Minha conta
    8 produções brasileiras com muito protagonismo negro para assistir na Netflix
    Gabriel Magarão
    Gabriel Magarão
    -Redator
    Apaixonado por cinema de terror, séries de comédia e Julia Louis-Dreyfus

    Uma das melhores coisas sobre as produções brasileiras é a diversidade. Se você é fã do audiovisual nacional, vem conhecer essas produções incríveis com protagonistas negros.

    Não é novidade que o Brasil tem diversas produções audiovisuais fantásticas. Entre filmes de comédia hilários, histórias de amor comoventes e grandes sucessos internacionais, o cinema e a televisão nacional já produziram vários clássicos aclamados pelo público e crítica. E um dos pontos mais relevantes sobre as produções nacionais é a diversidade da população brasileira.

    Embora ainda exista uma grande discrepância na representação de minorias raciais, o Brasil já lançou inúmeras séries e filmes marcantes com protagonistas negros bem desenvolvidos. Por isso, o AdoroCinema escolheu oito produções com protagonismo negro disponíveis na Netflix que todo mundo deveria assistir.

    Filmes com protagonismo negro de todos os gêneros

    7 PRISIONEIROS

    Protagonizado por Christian Malheiros e Rodrigo Santoro7 Prisioneiros acompanha Mateus (Malheiros), um jovem tentando juntar dinheiro para dar uma vida melhor à família. Ele aceita uma oportunidade de emprego com Luca (Santoro) para trabalhar em um ferro-velho em São Paulo, mas acaba sendo vítima de um esquema de escravidão contemporânea.

    O filme retrata a triste realidade de vários jovens brasileiros que são forçados a se submeter a situações de exploração para não passar fome. O impacto do filme é tão grande que o ator Christian Malheiros teve dificuldade de se desprender de seu personagem.

    7 Prisioneiros
    7 Prisioneiros
    Data de lançamento 11 de novembro de 2021 | 1h 33min
    Criador(es): Alexandre Moratto
    Com Cecília Homem de Mello, Christian Malheiros, Clayton Mariano
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    SINTONIA

    Também protagonizada por Christian Malheiros, Sintonia é uma série original da Netflix que acompanha os amigos, Nando (Malheiros), Rita (Bruna Mascarenhas) e Doni (MC Jottapê). Eles cresceram juntos em uma favela de São Paulo e foram influenciados pelo funk, o tráfico de drogas e a igreja cristã, cada um seguindo um rumo distinto. A série apresenta de forma honesta a realidade das favelas brasileiras e dos jovens que crescem na periferia. Sintonia também ajuda a reconhecer o funk como um ritmo musical legítimo.

    Sintonia
    Sintonia
    Data de lançamento 2019-08-09 | min
    Séries : Sintonia
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    IRMANDADE

    Também original da Netflix, Irmandade é uma série dramática protagonizada por Seu Jorge e Naruna Costa. A trama acompanha Cristina (Costa), uma advogada que sempre se esforçou para trabalhar dentro da lei. Depois de anos procurando o irmão Edson (Jorge), ela descobre que ele está preso e é chefe de uma facção na cadeia. Quando é obrigada a trabalhar como informante para polícia, Cristina acaba adentrando o mundo do cárcere e passa a questionar suas certezas sobre justiça e o sistema criminal.

    Irmandade
    Irmandade
    Data de lançamento 2019-10-25 | min
    Séries : Irmandade
    Com Naruna Costa, Seu Jorge, Hermila Guedes
    Usuários
    4,2
    Assistir em streaming

    M8 - QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA

    Dirigido por Jeferson De (Doutor Gama) e protagonizado por Juan Paiva (Um Lugar ao Sol), M8 conta a história de Maurício, um estudante de medicina vindo da periferia que se sente alienado em um espaço majoritariamente branco. Durante uma aula de anatomia, ele é apresentado ao corpo de um homem negro que será utilizado durante o curso.

    Entre a realidade e a fantasia, Maurício acaba criando uma estranha conexão com o morto. O filme traz questões importantes sobre racismo nas universidades e diferenças de oportunidades para pessoas brancas e negras.

    M8 - Quando a Morte Socorre a Vida
    M8 - Quando a Morte Socorre a Vida
    Data de lançamento 3 de dezembro de 2020 | 1h 14min
    Criador(es): Jeferson De
    Com Juan Paiva, Raphael Logam, Henri Pagnoncelli
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming
    Doutora Brinquedos e outras 5 séries animadas com protagonismo negro para crianças

    BRANCO SAI, PRETO FICA

    Misturando ficção científica com documentário, Branco Sai, Preto Fica acompanha dois homens negros em Brasília que tiveram suas vidas marcadas pela violência policial em um baile de black music. Utilizando elementos distópicos e viagem no tempo, o filme apresenta a vivência de seus protagonistas negros de forma crítica e faz o público questionar como o sistema funciona para perpetuar o racismo.

    Branco Sai, Preto Fica
    Branco Sai, Preto Fica
    Data de lançamento 19 de março de 2015 | 1h 33min
    Criador(es): Adirley Queirós
    Com Marquim do Tropa, Shockito, Dilmar Durães
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    2,6
    Adorocinema
    4,0

    UM DIA COM JERUSA

    Baseado no curta-metragem do mesmo nome, Um Dia Com Jerusa acompanha Silvana (Débora Marçal), uma jovem que trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Durante uma visita, Silvana conhece Jerusa (Léa Garcia), uma senhora aposentada com muita história para contar. O filme é grandioso em sua simplicidade, apresentando a vivência de suas personagens negras através de uma conversa divertida e honesta.

    Um Dia com Jerusa
    Um Dia com Jerusa
    Data de lançamento 26 de julho de 2021
    Criador(es): Viviane Ferreira
    Com Débora Marçal, Lea Garcia, Antonio Pitanga
    Usuários
    3,2
    Assistir em streaming

    TEMPORADA

    Carregado por uma atuação poderosa de Grace Passô e direção habilidosa de André Novais OliveiraTemporada acompanha a agente de saúde Juliana enquanto ela se adapta a uma nova vida depois de se mudar para cidade de Contagem, em Minas Gerais. 

    Enquanto espera pela chegada do marido, a personagem conhece os moradores da comunidade e se acostuma com a rotina de visitas de inspeção pelas casas do bairro em seu trabalho. A princípio isolada, Juliana vai, aos poucos, criando conexões com seus vizinhos e colegas de trabalho enquanto tenta lidar com um trauma do passado.

    Temporada
    Temporada
    Data de lançamento 17 de janeiro de 2019 | 1h 52min
    Criador(es): André Novais Oliveira
    Com Grace Passô, Russo Apr, Rejane Faria
    Imprensa
    4,4
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    5,0

    BOCA A BOCA

    Em Boca a Boca, depois que a aluna de uma escola é afetada por uma estranha doença, os adolescentes da pequena cidade de Progresso são incentivados a manter distância uns dos outros. O misterioso vírus é transmitido pelo beijo, e os moradores da cidade vão ficando cada vez mais paranóicos com a epidemia. A protagonista da trama é Fran (Iza Moreira), uma jovem negra decidida a descobrir o que está por trás dessa doença. Além dela, no elenco da série também estão Grace Passô e Thomás Aquino.

    Boca a Boca
    Boca a Boca
    Data de lançamento 2020-07-17 | min
    Séries : Boca a Boca
    Com Denise Fraga, Caio Horowicz, Michel Joelsas
    Usuários
    3,1
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top