O Ministro dos Transportes Bertrand Saint-Jean é acordado em plena noite pelo diretor do seu escritório. Um ônibus repleto de crianças acabou de cair num penhasco. Ele dirige-se imediatamente ao local. Começa assim a odisséia na vida de um político, entre correria, luta de poderes, negociações, crise econômica... É preciso lidar com tudo, ao mesmo tempo. Quais sacrifícios ele está prestes a fazer para conservar seu cargo e sua integridade?
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
O Exercício do Poder
Política absurda
por Bruno Carmelo
O premiadíssimo O Exercício do Poder é um dos raros filmes políticos que conseguiram escapar de quase todas as acusações frequentes no gênero: esta obra não é partidária, doutrinária, nem apenas observadora. Ela não acusa ninguém, mas também não é fatalista e conformista. Como o projeto consegue atingir esse resultado? O que ele tem a dizer?
Uma das principais armas desta produção é a escolha de um protagonista apelidado por sua própria conselheira em comunicação de "nebuloso", de "objeto político não identificado". Ele é um sujeito médio em todos os sentidos do termo: aparência comum, talento mediano, posições políticas evidentes, mas não fanáticas. Este Ministro dos Transportes não é idealista, nem corrupto e ganancioso, ele não parodia nem reflete uma pessoa em especial. Bertrand Saint-Jean () é a representação qualquer, universal, do homem político. A este sujeito ordinário ocorrem
A cena inicial do filme - um sonho - parece resumir o dilema de Saint-Jean, a personagem principal do filme. O poder, o poder público principalmente, atrai e seduz muitos homens, mas no final, esse mesmo poder acaba devorando-os. Não literalmente seu corpo - como no sonho - mas seu tempo, seus princípios, seus valores, sua moral - enfim, sua alma.
O filme evita totalmente pintar o Ministro dos Transportes como um vilão sem ...
Leia Mais
Para o diretor Pierre Schoeller, era importante que essa crônica da política contemporânea não fosse ligada a partido nenhum, para não parecer um simples ataque contra pessoas específicas. Por isso, os diversos ministros mostrados na história nunca têm indicação de partido ou se pertencem à direita ou à esquerda.
Claustrofobia
Grande parte de O Exercício do Poder se passa dentro de um carro, algo que não agradou de modo algum ao ator principal, Olivier Gourmet: "Nós ficamos presos em um espaço pequeno, o enquadramento é muito próximo e limitador. Eu, que sou bem alto, tinha quase que inclinar a cabeça. É difícil parecer natural nestas condições, porque nossa movimentação é reduzida. Não foi nada divertido...".
Festivais e prêmios
O Exercício do Poder foi apresentado na seleção Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2011, onde causou uma forte impressão. Alguns meses mais tardes, ele foi indicado a diversos César (o Oscar do cinema francês) e em seguida foi eleito pelo sindicato dos críticos de cinema o melhor filme francês do ano.
Detalhes técnicos
Nacionalidade França
Distribuidor IMOVISION
Ano de produção2011
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Francês
Formato de produção
35 mm
CorColorido
Formato de áudioDolby SRD
Formato de projeção2.35 : 1 Cinemascope
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade