Dirigido por um dos cineastas mais importantes da indústria cinematográfica, longa retorna às telonas em versões regulares e em IMAX.
Em uma época da retomada de grandes clássicos em sequências, revivals e reboots, outro movimento tem ganhado força no Brasil e no mundo: o relançamento de obras indispensáveis para qualquer cinéfilo nas telonas. Depois de Toy Story, Interstellar e De Volta Para o Futuro, um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, feito pelas mãos de um icônico cineasta, poderá ser visto em tela grande pelos fãs.
Após 44 anos do lançamento original, O Iluminado terá algumas exibições em salas de cinema de todo o país. Considerado uma das obras mais influentes do gênero, a adaptação do livro homônimo de Stephen King acompanha a perturbadora estadia da família Torrance em um isolado hotel no Colorado. À medida que o inverno avança, o isolamento e forças inexplicáveis transformam o ambiente em um pesadelo que desafia a linha entre realidade e sobrenatural.
O "multiverso" Stephen King começa com esta ligação entre It - Bem-vindos a Derry e O Iluminado: Este é o personagem do filme que voltou para a sérieSob direção de Stanley Kubrick, o elenco é formado por Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd, o filme adapta o romance do mestre do horror e permanece como um marco do cinema de terror.
Stephen King não gostou da adaptação de O Iluminado
Embora seja aclamado por toda a indústria cinematográfica, o autor da história não ficou nada contente com o filme. "Não parecia que havia nenhum investimento emocional na família da parte dele. Eu senti que o tratamento de Shelley Duvall como Wendy é basicamente uma máquina de gritar. Não há nenhum senso de envolvimento dela na dinâmica familiar", disse ele ao The Paris Review.
Ele ainda acrescentou sobre a encarnação do protagonista. “Kubrick parecia não ter ideia de que Jack Nicholson estava interpretando o mesmo psicopata motoqueiro que ele já havia interpretado em todos aqueles filmes de motoqueiros que fez."
"Tínhamos dinheiro ilimitado": 4 anos atrás, este filme de ficção científica foi um fracasso retumbante – mas sua diretora não se arrepende"Meu roteiro para O Iluminado se tornou a base para a minissérie de TV mais tarde. Mas, duvido que Kubrick tenha lido isso antes de fazer seu filme. Ele sabia o que queria fazer com a história e contratou a romancista Diane Johnson para redigir o roteiro com base no que ele queria enfatizar. Então ele mesmo refez. Fiquei realmente decepcionado.
Quando O Iluminado estará nos cinemas?
A Warner Bros. Pictures exibe o clássico terror psicológico tanto em salas IMAX quanto regulares até o dia 17 de dezembro.