Minha conta
    Dia do Cinema Brasileiro: 13 filmes nacionais além da comédia para conhecer melhor o País
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Dramas, suspenses, thrillers, fantasias e romances compõem uma seleção de ouro para celebrar a data.

    Neste domingo, 19 de junho, celebra-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em referência às primeiras imagens registradas em solo nacional, feitas por Afonso Segreto, que acabava de voltar da Europa, onde fez um curso de operação de cinematógrafos. As cenas foram feitas em 1898, durante a entrada do ítalo-brasileiro na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

    Para celebrar a data, o AdoroCinema fez uma seleção de longas nacionais além da comédia, gênero mais popular no país, para fugir um pouco do óbvio. Entre romances, dramas, suspenses e thrillers, os filmes apresentam os trabalhos de diretores como Anna Muylaert, José Mojica Marins, Kleber Mendonça, Aly Muritiba, Déo Cardoso, entre outros.

    Curiosamente, o cinema brasileiro também é celebrado em 5 de novembro, data que rememora a primeira exibição pública de cinema no país. Abaixo, confira 13 filmes nacionais além da comédia para conhecer melhor o país:

    Hoje Eu Quero Voltar Sozinho | Netflix

    Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
    Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
    Data de lançamento 10 de abril de 2014 | 1h 36min
    Criador(es): Daniel Ribeiro (II)
    Com Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

    Deserto Particular | HBO Max

    Deserto Particular
    Deserto Particular
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 2h 00min
    Criador(es): Aly Muritiba
    Com Antonio Saboia, Thomas Aquino, Laila Garin
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    4,0

    Em Deserto Particular, Daniel é um policial exemplar, mas acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele parte em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente. Ele então mergulha em um intenso processo interno para aprender a lidar melhor com seus próprios afetos.

    Estômago | Netflix

    Estômago
    Estômago
    Data de lançamento 11 de abril de 2008 | 1h 52min
    Criador(es): Marcos Jorge
    Com João Miguel, Babu Santana, Fabiula Nascimento
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso.

    20 anos sem o Brasil no Oscar de melhor filme estrangeiro: O que separa o cinema nacional da estatueta?

    Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

    2 Coelhos | Telecine

    2 Coelhos
    2 Coelhos
    Data de lançamento 20 de janeiro de 2012 | 1h 48min
    Criador(es): Afonso Poyart
    Com Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Alessandra Negrini
    Imprensa
    3,6
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes.

    As Boas Maneiras | Netflix

    As Boas Maneiras
    As Boas Maneiras
    Data de lançamento 7 de junho de 2018 | 2h 16min
    Criador(es): Juliana Rojas, Marco Dutra
    Com Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Eduardo Gomes
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Reserva Imovision+

    Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

    O Som Ao Redor | Netflix

    O Som ao Redor
    O Som ao Redor
    Data de lançamento 4 de janeiro de 2013 | 2h 11min
    Criador(es): Kleber Mendonça Filho
    Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
    Imprensa
    4,7
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

    À Meia-Noite Levarei Sua Alma | Prime Video

    À Meia-Noite Levarei Sua Alma
    À Meia-Noite Levarei Sua Alma
    Data de lançamento 9 de novembro de 1964 | 1h 32min
    Criador(es): José Mojica Marins
    Com José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo Lima
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão (José Mojica Marins) pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. Mas sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça violentada pelo coveiro quer se suicidar, para regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.

    Cine Holliúdy | Telecine

    Cine Holliúdy
    Cine Holliúdy
    Data de lançamento 9 de agosto de 2013 | 1h 31min
    Criador(es): Halder Gomes
    Com Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Cine Holliúdy se passa no interior do Ceará, na década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson (Edmilson Filho) entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

    O Beijo da Mulher Aranha | Telecine

    O Beijo da Mulher-Aranha
    O Beijo da Mulher-Aranha
    Data de lançamento 13 de abril de 1986 | 2h 00min
    Criador(es): Héctor Babenco
    Com William Hurt, Raúl Julia, Sônia Braga
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.

    Café com Canela | Prime Video

    Café com Canela
    Café com Canela
    Data de lançamento 16 de agosto de 2018 | 1h 40min
    Criador(es): Ary Rosa, Glenda Nicácio
    Com Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana
    Imprensa
    3,6
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próximas. Um dia, Violeta (Aline Brune) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude.

    Cidade Baixa | Telecine

    Cidade Baixa
    Cidade Baixa
    Data de lançamento 4 de novembro de 2005 | 1h 40min
    Criador(es): Sérgio Machado
    Com Lázaro Ramos, Wagner Moura, Alice Braga
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) se conhecem desde garotos, sendo difícil até mesmo falar em um sem se lembrar do outro. Eles ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram em parceria. Um dia surge Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador a quem a dupla dá uma carona.

    Deus e o Diabo na Terra do Sol em 4K: "Filme volta para fazer o mesmo tipo de resistência de 1964", afirma Paloma Rocha, filha de Glauber

    Após descarregarem em Cachoeira, Deco e Naldinho vão até uma rinha de galos. Naldinho aposta o dinheiro ganho com o frete, mas se envolve em confusão e termina recebendo uma facada. Deco defende o amigo e ataca o agressor, mas os dois são obrigados a fugir no barco, rumo a Salvador. Enquanto Naldinho se recupera, Deco tenta conseguir dinheiro para ajudar o amigo. Ao chegarem em Salvador, a dupla reencontra Karinna, que está agora trabalhando em uma boate. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando a possibilidade de que levem uma vida a três.

    Mãe Só Há Uma | Apple TV

    Mãe Só Há Uma
    Mãe Só Há Uma
    Data de lançamento 21 de julho de 2016 | 1h 22min
    Criador(es): Anna Muylaert
    Com Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    3,5

    Pierre descobre que sua família não é biológica quando a polícia prende sua mãe. Confuso, ele vai atrás de seus parentes verdadeiros, que o conhecem como Felipe, e a nova realidade faz com que o rapaz encontre finalmente sua real identidade.

    Cabeça de Nêgo | Telecine

    Cabeça de Nêgo
    Cabeça de Nêgo
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 1h 25min
    Criador(es): Déo Cardoso
    Com Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jessica Ellen
    Usuários
    3,6
    Assista agora

    Em Cabeça de Nêgo, após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo (Lucas Limeira) é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção da escola, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um verdadeiro movimento estudantil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top