Pânico
    Você assistiu Pânico ?

Rita Barbosa
    Rita Barbosa

Enviada em 27 de julho de 2021
    Eu amooo esse filme esse é um dos melhores filmes que eu já vi amoooo tem um roteiro maravilhoso o jeito que o filme brinca com os cliches da epoca só podia ser o Wes Craven mesmo😍😍😍😍
    Willyanwallace990
    Willyanwallace990

Enviada em 14 de fevereiro de 2021
    É com certeza um dos melhores filmes de terror que existem. Personagens carismaticos, violencia e misterio fazem desse filme muito bom.
    Jo "SPOILER CRÍTICO"  Alves
    Jo "SPOILER CRÍTICO" Alves

Enviada em 25 de março de 2021
    Pânico (1996) foi um divisor de águas para o cinema de terror. Após o sucesso de filmes como Halloween, Sexta Feira 13 e A Hora do Pesadelo (do mesmo produtor de Pânico), os filmes de terror entraram em decadência, pois o conteúdo era sempre o mesmo: um assassino imortal; cenas clichês e adolescentes transados até a morte (que é uma cena clichê). Isso não vendia mais. Neste cenário, surge Scream, ou no Brasil, Pânico. Um filme que tinha o objetivo de satirizar todos os clichês do terror, com bastante humor, mas sem perder de vista o terror que o filme se propôs a entregar.
    spoiler: A história do filme é sobre um assassino mascarado que telefona para suas vítimas e começa a perguntar sobre filmes de terror. Conforme a conversa torna-se tensa, o assassino, aqui chamado Ghostface, começa a ameaçar a vítima, dizendo que caso não acerte a pergunta que ele fará, o resultado será a morte. A primeira cena do filme já nos presenteia com uma morte amedrontadora. Casey Becker, uma jovem, atende o telefone e começa o diálogo macabro com Ghost, só que de repente ele a ameaça, dizendo que se errar a pergunta sobre o filme Halloween, então o namorado dela, que está amarrado em sua varanda, morre. Quando ela acerta a pergunta, o assassino faz outra, sobre Sexta feira 13, e a garota acaba errando, resultando na morte do garoto. Após isso, ela desliga o telefone e tenta fugir, porém, sem êxito. O assassino a persegue e desfere uma série de facadas, além de pendurar o cadáver no jardim da casa. Os pais da garota chegam logo depois e se deparam com o corpo ensanguentado e exposto da sua filha. Impossível não se empolgar com esse início. Temos mortes, violência, enredo e humor. Sem contar na pegada totalmente diferente do filme: o assassino brinca com a vítima, corre desesperado atrás (o que é incomum em filmes de seriais killers) e até se machuca em meio a perseguição. Muito diferente (para bom) do que se acostumou no terror. No outro dia, o assassino tenta mais uma vítima, a protagonista Sidney Prescott - Neve Campbell -, mas ela desliga o telefone na cara dele. Com isso, Ghost invade sua casa e tenta matá-la, mas sem sucesso, pois a garota despista ele e liga para a polícia. Após a fuga, o namorado de Sidney, Billy - Skeet Ulrich -, entra na casa para ver se está tudo bem e os dois se abraçam. No abraço, Billy deixa cair um telefone do seu bolso (não era comum as pessoas saírem com telefones para a rua naquela época). Isso fez com que Sidney desconfiasse do próprio namorado, resultando na sua prisão. Mesmo com Billy preso, as ligações e mortes não param, o que ocasiona na soltura do jovem, já que não era ele o assassino. Nesse momento a trama começa a apresentar e envolver os amigos de Sidney. Cada personagem tem uma característica marcante: o Xerife Dewey é um idiota por completo e também irmão da melhor amiga de Sidney; a repórter Gale - Courteney Cox - é obsessiva pelo sucesso e produziu uma matéria sobre a morte da mãe de Sidney; Randy é o garoto especialista em filmes de terror o melhor personagem); entre outros. Com as mortes acontecendo e a fantasia de Ghostface sendo acessível à todos da escola de Woodsbore, o diretor acaba suspendendo as aulas. Nisso, outro personagem, o Stuart, que fica com Riley, melhor amiga de Sidney, irá promover uma festa para comemorar a suspenção das aulas. É na festa (mais uma social) que o show de horrores continua.

O filme Pânico trabalha com quebras de expectativas, pois faz com que os personagens nos revelem acontecimentos que nós achávamos que provavelmente iriam acontecer, mas a sacada é que os personagens também sabem que determinada situação ocorre em filmes do gênero terror, zombando do clichê.
    spoiler: Ghost, ao chegar na festa, trata de eliminar Riley, primeira vítima dentro da casa. Após a morte dela, o filme aborda mais a festa em si, onde é possível visualizar cenas memoráveis. Na sala, Randy e Stuart colocam na televisão o clássico Halloween para as pessoas assistirem, enquanto a produção utiliza da música de suspense do filme para criar o próprio suspense, à medida que Ghostface vai fazendo suas vítimas. Outro ponto relevante da cena é o diálogo de Randy sobre as regras do terror, que seria, mais ou menos, o que podem e o que não podem fazer num filme de terror (onde eles estão). Chega um momento que Randy diz para em hipótese alguma falarem que vão ali e já voltam, pois nunca voltam, e nesse momento Stuart se levanta para buscar uma cerveja e diz "vou ali e já volto", resultando numa excelente quebra de expectativa. Após todos esses acontecimentos, o filme caminha para o seu desfecho, quando Billy acaba sendo morto pelo assassino e Randy trava uma briga do lado de fora da casa com Stuart, pois um deles é o assassino, mas Sidney não sabe quem. Lembrando que as outras pessoas foram embora porque alguém ligou avisando que o diretor havia sido assassinado e exposto. De repente, aparece Billy rolando às escadas. Na verdade ele não estava morto, só havia se ferido. Ele abre a porta e os meninos entram, porém, nesse momento o Billy se revela o Ghostface e ataca Randy. Quando Sidney pede ajuda à Stuart, ele também se revela o Ghostface (MEU DEUSSS). Eles atacam a protagonista, até que Gale aparece armada na casa, só que com a arma travada, e logo é rendida. O filme soube trabalhar com o mistério acerca de quem poderia ser o vilão. Os pontos positivos foram que ninguém conseguiu identificar o vilão, muito menos que seria mais de um. Foram dois plot twits de vez, um para cada assassino. Stuart leva algumas facadas de Billy, para parecer que ele era um sobrevivente e não o assassino, mas nisso Sidney acaba fugindo e reaparece como Ghostface, matando Stuart, ao jogar uma televisão em sua cabeça. Logo após, Billy tenta atacar Sidney, mas Gale, agora com a arma destravada, acerta um tiro em Billy. Quando todos achavam que havia acabado, Billy "ressuscita" como todos os assassinos de filme de terror para uma última vingança, mas leva um tiro de Sidney na cabeça, finalmente o mantando. Os sobreviventes, ao final, são: Sidney, Gale, Randy e Dewey. Por fim, Gale produz uma matéria sobre o caso Ghostface, encerrando o filme.

Assim como Halloween, filme que inspirou Pânico, ambos tiveram sucesso de bilheteria e nas críticas. Esse filme produzido por Wes Craven é um marco para os filmes do gênero e só não é o meu preferido por um detalhe. Pânico é o tipo de filme que deve ser assistido uma vez por ano, no mínimo. Pode ser assistido no Halloween, nas sextas-feiras 13 ou numa social com amigos. Super recomendável.

Nota geral do filme: 100%
    * Gosto Pessoal - 10/10
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 2 de novembro de 2020
    "Pânico" veio para ressuscitar um gênero que já estava perto do seu fim, os filmes slasher, um gênero que arrastou multidões para o cinema nos 80 porém que cada vez mais estava caindo no ostracismo, "Pânico" não apenas trouxe os holofotes novamente pra cima do gênero, ele inovou em sua linguagem, narrativa e visual e conseguiu emplacar um dos mais bem sucedidos serial killers do cinema.

O longa de 1996 é dirigido pelo brilhante Wes Caven, um entusiasta do gênero de terror e completamente apaixonado por filmes Slashers, que em 1984 já havia dado uma super contribuição ao gênero quando dirigiu o primeiro "A hora do pesadelo" personificando um dos personagens mais assustadores do cinema, 12 anos depois o cineasta americano volta a reinventar o gênero criando um serial killer completamente inovador, sem aspectos sobrenatural ou de um assassino imbatível, pânico inova, em primeiro lugar por se tratar de um perseguidor humano, que comete vários erros e é completamente atrapalhado.

As atuações do filme todas são boas, principalmente pelo clichê, temos muitas atuações performáticas e estereotipadas que funcionam em relação ao clima do filme, além disso, a direção é ótima, com mérito ao já citado bom roteiro e a um gore, que é contido, mas muito eficaz, com uma fotografia cinza, típica de filmes de terror dos anos 90 e uma edição primorosa, sem deixar barrigas ou lacunas, a condução é rápida, a história se desenvolve bem e prende o telespectador a todo instante, misturando um humor ácido a um suspense que funciona bem considerando o clima terror cômico do longa, "Pânico" é uma sátira levada a serio que funciona muito bem.

(SPOILER) Um dos maiores méritos do diretor Wes Caven é reconstruir o assassino em um molde que o importante não é quem está atrás da máscara, e sim a mascara em si, pois o pânico não é um vilão único, visto que até no primeiro filme esse papel é compartilhado entre dois assassinos, isso é brilhante pois dá uma iconografia única ao filme. Outro ponto legal é saber brincar também com quem veste a máscara, pois o assassino é sempre um fã de filmes de terror, alguém que cresceu assistindo os grandes clássicos e por isso decide copiar, mais uma ótima alegoria de Caven. (FIM DO SPOILER)

Wes Caven faz de "Pânico" uma carta de amor ao gênero de terror slasher, conduzindo sua obra como uma homenagem a todos os grandes filmes que marcaram o gênero, com diversas referências, seja diretamente -como um zelador com camisa verde e vermelha chamado Fred-, ou até nós nos detalhes -Como a personagem da primeira cena estar comendo uma pipoca- fazendo uma referência a Halloween, até com os clichês o diretor brinca, "Pânico" é uma metalinguagem perfeita, inteligente, instigante e apaixonada. Wes prova toda sua nerdice de terror através do roteiro, seja no brilhante quiz da cena inicial ou até nos enquadramentos homenageando os grandes clássicos de uma era. "Sexta-Feira 13", "Halloween", "A hora do pesadelo”, “Massacre da serra elétrica" entre outros, todos tem sua homenagem aqui. 7,5/10
    filmes e D.
    filmes e D.

Enviada em 31 de outubro de 2021
    Não tem como não gostar desse clássico da década de 90 e classificar como revolucionário e inesquecível!!
    Igor San
    Igor San

Enviada em 18 de agosto de 2019
    Gostei bastante da atmosfera sufocante do filme. Está longe de ser uma obra-prima do gênero, mas conseguiu prender a minha atenção. O ponto negativo fica pelas atuações exageradas, sem comoção.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 25 de março de 2019
    Na década de 90 surgiram muitos filmes de terror teen,uma onda de filmes sobre filmes,e surgiram títulos de destaques como por exemplo,Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado que foi um enorme sucesso,mas o maior destaque de todos é claramente Pânico,um filme que tem temática teen mas que a todo momento se mostra sério e persuasivo e aos poucos vai se tornando um grande clássico.Quem está por traz dessa excelente obra é nada mais nada menos que Wes Craven o diretor do incrível clássico a hora do pesadelo,e que nesse longa ele sabe muito bem mesclar o suspense e o terror em volta da incrível trama onde todos são suspeitos e não dá pra piscar.O roteiro do filme é uma das melhores coisas,porquê a partir dos crimes a cada um todos viram suspeitos e ele fica te seduzindo para diversas direções para que você fique em dúvida e é cem por cento funcional graças a também a excelente direção que cria um suspense incrível e sabe trabalhar muito bem os Jumps-Scares de maneira dosada.Some tudo isso a belas atuações com destaque para Neve Campbell que é uma das melhores coisas do filme,ela transmite toda a angústia e o medo que a rodeiam em meio ao caos devido ao psicopata e a acontecimentos envolvendo sua mãe no passado.Pânico é um clássico do terror Slasher,tem um roteiro preciso que cria um si uspense impressionante e tem um Plot muito bem elaborado.
    Julia R.
    Julia R.

Enviada em 21 de março de 2019
    frases, personagens e reviravoltas icônicos, criou as três regras dos filmes de terror slasher que são seguidas ate hoje em filmes desse subgênero
    Vitor P
    Vitor P

Enviada em 23 de maio de 2018
    Um clássico do terror adolescente que critica os próprios clichês dos filmes de terror, mas ao menos tempo faz de tudo um pouco. GhostFace e sua franquia sem dúvida entraram para história do terror ao lado de grandes ícones como Jason, Freddy e Leatherface.
    Estevão H.
    Estevão H.

Enviada em 2 de maio de 2018
    Filme ótimo. Terror inovador que inspirou vários outros longas e criou um subgênero, Slasher. Top top