Minha conta
    Rogai por Nós e outros filmes de terror arrepiantes com temática religiosa

    De O Exorcista a Rogai por Nós, diversos filmes de terror assustadores trazem em suas tramas temas religiosos.

    Terror e religião são duas palavras que muitas vezes andam de mãos dadas no mundo do cinema e Rogai por Nós é mais uma prova disso. Um dos filmes de terror em 2021 que prometem arrepiar o público, o longa estrelado por Jeffrey Dean Morgan é uma daquelas típicas produções com sustos que fazem o espectador suar frio assistindo.

    Rogai por Nós está em exibição nos cinemas brasileiros e segue um jornalista nas horas vagas que descobre uma série de milagres aparentemente divinos em uma pequena cidade da Nova Inglaterra. Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista arrepiante dos filmes de terror com temáticas religiosas, que vão desde clássicos do cinema até produções recentes do horror. Dá uma olhada!

    6 filmes de terror com fama de amaldiçoados que vão te arrepiar

    Rogai por Nós (2021)

    Rogai por Nós é dirigido por Evan Spiliotopoulos e produzido por Sam Raimi, que vai comandar Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e é conhecido por clássicos do terror como Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio de 1981, e suas duas sequências Uma Noite Alucinante 2 de 1987, e Uma Noite Alucinante 3 de 1993. Fato é que o filme está repleto de jump scares muito assustadores!

    A história segue Alice (Cricket Brown), uma jovem com deficiência auditiva que, após uma suposta visita da Virgem Maria, é inexplicavelmente capaz de ouvir, falar e curar os enfermos. À medida que a notícia se espalha e pessoas de perto e de longe se reúnem para testemunhar seus milagres, um jornalista decadente (Jeffrey Dean Morgan), que espera reviver sua carreira, visita a pequena cidade da Nova Inglaterra para investigar o fenômeno. Quando eventos terríveis começam a acontecer por toda parte, ele começa a questionar se esses fenômenos são obras da Virgem Maria ou algo muito mais sinistro.

    Stigmata (1999)

    Stigmata, de 1999, é um dos filmes mais polêmicos de temática cristã e chocou muitos religiosos ao apresentar uma mulher atéia que passa a sentir no corpo as chagas de Cristo. Além disso, a produção tem diversos momentos chocantes e assustadores, o que faz dele um clássico do terror.

    O filme conta a história de uma garota, Frankie Page (Patricia Arquette), que acaba de receber um pacote com um rosário. A partir daquele dia, a jovem começa a experimentar estranhas mudanças em seu corpo. Quando ela vai para o hospital, os médicos acham que é ela quem está causando os ferimentos. Porém, o Padre Keiman (Gabriel Byrne), um investigador do Vaticano que é um especialista em eventos paranormais, determina que as feridas que Frankie tem são estigmas, ou seja, as feridas que Jesus sofreu antes de morrer na cruz. Os ataques que sofre tornam-se cada vez mais fortes, o que pode levar à morte se o padre não agir rapidamente.

    O Exorcismo de Emily Rose (2005)

    O Exorcismo de Emily Rose, de 2005, é um desses filmes baseados em histórias reais que parecem mentira, afinal, é uma história muito pertubadora de possessão demoníaca. Então é claro que o filme dirigido por Scott Derrickson, que também é responsável por A Entidade e Livrai-nos do Mal, não poderia ficar de fora da lista. 

    Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson).

    Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

    Saint Maud (2019)

    Saint Maud, de 2019, é um dos filmes mais recentes da lista e já pode ser considerado um dos filmes mais marcantes de terror psicológicos. A produção é dirigida pela estreante Rose Glass e produzido pela A24, produtora responsável por filmes macabros de terror como A Bruxa e Hereditário.

    A história acompanha a vida de uma jovem enfermeira que acabou de receber alta psiquiátrica. Agora encarregada dos cuidados de Amanda (Jennifer Ehle), uma dançarina aposentada devastada pelo câncer, a fé fervorosa de Maud (Morfydd Clark) rapidamente se transforma em uma obsessão de que ela precisa salvar a alma da mulher, antes que ela seja condenada eternamente ao inferno. Entretanto, forças sinistras e seu próprio passado pecaminoso ameaçam pôr fim a sua sagrada vocação.

    O Exorcista (1973)

    O Exorcista, de 1973, é um dos maiores clássicos do gênero de terror e gerou trauma em muitas pessoas na época de seu lançamente, coisa que faz no público até hoje. Vale notar que foi uma das primeiras produções a discutir o procedimento muito criticado de exorcismo da Igreja Católica Romana.

    Em Georgetown, Washington, a atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn) vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos, Regan (Linda Blair), está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

    A Freira (2018)

    A Freira, de 2018, faz parte de uma das melhores franquias de terror, Invocação do Mal, e apresenta conexão com dois filmesInvocação do Mal Invocação do Mal 2, ambos dirigidos por James Wan.

    Na história, após uma irmã cometer suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando-se com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha espiritual.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top