A segunda temporada de Sandman confirma seu tremendo fracasso na Netflix e prova que ser número 1 na plataforma não adianta nada
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Por enquanto, Sandman tem uma despedida muito triste em termos de audiência da 2ª temporada no catálogo da Netflix.

>

Um erro que às vezes cometemos é não entender um filme ou série número 1 em uma plataforma não significa necessariamente que seja um sucesso. Ao vê-los no topo, não analisamos que esse marco pode ser mais devido à falta de concorrência do que aos seus próprios méritos. Foi o que aconteceu com a 2ª temporada de Sandman, que foi a série em inglês mais assistida na Netflix... mas com avaliações muito baixas.

Especificamente, a 2ª temporada de Sandman acumulou cerca de 5,9 milhões de visualizações, representando um aumento de pouco mais de 10% em relação aos escassos 5,3 milhões com que começou. É uma melhora, sim, mas extremamente pequena. Vale lembrar que a primeira temporada cresceu mais de 80% na segunda semana, quando os fãs começaram a fazer campanha para impedir o cancelamento pela Netflix. Agora, seu destino está selado, pois foi confirmado que a segunda temporada é a última da série.

Número 1 para Sandman não garante nada

Além disso, o número 1 de Sandman é um tanto enganoso, pois cai para o terceiro lugar se incluirmos também séries em outros idiomas. É compreensível que Round 6 permaneça no topo, mas também foi superado por Ángela, a minissérie espanhola original da Atresmedia, disponível apenas na Netflix em 19 países...

Para contextualizar, o crescimento da 2ª temporada de Sandman é praticamente o mesmo de 1899. A diferença é que a série dos criadores de Dark não conseguiu chegar ao topo porque coincidiu com a explosão de Wandinha em 2022. Em contrapartida, 1899 teve dados numéricos melhores que a adaptação da HQ de Neil Gaiman, mas isso não importou quando a Netflix decidiu cancelá-la.

Mais uma prova de que ser número 1 na Netflix não é o mesmo que ser um sucesso é The Electric State, o filme mais caro da história da plataforma, que também ocupou o primeiro lugar por duas semanas consecutivas. Sua audiência caiu bastante na segunda semana, um dos motivos pelos quais ficou muito aquém de entrar na lista dos filmes mais assistidos da história da Netflix, quando seu quase custo ultrapassou Alerta Vermelho.

Esperançosamente, a estratégia da Netflix de dividir a segunda temporada de Sandman em três partes – a segunda temporada chega em 24 de julho e o episódio final é lançado no dia 31 – ajudará a série a permanecer no Top 10 da Netflix por mais tempo, mas isso pode não ser o suficiente para garantir o sucesso da série no streaming.

O enorme apoio que teve na época desapareceu, seja pela espera extremamente longa ou pela recente controvérsia em torno de Neil Gaiman e acusações de abuso sexual contra o criador de Sandman. O fato é que a primeira temporada já estava em dificuldades até o último momento, com avaliações muito melhores, e a segunda é claramente um fracasso.

facebook Tweet
Links relacionados