Minha conta
    Internautas ironizam alerta sobre sexo gay em Praia do Futuro e produção lança campanha anti-homofobia

    Filme dirigido por Karim Aïnouz traz cena de amor entre Wagner Moura e o alemão Clemens Schick. Controvérsia começou quando um cinéfilo recebeu o carimbo "avisado" em seu ingresso após uma atendente do cinema alertar sobre a temática homossexual.

    Por mais que Wagner Moura tenha evitado comentar as cenas de sexo que ele protagoniza com o ator alemão Clemens Schick em Praia do Futuro - com a justificativa de que seria simplista limitar a mensagem da trama à essas passagens -, as tais cenas não deixaram de causar controvérsia.

    Na última quarta-feira (21), circulou pela internet a foto de um bilhete de cinema para Praia do Futuro com um carimbo escrito "avisado". O fato aconteceu com o professor Iarlley Araujo, que teria recebido o seguinte alerta de uma funcionária do Cinépolis de João Pessoa: "Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual."

    Posteriormente, um porta-voz da rede de cinemas afirmou que "o evento ocorrido não reflete em nenhum momento a cultura e os valores da Cinépolis Brasil. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas" e que o carimbo de "avisado" não serve para se referir ao conteúdo do filme, mas sim para notificar a pessoa que ela vai precisar apresentar sua carteirinha de estudante na entrada da sala de cinema em questão. 

    O fato gerou debates calorosos nas redes sociais e não demorou muito tempo até que o assunto se tornasse viral. Internautas criaram dois tumblrs com montagens que ironizam o aviso do cinema de João Pessoa: “Tá avisado" (com publicações como: "Senhor, o senhor está ciente que este filme possui cenas de abandono de menor?", sobre Esqueceram de Mim) e "Tem que avisar" (com publicações como "Contém cenas de: tentativa de homicídio, envenenamento, abuso de incapaz; exploração de animais", sobre A Bela Adormecida).

    Mas as respostas não vieram apenas em forma de piadas. A produção de Praia do Futuro aproveitou a ocasião para falar sério e lançar uma campanha contra a homofobia em sua página do Facebook: "Discriminação, intolerância, preconceito e ódio são coisas que devem ficar no passado. Faça parte da nossa campanha: tire uma foto com a hashtag #HomofobiaNãoÉANossaPraia e mande para nós."

    Em entrevista ao Jornal O Globo, o diretor Karim Aïnouz deu seu parecer sobre a polêmica: "Ficamos tristes com esse tipo de reação porque a intolerância e o preconceito são manifestações muito tristes da alma humana - e elas em geral são frutos da ignorância, assim como o fascismo e o racismo, mas é muito positivo que o nosso filme venha pra fazer avançar este debate, e quem sabe, promover mais tolerância e respeito às diferenças.

    O que você, leitor do AdoroCinema, acha da polêmica?

    Depoimento do professor de turismo Iarlley Araujo postado em seu instagram: "Ao comprar o ingresso do #folia #PraiadoFuturo fui questionado com a seguinte frase do atendente do #Cinépolis #JoãoPessoa/PB; 'Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual.' Eu disse; 'sem problemas' Então recebi meu ingresso com esse carimbo de AVISADO. Na hora fiquei surpreso e com um misto de dúvidas... Uma das é: Isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta? Com relação ao filme, ele é sensível, romântico, dramático e questionante!". De acordo com porta-voz do cinema em questão, "o evento ocorrido não reflete em nenhum momento a cultura e os valores da Cinépolis Brasil. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas."

    Aviso para Esqueceram de Mim. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Aviso para Procurando Nemo. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Sobrou até pro Leonardo DiCaprio. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Aviso sobre A Origem. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Aviso para os fãs de Harry Potter. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Aviso para Ela. Veja mais publicações no tumblr "Tá avisado".

    Aviso para A Farra do Circo. Veja outras publicações no tumblr "Tá avisado".

    Avisos para Branca de Neve os Sete Anões. Veja mais publicações no tumblr "Tem que avisar".

    Avisos para Chaves. Veja mais publicações no tumblr "Tem que avisar".

    Avisos para A Fantástica Fábrica de Chocolate. Veja mais publicações no tumblr "Tem que avisar".

    "Avisos? Nós temos três!", disse a produção de Praia do Futuro.

    Produção do filme lança campanha contra preconceito: "Discriminação, intolerância, preconceito e ódio são coisas que devem ficar no passado. Faça parte da nossa campanha: tire uma foto com a hashtag #HomofobiaNãoÉANossaPraia e mande para nós. Pode ser através da nossa inbox ou você pode publicar no seu Instagram e Twitter usando a mesma hashtag. Todas as fotos serão publicadas na página oficial de PRAIA DO FUTURO no Facebook."

    Karim Aïnouz, diretor de Praia do Futuro, aderindo à campanha "#HomofobiaNãoÉANossaPraia".

    Diversas pessoas enviaram suas fotos apoiando a campanha "#HomofobiaNãoÉANossaPraia".

    Produção de Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou aproveitou a ocasião para promover a nova comédia nacional e apoiar a causa levantada por Praia do Futuro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top