Minha conta
    Star Wars 40 anos: O legado da franquia em 40 fatos

    Que a Força esteja com você neste dia 25 de maio!

    Há exatos 40 anos, o primeiro Guerra nas Estrelas chegava aos cinemas americanos e conquistava uma legião de fãs, que espalhariam a notícia por gerações futuras.

    Tanto que, quem nasceu em uma era em que Star Wars só existia em VHS, DVD e Blu-Ray, pôde testemunhar a chegada de novos filmes da saga aos cinemas. Este ano teremos Star Wars - Os Últimos Jedi e, nos anos seguintes, possivelmente até o resto de nossas vidas, teremos um novo longa ou spin-off de Guerra nas Estrelas nas telonas.

    Para comemorar a data, que inspirou a criação do Dia do Orgulho Nerd, o AdoroCinema selecionou 40 fatos curiosos sobre a franquia criada por George Lucas.

    Confira na galeria acima e que a Força esteja com você.

    Há exatos 40 anos, o primeiro Guerra nas Estrelas chegava aos cinemas americanos e conquistava uma legião de fãs, que espalhariam a notícia por gerações futuras. Para comemorar a data, que inspirou a criação do Dia do Orgulho Nerd, o AdoroCinema selecionou 40 fatos curiosos sobre a franquia criada por George Lucas. Confira a seguir. Que a Força esteja com você.

    George Lucas estava procurando por atores com quem ele nunca tinha trabalhado antes e trouxe Harrison Ford, que tinha atuado em seu filme, Loucuras de Verão, para ler as falas com os jovens que fariam teste  para Han Solo – como Kurt Russell, Al Pacino, Jack Nicholson e Christopher Walken. Lucas gostou tanto da interpretação de Ford nos testes que o escalou para o papel.

    O intérprete de Obi-Wan Kenobi, Alec Guinness, detestava Guerra nas Estrelas e achava os diálogos pobres. Ele não queria aparecer em O Império Contra-ataca como "fantasma" em Dagobah mas aceitou sob algumas condições: ele trabalharia só um dia das 8h30 da manhã até 1h da tarde e receberia um quarto de um por cento do total bruto do filme. Essas 4h30 renderam ao ator milhões de dólares.

    Na primeira versão do roteiro de Guerra nas Estrelas, Obi-Wan sobrevivia ao confronto com Darth Vader. Os dois seriam separados por uma porta que se fecha, Luke ajudaria seu mentor a lutar contra os stormtroopers e ambos fogem ao lado de Leia, Han e Chewbacca. Entretanto, foi o próprio Alec Guinness que sugeriu a morte do personagem por não aguentar mais "toda essa besteira", em suas palavras.

    Já parou para pensar que Obi-Wan e Leia nunca se encontraram em Guerra nas Estrelas? Ela o vê longe, lutando com Darth Vader, enquanto ela tenta escapar da Estrela da Morte. A menos que você conte Kenobi presente no nascimento dela em A Vingança dos Sith, ela nunca o conheceu.

    Certa vez, George Lucas disse ao roteirista Lawrence Kasdan que qualquer pode usar a Força. "Se você quiser tirar um tempo para fazer isso, você conseguirá", disse ele durante uma conferência. É somente prática e concentração, como fazer yoga, ou karatê. Será que Lucas estava antecipando o personagem Chirrut Îmwe em Rogue One - Uma História Star Wars?

    Peter Cushing, intérprete de Grand Moff Tarkin, achava as botas de seu figurino tão desconfortáveis que ele usava chinelos durante muitas das suas cenas, insistindo para a produção nunca mostrar seus pés nas filmagens.

    Han atirou primeiro. Isso sempre foi claro, mas George Lucas mexeu tanto na cena que criou essa dúvida entre os fãs. No lançamento de 1999, Lucas fez Greedo atirar primeiro e errar, para depois Han dar o tiro fatal, alegando que ele não poderia ser conhecido como um assassino a sangue-frio, afinal, ia se casar com a Princesa Leia.

    Depois, no DVD de 2004 e no Blu-ray de 2011, o cineasta encurtou a cena do tiro fazendo parecer com que os dois tivessem atirado ao mesmo tempo, com Solo se esquivando, indiferente, do tiro de Greedo. E deu uma explicação mais absurda – leia aqui.

    As únicas pessoas que sabiam que o pai do Luke era Darth Vader eram George Lucas, Lawrence Kasdan e o produtor Gary Kurtz. David Prowse, o ator por baixo da máscara, tinha uma fala falsa que dizia que Obi-Wan tinha matado o pai de Luke. Mark Hamill soube momentos antes da cena, para reagir de acordo, e a famosa frase foi adicionada depois, quando o ator James Earl Jones fez a voz de Vader.

    Inclusive, David Prowse era um tagarela. O intérprete de Vader ficou conhecido por vazar detalhes da trama durante a produção de O Império Contra-Ataca, então George Lucas começou a dar a ele falas falsas, que até confundiam os outros atores.

    Prowse, inclusive, ficou muito chateado e achou um absurdo quando surgiram os rumores de que Lucas queria um astro de cinema para ser o rosto de Vader desmascarado em O Retorno de Jedi. A produção depois mudou de ideia e colocou um desconhecido por baixo da máscara: Sebastian Shaw, que, na época, era um ator de teatro. De qualquer forma, Prowse perdeu o que chamou de "seu momento".

    Talvez seja a insatisfação de David Prowse o que fez George Lucas bani-lo dos eventos de Star Wars por certo tempo. O cineasta considerava o ator "inconveniente".

    George Lucas originalmente queria Orson Welles como a voz de Darth Vader, mas abandonou a ideia ao perceber que o famoso barítono de Welles seria muito reconhecível.

    Lucas escolheu, então, James Earl Jones como a voz de Darth Vader por causa do forte barítono do ator. Ele recebeu apenas US$ 7500 por seus serviços e completou todas as suas falas em duas horas e meia. Na época, ele não foi creditado por seu trabalho no filme.

    O nome de Darth Vader não é algo que sempre esteve no imaginário de George Lucas. Segundo ele, foi algo que apareceu do nada na sua mente um dia. Posteriormente, ele disse, em entrevista que "'Darth' é uma variação de dark (sombrio), e 'Vader' é uma variação de 'father' (pai). Então, "é basicamente Dark Father (pai sombrio, na tradução)".

    Nos primeiros esboços do roteiro, Yoda se chamava "Buffy", mas foi mudado completamente para "Minch Yoda" e, então, encurtado para simplesmente Yoda.

    A 'marionete' de Yoda foi criada em uma semana pelo designer Stuart Freeborn com a ajuda do criador de Os Muppets, Jim Henson. O rosto do Jedi foi modelado a partir da face do próprio Freeborn, e os olhos eram inspirados nos de Albert Einstein, para dar sabedoria ao personagem.

    Jim Henson foi quem recomendou Frank Oz para ser Yoda, afinal ele já tinha trabalhado em Os Muppets e Vila Sésamo fazendo os trejeitos de Miss Piggy, Bert, Grover, Cookie Monster, Animal, Urso Fozzie, e Sam, a Águia.

    Os sets de O Império Contra-ataca eram no mesmo estúdio que Stanley Kubrick estava filmando O Iluminado. Um grande incêndio ocorreu no estúdio de som em fevereiro de 1979, fazendo com que Kubrick pegasse parte do estúdio de Império. Como o cineasta era perfeccionista, ele demorou a finalizar a produção e causou ainda mais atrasos nas filmagens de Star Wars.

    O diálogo mais famoso entre Leia e Han foi improvisado por Harrison Ford. Depois que a Princesa diz "Eu te amo", Solo responderia com um simples "Eu também te amo", mas tanto o diretor de O Império Contra-ataca, Irvin Kershner, quanto Ford acharam que a fala não combinava com o charmoso trapaceiro. Kershner, então, disse para Ford improvisar e saiu o natural "Eu sei" que entrou para a história.

    Na trilogia original, Han é o único não-usuário da Força a usar um sabre de luz. Ele usa a espada de Luke para abrir a barriga do Tauntaun morto a fim de esquentar Luke com o calor do animal quando eles estão em Hoth.

    O Retorno de Jedi quase teve um final bastante sombrio. Durante uma sessão de desenvolvimento de roteiro, George Lucas brincou com a ideia de que, depois que Luke tira o capacete de Vader, ele coloca nele mesmo e diz "Agora, eu sou Vader", e se vira para o Lado Negro da Força, planejando matar a tropa rebelde e governar o universo.

    Jabba, o Hutt foi parcialmente inspirado pelo robusto ator britânico Sydney Greenstreet, famoso por estrelar Casablanca e Relíquia Macabra.

    Jabba, criado pelo designer de Yoda, Stuart Freeborn, originalmente não era para ser uma "lesma" encardida, mas uma criatura felpuda.

    Três pessoas ficavam dentro da enorme marionete de Jabba. Uma controlava o braço direito e o maxilar; a outra, o braço esquerdo, a língua e movimentos de cabeça; ambos moviam o corpo, e uma terceira ficava na cauda. Do lado de fora, outras duas pessoas controlavam os olhos por rádio; alguém ficava assoprava fumaça de cigarro por um tubo, e outro usava uma foles para fazer os pulmões da criatura.

    O destino de Han Solo no final de O Império Contra-ataca foi mantido no ar porque o contrato de Harrison Ford era só para dois filmes. O ator eventualmente voltou para O Retorno de Jedi mas implorou para os roteiristas matarem Solo pois acreditava que não havia nada construtivo para fazer com seu personagem.

    Lawrence Kasdan concordou com Harrison Ford, e Solo quase não sobreviveu ao congelamento em carbonita para mostrar ao público que qualquer um poderia ser o próximo. Mas George Lucas vetou a ideia pois queria um final inspirador para a franquia, com todos os protagonistas vivos. Porém, pelo jeito, Ford conseguiu seu desejo décadas depois...

    Quando Mark Hamill percebeu o plano de George Lucas de fazer de Darth Vader o pai de Luke e de Leia sua irmã, o ator sugeriu que o cineasta criasse um potencial interesse amoroso para Luke em O Retorno de Jedi. Hamill até presenteou Lucas com um livro de arte sci-fi pedindo que ele escolhesse como a moça se pareceria a partir dos desenhos.

    No universo expandido, Luke Skywalker eventualmente ganha uma namorada (e futura esposa), criada pelo autor Timothy Zahn: a guerreira Mara Jade.

    Não há pilotos mulheres na trilogia original. Apesar de estarem no roteiro inicial, elas foram removidas do corte final do filme.

    George Lucas ofereceu para David Lynch (Twin Peaks, Veludo Azul) dirigir O Retorno de Jedi, mas o aclamado diretor recusou a proposta.

    Em 1998, antes dos trailers chegarem ao YouTube, eles eram exibidos nas salas de cinema. Nos Estados Unidos, o primeiro teaser de A Ameaça Fantasma passou antes do filme Encontro Marcado, aumentando consideravelmente o público do filme. Fontes afirmam que muitas pessoas iam ver a prévia e saiam da sala antes que o longa de Brad Pitt tivesse começado.

    Dependendo do filme, Yoda tem um número diferente de dedos nos pés. Em A Ameaça Fantasma, ele tem três; mas em O Império Contra-ataca, O Retorno de Jedi e A Vingança dos Sith, o mestre Jedi possui quatro dedos nos pés: três na frente e um atrás.

    No Episódio I, o comunicador pessoal usado por Qui-Gon Jinn na verdade é um molde de resina de um depilador feminino da Gillette.

    Os sets de A Ameaça Fantasma foram construídos para o tamanho dos atores, mas a produção não contou com o fato de que Liam Neeson tem 1,93 de altura. Por isso, tiveram que reconstruir as portas para Qui-Gon Jinn, aumentando o orçamento em 150 mil dólares só em custos de produção.

    A banca 'N Sync fez uma participação especial em O Ataque dos Clones a pedido da filha de George Lucas. Entretanto, foram tirados do corte final da produção.

    Um jovem Han Solo quase apareceu em uma cena de A Vingança dos Sith. Ele apareceria sendo criado por Chewbacca no planeta dos Wookiees e ajudando Yoda a localizar o General Grievous. Foram feitas, inclusive, artes conceituais de um Solo com 10 anos de idade para a cena. Pelo menos, o jovem vai ganhar um filme solo em 2018 na pele de Alden Ehrenreich, né?

    Durante as filmagens de O Despertar da Força, Harrison Ford quebrou o tornozelo quando a porta do Millennium Falcon fechou na sua perna, atrasando as gravações por algumas semanas. O diretor J.J. Abrams revelou ter distendido a coluna ao tentar tirar Ford debaixo da porta.

    George Lucas disse a Mark Hamill que uma nova trilogia Star Wars seria feita pela Disney e, caso ele não quisesse se envolver, Luke não apareceria no roteiro. No entanto, Hamill imediatamente concordou em reprisar o papel e, apesar de estar muito animado, fingiu ser indiferente. Carrie Fisher também aceitou a proposta em cinco segundos, e perguntou se havia um papel para sua filha, Billie Lourd.

    Mark Hamill regravou a fala "a Força é forte em minha família", de O Retorno de Jedi, para o teaser trailer de O Despertar da Força. Porém, foi decidido que a gravação mais recentemente seria mixadas ao diálogo original como uma reverberação, de modo a provocar sutilmente sua reprise como Luke Skywalker.

    Nos primeiros esboços do roteiro, Yoda se chamava "Buffy", mas foi mudado completamente para "Minch Yoda" e, então, encurtado para simplesmente Yoda.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top