2021 vai chegando ao fim, mas essa não é a única despedida que tivemos neste ano. Afinal, nem todas as séries de TV contam com a chance de seguir para uma segunda temporada. Já outras veteranas acabam encontrando finais abruptos por diferentes motivos, sejam financeiros ou provocados por tempos de pandemia. Para honrar aquelas obras que vão deixar saudades (ou não), o AdoroCinema lista quais foram os piores cancelamentos de séries dos últimos 12 meses.
Porém, é importante diferenciar série cancelada daquelas que foram finalizadas e tiveram tempo para se despedir. Por isso, nossa lista não conta com aquelas que tiveram finais fechados, como Lucifer, Brooklyn Nine-Nine, Supergirl, Dickinson, The Walking Dead: World Beyond, Insecure e The Bold Type, por exemplo. Confira abaixo:
Julie and the Phantoms
Desde 2020, os fãs se dedicaram nas redes sociais, pedindo a renovação de Julie and the Phantoms, série musical de Kenny Ortega (diretor de High School Musical), enchendo os comentários do twitter e instagram da Netflix. Apesar da comoção (e das milhões de visualizações no Youtube), foi anunciado que a trama não vai retornar para uma segunda temporada. Só nos resta escutar a trilha sonora no repeat e lembrar: "Whatever happens, even if I'm the last standing, I'ma stand tall!"
Cowboy Bebop
Já essa nem teve tempo de conquistar o público. Uma das grandes apostas da Netflix, o remake live-action de Cowboy Bebop trazia John Cho, Daniella Pineda e Mustafa Shakir numa aventura cheia de estilo e efeitos. Porém, parece que o investimento não deu grandes resultados de audiência, a ponto do show ser cancelado menos de um mês após sua estreia mundial. Alguns fãs estão fazendo campanha pelo retorno, mas a recepção não foi tão calorosa como esperavam.
Lovecraft Country
Por sua vez, Lovecraft Country conquistou a crítica especializada (inclusive do AdoroCinema), recebendo até diversas indicações ao Emmy Awards. Portanto, foi uma grande surpresa quando a HBO anunciou que não ia retomar a obra para uma segunda temporada. Nas redes sociais, a showrunner Misha Green declarou como tinha ideias ambiciosas para os novos episódios, mas nenhuma razão foi divulgada para o cancelamento do show — que contava com um elenco estrelado como Jonathan Majors, Jurnee Smollett e o saudoso Michael K. Williams.
Panic
O Amazon Prime Video está investindo no público teen, criando sucessos como The Wilds e distribuindo Cruel Summer. Logo, as expectativas eram altas para Panic, adaptação que trazia os jovens de uma pequena cidade numa competição estilo Jogos Vorazes. Infelizmente, a obra não teve tanta repercussão e o serviço de streaming decidiu cancelar o projeto, após apenas uma temporada, mesmo com o último capítulo dando a entender que os jogos ainda não tinham chegado ao fim.
Zoey e a sua Fantástica Playlist
Disponível no Brasil pela Globoplay, Zoey's Extraordinary Playlist era uma simpática série da NBC sobre uma jovem programadora (Jane Levy) que conseguia ouvir os pensamentos das pessoas através de canções. Apesar de ter um grupo leal de fãs, seus números de audiência nunca foram marcantes, então a série não sobreviveu à era de cancelamentos feita a cada season. Felizmente, o streaming Roku encomendou um telefilme natalino que encerra a história.
O Legado de Júpiter
Outra grande aposta da Netflix nessa lista. Muitos esperavam que O Legado de Júpiter seria um concorrente audacioso para The Boys no catálogo do TUDUM. A história sobre duas gerações de super-heróis não conquistou apoio de público ou crítica, além de ter umas caracterizações meio duvidosas. Resultado? Não demorou muito tempo para ser vítima da faca da Netflix, sendo cancelada após uma temporada, deixando várias questões sem resposta.
Generation
Mais uma série novata que não conseguiu engrenar foi Generation (ou Genera+ion para os mais íntimos). Apesar de ser bem elogiada por ter um elenco jovem talentoso dando um show de representatividade nas telinhas, o pessoal da HBO Max acabou cancelando o projeto — mesmo estando na cara como aqueles adolescentes tinham mais histórias para contar. Ainda assim, é uma pérola escondida em seu catálogo, que merece a atenção do público.
Good Girls
Sabe o que é triste? Se dedicar à uma série durante anos, só pra ela ter um final abrupto e aberto, deixando os fãs (e os personagens) sem a conclusão que merecem. Infelizmente, foi o caso de Good Girls, cancelada pela NBC e distribuída no Brasil pela Netflix. O pior dessa história é o motivo: dinheiro. Segundo fontes da imprensa norte-americana, um dos principais atores do projeto não chegou à um acordo financeiro e decidiram cancelar a série, ao invés de seguir a trama.
For Life
Inspirada numa história real, For Life surpreendeu ao desbancar grandes sucessos no top 10 do catálogo brasileiro da Netflix. Porém, a situação não foi a mesma na ABC, sua emissora de origem, já que teve uma queda de 28% na audiência do segundo ano, em relação à primeira temporada. Os produtores tentaram vender a série para um serviço de streaming, porém as negociações acabaram não indo para frente, liberando o elenco para outros projetos.
Manifest
Manifest sempre foi uma série de reviravoltas e a situação não foi diferente no final da terceira temporada. Assim, os fãs ficaram revoltados quando a trama foi cancelada pela NBC. Curiosamente, na mesma época de tal anúncio, a obra começou a fazer grande sucesso no catálogo internacional da Netflix, que acabou salvando o show para uma última temporada, com mais episódios que o normal. Ou seja, Manifest é a prova que as campanhas de fãs ainda podem funcionar, então mantenham suas esperanças (de forma moderada)!