Minha conta
    Astro de Game of Thrones, Peter Dinklage comenta representação do nanismo em filme de Leandro Hassum

    O intérprete de Tyrion Lannister criticou não só a falta de representatividade no cinema, como também o padrão de beleza nas histórias românticas.

    Amor Sem Medida, filme de Leandro Hassum que chegou à Netflix em 18 de novembro, continua recebendo críticas por conter piadas capacitistas e preconceituosas. Primeiro, foi a atriz Juliana Caldas quem detonou a comédia romântica também estrelada por Juliana Paes. Agora, ninguém menos que Peter Dinklage – conhecido pelo papel de Tyrion Lannister na série Game of Thrones – se pronunciou a respeito da forma como o nanismo é retratado no longa.

    Isso porque a trama gira em torno de Ricardo Leão (Hassum), um conceituado cardiologista que se envolve com Ivana (Paes), uma advogada divorciada, depois que ela acidentalmente perde seu celular. Acontece que o homem tem 1,36m de altura, uma característica que gera muitos conflitos no relacionamento – sobretudo em função da resistência apresentada pela família de Ivana.

    Amor Sem Medida
    Amor Sem Medida
    Data de lançamento 18 de novembro de 2021 | 1h 34min
    Criador(es): Alê McHaddo
    Com Juliana Paes, Leandro Hassum, Elizângela
    Usuários
    2,6
    Assistir em streaming

    Em entrevista à Folha de S.Paulo para promover seu novo projeto – o musical Cyrano –, Dinklage comentou o fato de Hassum ter se valido de computação gráfica para parecer uma pessoa de baixa estatura, ao invés de escalar um profissional que realmente fosse anão. O ator americano – que, assim como Caldas, tem nanismo – condenou a tendência de buscar lucro em cima das minorias: “Eu vejo filmes do passado e, infelizmente, se algo faz dinheiro, vai ser repetido. Estamos falando de uma indústria, afinal."

    "Desde o nascimento do cinema, histórias românticas, pelo menos nos Estados Unidos, foram monopolizadas por pessoas brancas e bonitas", observou Dinklage, que acredita haver uma mudança em curso. "Agora, nós estamos vivendo em tempos muito interessantes, porque esse não é mais o caso [o padrão de beleza]. O mundo está muito mais complexo, e nós precisamos ouvir todas as histórias de amor."

    "As pessoas bonitas não monopolizaram o amor em si", continuou o intérprete de Tyrion. "O amor é universal. Eu sei que gostamos de ir ao cinema para ver gente bonita, mas há muitas outras histórias por aí e elas precisam ser contadas."

    Game of Thrones: Peter Dinklage previu destino de Tyrion antes de ler o final da série

    Apesar de ter apontado a falta de representatividade no filme de Hassum, Dinklage propôs uma reflexão sobre o próprio ofício do ator. “É uma questão muito complicada, porque nós atores precisamos ter muito cuidado para não ofender as pessoas, e ao mesmo tempo nosso trabalho é basicamente interpretar pessoas que não têm nada a ver com a gente. Então isso gera um impasse", completou.

    Em Cyrano – que deve chegar aos cinemas brasileiros no início de 2022 –, Dinklage encarna Cyrano de Bergerac, um homem à frente de seu tempo que brilha tanto pela destreza de sua réplica quanto pela de sua espada. Mas, convencido de que sua aparência o torna indigno do amor de sua grande amiga, a resplandecente Roxanne (Haley Bennett), ele resolve não confessar sua atração, deixando-a sucumbir aos encantos do belo Christian (Kelvin Harrison Jr.).

    Dirigido por Joe Wright (Orgulho e Preconceito e O Destino de Uma Nação), o longa é baseado na peça homônima escrita por Edmond Rostand. Na versão original, o protagonista é famoso por seu nariz grande, o que faz com que se sinta inadequado e frustrado amorosamente. Dessa vez, o conflito foi deslocado para a baixa estatura de Cyrano – aspecto que, segundo Dinklage, ajudou a tornar o personagem mais real e relacionável.

    Cyrano
    Cyrano
    Data de lançamento 14 de outubro de 2022 | 2h 04min
    Criador(es): Joe Wright
    Com Peter Dinklage, Haley Bennett, Kelvin Harrison Jr.
    Usuários
    3,7
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top