU TUDO E NAO SOBROU PARA OS XEXELENTOS Q PISAM LÁ ATÉ HJ.
    Ravi Oliveira
    Ravi Oliveira

Enviada em 14 de fevereiro de 2024
    Centra do Brasil e um filme inexplicável, onde Dora, uma ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Fernanda Montenegro e um acontecimento desde o teatro até o cinema produz personagens extremamente incríveis, a Direção de Walter Salles junto com o seu elenco e roteiristas fizeram um filme excelente.
    arthinkabtit
    arthinkabtit

Enviada em 23 de julho de 2023
    Resumo / Opinião spoiler:

''Jesus, você foi a pior coisa que já me aconteceu"

Dora faz um serviço de escrever cartas para pessoas que não tiveram o ensino completo e não sabem escrever
    Dora e sua colega de quarto rasgam ou guardam em uma gaveta as cartas que elas acham desnecessárias ou que elas acham que não devem ser enviadas.

"Jesus, o Josué, teu filho.
    Quer muito lhe conhecer"

Dora reluta a pôr a carta de uma mãe que quer enviar ao pai de seu filho para conhecê-lo, pela segurança da mãe ao pai não agredir ela novamente, após a escrita da carta, a mãe (Ana) vai embora com Josué

"Pai, vem aqui no Rio, que minha mãe se machucou"

Cores frias a tarde, metrô, luzes fortes.
    Esse era o mundo do filho de Ana após a morte da mesma
    Durante o trabalho de Dora, é mostrado as áreas periféricas e dificuldades das pessoas mais pobres no dia a dia na luta para sobreviver ao redor de Dora, sempre com o metrô lotado.

"Devolve a carta da minha mãe"

Dora acolhe o menino na sua casa por 1 dia e depois o leva a um orfanato
    O dia a dia de Dora
    A hora do sono ao sons do passar do trem e luzes fortes a janela na noite
    Dora volta ao orfanato e pega Josué de volta, ela entra em briga com a dona do orfanato e foge por medo de uns dos donos do orfanato junto com Josué, ainda revoltado pela morte da mãe e esperançoso no encontro pelo seu pai.

Desde a morte de Ana até a viagem para o destino ainda não contado, a relação de Josué e Dora vão se tornando como a de mãe e de um filho, ela tenta todo dia de alguma forma ajudar Josué a sobreviver enquanto Josué continua a tentar achar pelo pai.

Dora ainda no seu papel de mãe temporária, ajuda a Josué roubando alguns salgados e doces pra ele, na tentativa de construir um relacionamento com um caminhoneiro que ajudou eles, aparentemente ele não quis continuar o relacionamento com ela e foge de caminhão.

Dora chega ao endereço do suposto pai mas acaba sendo um engano, então Maria passeia pela cidade ao redor do endereço para fazer Josué achar seu pai e desmaia dentro de uma "Casa dos milagres"
    Casas com vários artigos bíblicos e fotos de Maria, pra arranjar dinheiro Dora pegou uma mesa e fez seu trabalho de enviar cartas pelas pessoas do sertão que são analfabetas

"Obrigado bom jesus, por soltar água lá na roça"

As casas onde o endereço supostamente se encontrava o pai de Josué são semelhantes a do filme spoiler:
    Cidade de Deus, mas novamente, o pai de Josué não estava lá e ninguém nunca mais teve outra informação sobre ele.

"Você vai me esquecer"

Após Josué achar seus irmãos, Dora e Josué passam uns tempos na casa onde Jesus, pai deles, deixou para Isaías e seu outro irmão cuidar.
    Enquanto Josué dorme aos braços dos seus irmãos, Dora vê seu objetivo concluído e vai embora de volta para Bom Jesus, devolvendo Josué a sua verdadeira família, mesmo com dor ao ato, ela sabe que fez o certo.

"Você tem razão, seu pai ainda vai aparecer"

"Espero que você lembre que fui eu, a primeira pessoa, a fazer você tocar em um volante"

"Por isso tenho medo, de que um dia, você também me esqueça"

Dora.
    oVo
    oVo

Enviada em 28 de maio de 2023
    Obra prima!

Texto , roteiro e atuações fantásticos!

Absurdo Fernanda Montenegro não ter levado o Oscar por esse time!
    Arthur
    Arthur

Enviada em 24 de abril de 2023
    Um dos melhores filmes da história cênica brasileira.
    Central do Brasil não é só um grande clássico, mas um filme que une uma atuação incomparável e monstruosa de Fernanda Montenegro com um roteiro simples que tem uma construção acertadissima.
    Dora é uma professora aposentada que vive escrevendo cartas para sobreviver, até que um dia, seu caminho se cruza com um menino desbocado chamado Josué, que acaba se tornando responsável pela criação de um laço genuinamente materno entre Dora e Josué.
    O longa tem um desenvolvimento apavorante. A história e fluida, os personagens aparecem em momentos precisos.
    A trilha sonora e usada de vento em poupa é isso não é uma coisa ruim, na verdade ela está muito bem colocada.
    Fernanda Montenegro está no seu auge. Finalmente vou poder usar uma palavra que estava reservando apenas para grandes atuações: Alucinante. A interpretação de Fernanda em central do Brasil é alucinante.
    Para mim a melhor parte foi quando depois de uma busca incessante de Dora, ela acaba desmaiando e acorda nós braços de Josué. O Time deste momento é perfeito, a trilha sonora, a composição de cena, a fotografia, a atuação sutil mas avassaladora de Fernanda. Tudo isso fez essa cena se tornar uma das mais marcantes, não só do cinema nacional, mas também mundial
    O crescimento intelectual de Dora e muito bem feito. Ela começa como uma velha rabugenta e no final ela acaba tendo o coração derretido por um menino de dez anos, tudo por causa de um roteiro e direção competente.
    Resumindo, central do Brasil e uma das maiores e melhores obras cinematográficas da história do cinema. Atuações fora do comum, um desenvolvimento apavorante e composição artística simples mas estonteante.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 7 de abril de 2023
    Pode ser redundante dizer isso a essa altura, mas sim Fernanda Montenegro merecia o Oscar. Um dos melhores filmes brasileiros já feitos. Uma pena que acho que perdemos a mão. Difícil ver outro filme brasileiro assim nos dias atuais. Uma obra prima, com atuações tão naturais que os atores desaparecem nos personagens. Um clássico.
    Crystom O. Rodrigues
    Crystom O. Rodrigues

Enviada em 8 de março de 2023
    Central do Brasil tem uma fotografia incrível e uma atriz incrível que é Fernanda Monte Negro. É um filme bom e necessário para a história do cinema brasileiro e principalmente a narrativa que os personagens se envolvem, mas alguns detalhes de algumas cenas bem importantes para a história do filme o diretor Walter Salles deixou vaga, o que ocasionou a minha desconexão com o filme. Justiça seja feita para que Fernanda Monte Negro não ganhasse o Oscar, mas eu entendi o porquê não levou o Oscar de Melhor Filme.
    MarcinhuRocha
    MarcinhuRocha

Enviada em 5 de março de 2022
    Um filme maravilhoso, só quem spoiler: perdeu o pai e/ou a mãe
    , vai entender o sentimento que é transmitido nessa obra de arte. Impossível manter os olhos secos.
    É emocionante!
    Guilherme Siqueira
    Guilherme Siqueira

Enviada em 5 de março de 2022
    Simplemente o melhor filme brasileiro existente até hoje, e já foi lançado a mais de vinte anos, uma verdadeira obra prima
    Lucas
    Lucas

Enviada em 7 de dezembro de 2021
    O Filme é bom mas muito superestimado não achei tudo isso que falam não a fotografia desse filme é muito boa a direção também viaja por pontos turísticos famosos do brasil o roteiro pra mim é muito forçado duvido uma moça fazer ou ser como a Dora (Fernanda Montenegro) o garoto também muito arredio e arisco mesmo ela ajudando ele sendo que ela é a única coisa que ele tem. tirando o roteiro forçado o filme é bom.