Não é nenhum exagero dizer que Ryan Coogler é um dos maiores cineastas da sua geração. Com contribuições exemplares à indústria cinematográfica, o realizador acaba de trazer duas grandes produções ao público: Pecadores, aclamada obra original posterior a Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Creed III, e Ironheart, série da Marvel na qual assume a posição de produtor executivo.
Assim como o restante do mundo, principalmente após a vitória no Oscar 2025, o diretor de Pantera Negra também tem seus olhos voltados ao cinema brasileiro e latino-americano. Ele não apenas escolheu Cidade de Deus como um de seus filmes favoritos, como também tem extrema admiração por um dos grandes astros da dramaturgia nacional: Wagner Moura.
Max Cisotti/Dave Benett/WireImage / Getty Images / Vitrine Filmes
Em entrevista ao AdoroCinema, durante a divulgação de Coração de Ferro, que acaba de estrear no catálogo do Disney+, Coogler explicitou sua relação com o ator e sua admiração pela obra de Walter Salles.
“Eu amo Cidade de Deus, mas também adoro alguns dos filmes mais recentes do Brasil. Adoro Wagner Moura! Ele fez um filme agora chamado O Agente Secreto. Estou morrendo de vontade de ver, ouvi que a atuação dele está excelente”, disse o diretor sobre o longa de Kleber Mendonça Filho previsto para estrear em novembro.
Depois de Pecadores, Ryan Coogler vai assumir uma das maiores séries de ficção científica de todos os tempos“Sou muito fã dele, de tudo o que ele faz. Amei ele em Guerra Civil, em Gato de Botas 2, em Narcos. Obviamente, não vejo a hora de ver esse O Agente Secreto”, acrescentou o cineasta mencionando grandes trabalhos recentes do artista.
Ryan Coogler também não deixou de falar sobre o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui. “[Um filme sobre] instabilidade política e uma mulher vivendo em meio a desaparecimentos, tentando se manter firme”, comentou, relembrando a premissa do projeto. “Eu adoro esse tipo de história. No Brasil e [em todo] cinema latino-americano sempre há esse jeito de atacar o macro pelo micro, como a Chinaka [Hodge] faz na série.”
Com produção do cineasta, os primeiros episódios de Ironheart já estão disponíveis no catálogo do Disney+. O restante da temporada, com outros 3 capítulos, chega em 1º de julho, às 22h.