Minha conta
    Por que Sandman demorou tanto? Adaptação começou nos anos 90 e seria um filme antes da Netflix
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Sandman está disponível no catálogo da Netflix, aguardada adaptação da saga em quadrinhos escrita por Neil Gaiman.

    Após décadas de espera, finalmente a adaptação de Sandman saiu do papel para as telas e está disponível no catálogo da Netflix – com 10 episódios em sua 1ª temporada. Lançado entre 1989 e 1996, resultando em 75 edições da série principal, a adaptação dos Sandman está sendo planejada desde os anos 90 e inicialmente seria um filme, até que se tornou uma série com a chegada do streaming, no caso a Netflix

    Sandman: Tudo o que você precisa saber antes de assistir a nova série da Netflix

    Por que Sandman de Neil Gaiman demorou tanto para ser adaptado?

    Em entrevista na San Diego Comic-Con 2022, Neil Gaiman explicou que a adaptação está em andamento desde a década de 1990. Originalmente, Sandman foi imaginado como um filme, mas os envolvidos na produção descobriram que a forma era muito restritiva para contar a história completa dos quadrinhos. “Eles estavam tentando fazer uma história de 3.000 páginas acontecer em duas horas de filmagem. E ninguém nunca quebrou isso porque era inquebrável”, conta o autor de Sandman nas HQs.

    Várias versões cinematográficas e televisivas de Sandman foram desenvolvidas ao longo dos anos, mas todas sem sucesso. Com as tentativas de adaptação fracassadas desde os anos 90, em um painel de perguntas e respostas na Comic-Con de 2007, Neil Gaiman comentou sobre suas expectativas: "Prefiro não ver nenhum filme de Sandman feito do que um filme de Sandman ruim. Mas sinto que a hora de um filme de Sandman está chegando. Nós precisamos de alguém que tenha obsessão com o material de origem como Peter Jackson teve com O Senhor dos Anéis ou Sam Raimi teve com o Homem-Aranha".

    Em 2013, David S. Goyer começou a produzir uma adaptação cinematográfica dos quadrinhos comandada por Joseph Gordon-Levitt, que também seria o protagonista. Porém, o ator desistiu do projeto em 2016 devido a diferenças criativas. Finalmente, em junho de 2019, uma adaptação em formato de série começou a ser desenvolvida para a Netflix, com produção executiva de Neil Gaiman.

    Inicialmente colocada como uma adaptação impossível de acontecer, Neil Gaiman celebrou em entrevista ao IGN Brasil o resultado alcançado pela série da Netflix, como uma realização de seus maiores sonhos. "É um sonho que se tornou realidade. E não só um sonho que se tornou realidade – mas um daqueles sonhos impossíveis. Tinha certeza de que jamais daria certo. Coloquei na cabeça durante 30 anos que, se Sandman fosse adaptado, seria como filme e seria uma decepção; a questão era o quão decepcionante seria. Talvez houvesse coisas boas para suprir a decepção, mas não seria o meu Sandman [...] Sonhamos o impossível e o tornamos realidade”, comenta o autor.

    Na história de Sandman, o mago Roderick Burgess tenta capturar a Morte para barganhar pela vida eterna, mas acaba prendendo por décadas seu irmão mais novo Morpheus, o Rei dos Sonhos. Após sua fuga, o personagem também conhecido como Sonho ou Sandman, parte em busca de seus poderosos artefatos perdidos: seu elmo clássico, uma algibeira com areia e um rubi. Ele está determinado a trazer de volta a ordem para seu Reino, o Sonhar – lugar que dá forma aos nossos medos e fantasias mais profundos –, e fará o que for preciso para restaurar seu mundo, deteriodado depois de sua longa ausência.

    Sandman está em exibição no catálogo da Netflix.

    Sandman
    Sandman
    Data de lançamento 2022-08-05 | min
    Séries : Sandman
    Com Tom Sturridge, Gwendoline Christie, Vivienne Acheampong
    Usuários
    4,1
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top