Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Freira: Qual a conexão do filme com a franquia Invocação do Mal?
    Por Barbara Demerov — 7 de set. de 2018 às 09:37
    facebook Tweet

    O terror já tem um universo para chamar de seu!

    O texto a seguir pode conter spoilers caso você não tenha assistido A Freira!

    Hoje em dia não são apenas os super-heróis que possuem filmes interligados entre si: o terror, que está com a presença cada vez mais frequente nas telonas, também anda construindo uma interessante jornada. A franquia Invocação do Mal já possui 5 filmes e conta com uma sucessão de histórias bem assustadoras e impactantes.

    Mas, afinal, o que o lançamento A Freira tem em comum com Invocação do MalInvocação do Mal 2Annabelle e Annabelle 2: A Criação do Mal

    Os 5 filmes possuem uma linha cronológica fora de ordem, sendo que A Freira representa, na verdade, o início de toda a saga. Não entendeu muito bem? A gente explica!

    A primeira coisa que você precisa ter em mente é ordem exata dos anos em que as histórias se passam:

    A Freira: 1952
    Annabelle 2 - A Criação do Mal: 1958
    Annabelle: 1970
    Invocação do Mal: 1971
    Invocação do Mal 2: 1978

    Sendo assim, o que já era sabido é que A Freira teria pontos de ligação diretos com Invocação do Mal 2, filme que introduziu a entidade Valak para o público. Após roubar a cena e aterrorizar Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), neste recente lançamento finalmente podemos conhecer sua origem e o poder imenso possui.

    Valak é um demônio antigo que começou a aterrorizar humanos na década de 50, na Romênia. Devido à abertura acidental do portal de um convento, ele foi solto e é aí que começa a história de A Freira. Apesar da irmã Irene (Taissa Farmiga) e do padre Burke (Demian Bichir) terem selado o portal novamente, isso não foi o suficiente para manter Valak preso. Momentos antes, a entidade havia deixado sua marca em alguém...

    Quem assistir A Freira se surpreenderá com esta ligação que o filme traz. Um dos personagens do longa, Maurice (Jonas Bloquet), é quem acaba sendo possuído por Valak, tornando-se o elo que une Lorraine com a entidade ainda no primeiro Invocação do Mal - por mais que nem a personagem e nem o público sequer poderiam imaginar isso na época. A demonologista acaba por enfrentá-la em pessoa apenas em Invocação do Mal 2, ou seja, 26 anos após os eventos de A Freira.

    Além disso, o novo capítulo da franquia insere várias cenas de Invocação do Mal 1 e 2 para deixar o público bem alerta de que a conexão existe e, mais do que nunca, está fortíssima!

    O mais interessante é que, ao preencher lacunas que mal sabíamos que existiam, a franquia se enriquece cada vez mais com a riqueza nos detalhes, que passam longe de prejudicar os demais filmes já lançados e só aumentam as camadas deste universo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • orfaos
      infelizmente o filme tem um furo com relação a invocação do mal 2. no filme, invocação do mal 2, é dito que é preciso saber o nome do demônio para deixar ele fraco, mas no filme a freira isso não acontece, já que o padre descobre quem é o demônio e menciona o nome dele na hora e depois disso é dito que o demônio tá ficando mais forte a cada minuto.
    • Higor N.
      são muito bons
    • Stenio S.
      feita não. A história se passa cronologicamente em 1955!
    • Ivan
      Certo! Há apenas uma pequena menção...
    • Jonathan K.
      não sabia disso, vou ver o filme em breve.
    • Rafael A
      mas o 1 Annabelle foi feito em 1955?
    • Alexandro Vieira Lopes
      melhor dizendo, antes do filme começar , mostrou uma pegadinha do silvio santos com a freira, rs.
    • Rafael A
      com o programa so silvio santos? eu n vi isso, mas eu estou amando esse universo.
    • Rafael A
      muito mesmo.
    • Rafael A
      Eu gostei de invocação do mal 2, mas pq foi ver no cinema, e invocação do mal 2 em 2, Annbelle 2, A Freira, e gostei do 1 sim, o 2 melhora o 1 filme dela, eu como Fã de terror estou gostando desse universo.
    • Rafael A
      James Wan falou que n tem os direitos para esse filme, a Lorreine falou q tb n quer um filme sobre esse casa, e tb pq tem muitos filmes com esse casa, mas seria legal tem um sim com a Vara e Petrik
    • Ivan
      Excelente a análise feita. Só faltou dizer que há, também, uma conexão com Terror em Amityville.
    • Alexandre
      Invocação do mal foi um excelente filme, os outros só foram money maker. No aguardo para ver se esse filme será realmente uma coisa significativa.
    • Wesley S.
      achei muito inteligente criar esses spin-off para enriquecer a franquia original.
    • Alexandro Vieira Lopes
      muito boa análise, acho muito interessante esta estratégia de hollywood com franquias e conexões , se bem escritas , chamam muito a atenção do público, quem diria uma cena do 1 filme de invocação, numa apresentação, ia dar o 2 filme e até um filme anterior!daí vi os 5 filmes da franquia e me tornei fã do james wanvale a pena ressaltar, que antes do filme começar , houve uma conexão com o programa silvio santos que mostra a freira assustando o pessoal num cemitério, muito bom!!!
    • Vidamell Vida R.
      toda conexão
    Mostrar comentários
    Back to Top