Minha conta
    Rocky Balboa: Sylvester Stallone fez quanto dinheiro com a franquia de sucesso?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Iniciada em 1976, Rocky levou Stallone ao estrelado e chegou na hora certa, sendo o milagre financeiro que o jovem ator estava precisando.

    Rocky Balboa (Sylvester Stallone) é um lutador de boxe medíocre que trabalha para um agiota, e tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a ideia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide dar tudo de si e treinar intensamente, em nome da luta que pode mudar sua vida. Essa é a premissa de um dos filmes de boxe mais celebrados na história do cinema, Rocky, um Lutador, de 1976.

    Rocky, um Lutador
    Rocky, um Lutador
    Data de lançamento 7 de janeiro de 1977 | 1h 59min
    Criador(es): John G. Avildsen
    Com Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Reza a lenda, que Sylvester Stallone criou Rocky Balboa após assistir uma luta em que Muhammad Ali foi derrubado por um estreante nos ringues. Enxergando em sua frente uma grande história, Sly escreveu em apenas três dias a jornada de Rocky Balboa, que também servia como metáfora para sua própria vida – Stallone era até aquele momento, um ator sem grandes feitos na carreira, um azarão em busca de sua grande chance e de um projeto que pudesse objetivamente sustentar sua família.

    Outra lenda conhecida de Hollywood é de que a situação financeira do astro era tão ruim no momento, que ele precisou vender até seu cachorro, que teria sido comprado de volta durante as filmagens do filme, em troca de uma participação pequena do comprador nas cenas iniciais de Rocky, um Lutador. Butkus, o cão, estrelou junto de Stallone os dois primeiros filmes da franquia.

    Mas, mesmo com uma história em mãos capaz de encantar os produtores, Sly não foi considerado inicialmente para o papel do protagonista. Com o objetivo de chamar um ator de maior relevância na indústria para o papel principal e apenas comprar os direitos do roteiro de Stallone, os executivos colocaram o ator em uma posição difícil. Mesmo enfrentando grandes problemas financeiros, o astro persistiu em viver o lutador nas telas, conseguindo um cachê pouco significativo enquanto estrela principal e roteirista. Todavia, não deixou de ser uma decisão extremamente acertada. O longa ganhou o Oscar de melhor filme, desbancando Taxi Driver de Martin Scorsese, além de uma bilheteria meteórica e indicações de Stallone a melhor ator.

    Quanto Stallone ganhou pela franquia Rocky?

    O cachê de Sylvester Stallone recebeu aumentos significativos ao longo dos filmes da franquia. Segundo o Screen Rant, em Rocky V o cachê de Sly já chegava na casa dos US$ 15 milhões. Todavia, o ator não recebeu nenhuma participação acionária no icônico personagem e na história, ou seja, nenhuma porcentagem sob licenciamento e mercadorias. O estúdio MGM pagou cerca de US$ 2,5 milhões no total por Rocky. 

    Em postagem recente em suas redes sociais, Stallone criticou o produtor, ex-sócio e ex-amigo Irwin Winkler, por supostamente controlar os direitos autorais de Rocky. A polêmica parece estar mais viva do que nunca. No ano em que Rocky III completa 40 anos, o que é inegável é a importância desse personagem para a carreira de Sylvester Stallone, que se tornou um dos maiores ídolos do cinema de ação, para toda uma geração de fãs.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top