Minha conta
    Chewbacca confirma que Han Solo atirou primeiro em Star Wars

    Acabou o mistério! Peter Mayhew divulgou no Twitter parte do roteiro original de Guerra nas Estrelas.

    Quem atirou primeiro? Han Solo (Harrison Ford) ou Greedo?

    Este, que é um dos maiores mistérios de Star Wars, pode ter chegado ao fim. E tudo graças ao braço direito de Solo: Chewbacca.

    Peter Mayhew, o ator que viveu o wookie na trilogia original e em O Despertar da Força (com uma ajudinha), tem usado o Twitter nas últimas semanas para compartilhar com os fãs imagens do roteiro do primeiro Guerra nas Estrelas. A última delas foi essa:

    Além de ser um presente para os fãs, as páginas divulgadas recentemente provam, incontestavelmente, que Han atirou primeiro. No roteiro, vemos que Greedo (chamado de "Allen", supostamente significando "Alien") "desaparece em um flash de luz cegante. Han puxa a sua arma de debaixo da mesa conforme os outros clientes olham com espanto". Olha só:

    Para quem não se lembra, em Guerra nas Estrelas, Han Solo, um trapaceiro do espaço de caráter duvidoso, é colocado contra a parede sob a mira de uma arma em uma cantina pelo capanga de Jabba, Greedo. O alienígena diz que Han deve a Jabba mas que o seu chefe pode considerar perdoá-lo em troca da Millenium Falcon. "Só sobre o meu cadáver", diz Solo. "Essa é a ideia", replica Greedo. Então, vemos um tiro laser, fumaça e Greedo morto sobre a mesa.

    Durante anos, ficou claro para quase todo mundo na galáxia que Han não ia ser vencido por um ser com cara de lagarto e que, antes Greedo pudesse pensar em puxar o gatilho, Han atirou primeiro.

    Só que uma pessoa pensou diferente: George Lucas. O criador da franquia Guerra nas Estrelas resolveu alterar a citada cena. No lançamento especial de 1999, Lucas fez Greedo atirar primeiro e errar, para depois Han dar o tiro fatal. O contragolpe foi instantâneo mas Lucas insistiu que a nova versão era a certa e não se importou com o que os fãs acharam. E sua explicação foi simples: "Han Solo ia se casar com a princesa Leia e você olha para atrás e diz 'Ele deveria ser um assassino a sangue-frio?'. Porque eu estava pensando mitologicamente - ele deveria ser um caubói, ele deveria ser John Wayne?".

    Mas o diretor não parou por aí. Para o lançamento do DVD de 2004 e do Blu-ray em 2011, ele encurtou a cena, fazendo parecer com que os dois tivessem atirado ao mesmo tempo, com Solo se esquivando, indiferente, do tiro de Greedo. Desta vez, a explicação foi ainda mais absurda: "[A cena] tinha sido feita em close e era confuso quem tinham feito o que. Eu coloquei uma tomada mais ampla ali e deixei claro que Greedo foi quem atirou primeiro, mas todo mundo queria pensar que Han atirou primeiro, porque eles queriam pensar que, de fato, ele tinha atirado à queima-roupa nele".

    Assista à cena original e à remasterizada lado a lado:

    Está bem claro que na versão original Han atirou primeiro. E se alguém ainda tinha alguma dúvida, o post de Mayhew das páginas do roteiro original prova que Lucas só estava tentando alterar a história. Han desde sempre e para sempre atira primeiro.

    É claro que esta é só uma questão que gerou tretas entre os fãs precisa ser colocada em perspectiva por alguém. Alguém como o próprio Han Solo.

    Em uma conversa com fãs no Reddit no ano passado para divulgar Star Wars - O Despertar da Força, Harrison Ford foi perguntado a inevitável pergunta de quem atirou primeiro e ofereceu uma resposta inestimável: "Eu não sei e não me importo."

    E você, o que acha? Han atirou primeiro ou não? Conte para a gente nos comentários.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top