Minha conta
    De Se Beber, Não Case a Borat: Os 21 melhores filmes de comédia do século 21

    Desde o ano 2001, diversas comédias de qualidade chegaram aos cinemas, das mais inocentes às mais sarcásticas, proporcionando gargalhadas ao público.

    Desde o ano 2001, diversas comédias de qualidade chegaram aos cinemas, das mais inocentes às mais sarcásticas. Se Beber, Não Case!, Ted, Intocáveis, Legalmente LoiraPenetras Bons de Bico e muitas outras foram grandes sucessos de bilheteria. As Branquelas é uma das queridinhas do público, mas será que é uma das melhores do século?

    Dentre tantos filmes de comédia nos streamings, as produções do gênero são sempre as mais procuradas pelo público. Sem levar em consideração as comédias românticas nem as animações, o AdoroCinema preparou uma lista com 21 melhores comédias do século XXI e as frases mais memoráveis de cada um dos filmes.

    Se Beber, Não Case! (2009)

    Por que é uma boa comédia?

    Na época de lançamento de Se Beber, Não Case!, já fazia muitos anos que os grandes estúdios de Hollywood não ousavam criar uma comédia absurda, com direito a aparições surpreendentes de tigres, bebês, Mike Tyson e uma porção de adultos se comportando como jovens irresponsáveis. O filme provou que o público pode reagir bem a este tipo de humor, principalmente se ele for comandado por ótimos atores cômicos, como Zach GalifianakisEd Helms e Bradley Cooper.

    Uma frase

    Sid: "Lembre, o que acontece em Vegas permanece em Vegas. Menos herpes. Essa porcaria volta com você".

    Escola de Rock (2004)

    Por que é uma boa comédia?

    Jack Black é conhecido por seus personagens nada sutis, mas o diretor Richard Linklater teve a ótima ideia de colocá-lo em oposição a uma sala cheia de crianças educadas e bem comportadas, criando um bom efeito cômico. Em Escola de Rock (2004), ele é contratado por engano em uma escola conservadora, e passa a corromper (no bom sentido, claro), as crianças com a música. Com boa trilha sonora e espírito libertário, a comédia obteve um grande sucesso nas bilheterias.

    Uma frase

    Dewey: "Deus do rock, obrigado por essa chance de arrasar. Nós somos seus humildes servos. Por favor, dai-nos o poder de detonar as mentes das pessoas com seu rock de alta voltagem. Em seu nome, rezamos. Amém".

    As melhores comédias na Netflix para maratonar esse fim de semana

    Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2007)

    Por que é uma boa comédia?

    É difícil falar em comédias modernas marcantes sem pensar em Borat (2007). O comediante Sacha Baron Cohen e o diretor Larry Charles se especializaram em comédias corrosivas, onde os principais alvos de crítica são os próprios americanos. Encarnando a figura do estrangeiro, Cohen consegue satirizar os conservadores, os políticos, os gays, as mulheres, os negros... Ninguém escapa desse olhar ácido e politicamente incorreto.

    Uma frase

    Borat: "Você está me dizendo que o homem que tentou colocar um punho de borracha no meu ânus era um homossexual?"

    Penetras Bons de Bico (2005)

    Por que é uma boa comédia?

    As comédias sobre casamentos costumam obter bons sucessos de público, e Penetras Bons de Bico (2005) conseguiu juntar o talento de Owen Wilson e de Vince Vaughn em uma trama incomum: dessa vez, não são os casamentos que dão errado, mas o costume de se infiltrar nas cerimônias vai longe demais. Embora exista um romance, o filme não é uma comédia romântica propriamente dita, focando mais na piada dos dois e no comportamento inesperado das garotas (Isla Fisher e Rachel McAdams).

    Uma frase

    Jeremy: "Nós vamos ter muitas oportunidades para encontrar belas garotas que ficam tão excitadas com a possibilidade de se casarem que elas abandonam toda a timidez!"

    Todo Poderoso (2003)

    Por que é uma boa comédia?

    Em Todo Poderoso (2003), Jim Carrey volta às comédias que fizeram o sucesso da sua carreira, com homens comuns e rabugentos dotados de poderes inusitados (como em Sim Senhor e O Mentiroso). A ideia de poder ser Deus durante uma semana é bastante original, fornecendo a Carrey a possibilidade de brincar com os poderes mais inúteis e divertidos que só um ser humano comum poderia exercer. Como sempre, Morgan FreemanJennifer Aniston funcionam como ótimos reforços cômicos.

    Uma frase

    Deus: "Bruce, você tem um talento divino. Você tem o dom de trazer alegria e felicidade para o mundo. Sabe, fui eu que criei você".

    Zumbilândia (2009)

    Por que é uma boa comédia?

    Zumbilândia (2009) faz uma excelente paródia dos filmes de zumbi, satirizando a imagem dos monstros lentos e inarticulados e construindo diversos diálogos impagáveis, reservados principalmente a Woody Harrelson e Jesse Eisenberg. Além de combinar belas cenas de morte com surpreendentes cenas de romance (envolvendo a personagem de Emma Stone), o filme traz Bill Murray ridicularizando a sua própria imagem. Uma produção que tem todos os elementos necessários para agradar para os fãs do gênero.

    Uma frase

    Columbus: "A primeira regra de Zumbilândia: estar em boa forma. Quando os zumbis apareceram, os primeiros a morrer, por razões óbvias... foram os gordos".

    Melhores filmes de comédia para ver com a família na Netflix

    Os Normais - O Filme (2003)

    Por que é uma boa comédia?

    Adaptado de uma das séries mais engraçadas da televisão brasileira, Os Normais - O Filme (2003) decidiu mostrar como Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luis Fernando Guimarães) se conheceram. Os diálogos são repletos de piadas hilárias sobre sexo, traição e até tamanhos de absorventes. Marisa OrthEvandro Mesquita completam muito bem essa ciranda enlouquecida, que garantiu um enorme sucesso nas bilheterias nacionais.

    Uma frase

    Vani: "Eu vou descer e dar para o primeiro homem que passar na rua!".

    Ted (2012)

    Por que é uma boa comédia?

    Quem diria que um ursinho de pelúcia seria o personagem de uma das comédias mais desbocadas e politicamente incorretas dos últimos anos? Ted (2012) subverte a imagem de um adorável protagonista: ele bebe o tempo todo, usa drogas, fala palavrões, é machista e detesta trabalhar. O filme é tão ousado que consegue dar ao protagonista cenas de sexo com uma bela loira, envolvendo legumes... Enfim, você pode imaginar o resto! Ted tornou-se um dos filmes proibidos para menores de idade de maior sucesso em todos os tempos, junto de Se Beber, Não Case!

    Uma frase

    Ted (de terno e gravata): "John, eu pareço algo que você dá às suas crianças quando você diz que a vovó morreu".

    Intocáveis (2011)

    Por que é uma boa comédia?

    O filme Intocáveis já ganhou uma versão em Hollywood, mas o francês de 2011 é inesquecível. Em 2011, Intocáveis surpreendeu o mundo inteiro ao transformar uma ideia bastante dramática (um homem de origem pobre torna-se amigo de um milionário tetraplégico) em uma comédia que não trata seus personagens com piedade ou condescendência. Os atores Omar SyFrançois Cluzet são excelentes, e algumas falas como "Nada de braço, nada de chocolate!" tornaram-se clássicas. Intocáveis é o filme francês de maior sucesso mundial em todos os tempos. No Brasil, o filme conquistou uma façanha raríssima ao ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores.

    Uma frase

    Driss: "Eu não vou colocar [as meias calças] em você! Mesmo para você, é melhor desmaiar! Uma hora é preciso dizer não, resistir!"

    Meninas Malvadas (2003)

    Por que é uma boa comédia?

    O perverso Meninas Malvadas (2003) serviu para revelar diversos talentos no cinema: além de confirmar Lindsay Lohan como uma garota que transita facilmente entre a aparência de comportada e de endiabrada, o filme lançou as carreiras de Rachel McAdams e Amanda Seyfried, além da própria Tina Fey, respeitada humorista, em sua primeira experiência como roteirista. A trama consegue transformar a inocente heroína em uma garota que lida muito bem com as duras regras da vida na escola.

    Uma frase

    Regina: "Você sabe o que todo mundo fala de você pelas suas costas? Sabe? Eles falam que você é uma menina das selvas estranha, educada em casa, e uma versão menos bonita de mim!"

    Legalmente Loira (2001)

    Por que é uma boa comédia?

    Legalmente Loira (2001) contribuiu para lançar a carreira de Reese Witherspoon como rainha das comédias românticas, interpretando a típica loira burra que estuda apenas para ser admirada pelo homem que a abandonou... Mas quando começa a estudar, ela passa a se valorizar e ver que pode viver muito bem sem o ex-namorado arrogante. Nada mau como fábula, não? As piadas são boas, e aos poucos o roteiro consegue combinar em uma mesma personagem a ambição e a superficialidade.

    Uma frase

    Elle: "Eu não acho que Brooke [cometeu o crime]. Exercícios te dão endorfinas. Endorfinas te deixam feliz. Pessoas felizes não matam seus maridos, não matam mesmo".

    Todo Mundo Quase Morto (2004)

    Por que é uma boa comédia?

    O ator Simon Pegg e o diretor Edgar Wright são conhecidos por um humor que evita a escatologia e o exagero para usar uma série de diálogos sarcásticos como esse acima, quando o pobre Shaun percebe que sua mãe também se transformou em um zumbi. Todo Mundo Quase Morto (2004) brinca com as regras do gênero, em especial o clássico O Despertar dos Mortos, de George A. Romero (1978). Ao invés de colocar várias imagens de pessoas histéricas fugindo de mortos-vivos, o filme prefere mostrar a maneira divertida e cool dos protagonistas diante da calamidade mundial.

    Um diálogo

    Ed: "A sua mãe ligou para saber se você vai sair com ela amanhã à noite, depois Liz ligou para saber se vocês vão comer fora essa noite, e depois sua mãe ligou de novo para saber de você gostaria de comê-la essa noite".

    Shaun: Como?"

    Sexta-Feira Muito Louca (2003)

    Por que é uma boa comédia?

    As comédias com troca de corpo sempre serviram para brincar com estereótipos, e costumam trazer bons sucessos aos cinemas (vide a popularidade de Se Eu Fosse Você entre o público brasileiro). Sexta-Feira Muito Louca (2003) não brinca com a oposição entre homem e mulher, mas entre mãe (Jamie Lee Curtis) e filha (Lindsay Lohan). O filme segue exatamente a cartilha típica do gênero - é hilário ver Curtis se comportando como uma adolescente rebelde - mas o faz de maneira eficaz. O resultado foi uma boa e inocente comédia familiar.

    Uma frase

    Anna (no corpo de Tess): "É ótimo que nós vamos nos casar, não é? Embora o meu marido tenha acabado de morrer. Como eu superei isso rapidamente!"

    O Diabo Veste Prada (2006)

    Por que é uma boa comédia?

    O Diabo Veste Prada (2006) conseguiu combinar diferentes tipos de comédia, incluindo a sátira corrosiva ao mundo da moda (a personagem de Meryl Streep é claramente inspirada na estilista Anna Wintour), a comédia romântica (envolvendo Andy, interpretada por Anne Hathaway), e a típica história da garota tímida e mal vestida que se transforma em uma mulher bela e madura. O filme funciona bem como comédia e drama, e ajudou a alavancar a carreira de Hathaway.

    Uma frase

    Miranda: "Eu pensei que você fosse diferente. Eu me disse: 'Vá em frente. Arrisque. Contrate a garota gorda'. Eu tinha esperanças. Mas você acabou me decepcionando mais do que as outras garotas estúpidas"

    Escorregando para a Glória (2007)

    Por que é uma boa comédia?

    A patinação no gelo não é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, nem um tema frequente no cinema, mas o humorista Will Ferrell conseguiu reunir o aspecto mais exagerado e kitsch deste espetáculo em Escorregando para a Glória (2007). A trama brinca com a virilidade de seus protagonistas, dois homens patéticos e não muito inteligentes - embora talentosos - que acabam trabalhando juntos, como a primeira dupla masculina da patinação. O resultado foi um inesperado sucesso de bilheteria.

    Uma frase

    Chazz: "Olha, eles riram de Louis Armstrong quando ele disse que iria à Lua. Agora ele está lá em cima, rindo de todos".

    Tudo Pode Dar Certo (2009)

    Por que é uma boa comédia?

    Woody Allen sempre foi o mestre dos diálogos irônicos e pessimistas. Tudo Pode Dar Certo (2009) é um ótimo exemplo do tipo de situações adoradas por Allen, envolvendo intelectuais arrogantes (no caso, Larry David, como um alter-ego do próprio cineasta), garotas belas e ingênuas (Evan Rachel Wood), e os encontros improváveis entre eles. É uma surpresa ver Woody Allen em de seus filmes mais leves e otimistas, marcado por excelentes atuações.

    Uma frase

    Boris: "Olha, você é uma garota gentil, mas incrivelmente burra, você nunca vai sobreviver aqui. Você não tem nada em seu favor. Nada, zero. Você pode ser uma rainha de beleza no sul do país, mas aqui a coisa é difícil. Aqui, você é uma nota três. Talvez uma nota cinco, depois de tomar um banho".

    Agente 86 (2008)

    Por que é uma boa comédia?

    Os filmes de espiões e agentes secretos, como James Bond, sempre foram repletos de cenas absurdas, e Agente 86 (2008) é uma produção que parodia muito bem a alta tecnologia da espionagem. Levando o sucesso da série de TV ao cinema, o filme traz Steve Carell na pele desse agente atrapalhado, e Anne Hathaway como sua parceira eficaz. Carell é o tipo de ator que consegue fazer rir mesmo com uma cara séria, e sua interpretação de um agente secreto é hilária. Também ajuda bastante o fato de Dwayne Johnson e Alan Arkin completarem o elenco.

    Uma frase

    Maxwell (dentro de um esgoto): "Sabe, eu nunca vi James Bond no meio de ratos, ou de cocô. Muito menos de ratos e cocô ao mesmo tempo. Olha, tem um rato em cima de um pedaço de cocô".

    O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy (2004)

    Por que é uma boa comédia?

    Desde a sua consagração em seriados de televisão como Saturday Night Live, Will Ferrell se especializou em interpretar tipos completamente patéticos, que acabam se humilhando em público. O papel de um sério jornalista de televisão lhe cai muito bem em O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy (2004), que além de parodiar os telejornais, também guarda algumas piadas para o machismo e o estilo meio kitsch das emissões dos anos 1970. Acompanhado por grandes nomes como Steve Carell e Paul Rudd, Ferrell conquistou um sucesso significativo nas bilheterias, justificando a produção de O Âncora 2 (2013).

    Uma frase

    Ron: "Descoberta pelos alemães em 1904, [esta cidade] foi chamada de San Diego, o que obviamente em alemão significa 'vagina de baleia'".

    Professora Sem Classe (2011)

    Por que é uma boa comédia?

    Professora Sem Classe (2011) traz Cameron Diaz de volta às comédias desbocadas e politicamente incorretas que revelaram seu potencial cômico (no estilo de Quem Vai Ficar Com Mary? e Tudo para Ficar com Ele). A atriz está ótima como Elizabeth, uma mulher superficial, que só pensa em juntar dinheiro pagar seus implantes de silicone e conseguir um bom marido. Justin Timberlake funciona como o oposto da protagonista: um homem ingênuo e amigável, completado pela colega idealista de Elizabeth, interpretada por Phyllis Smith.

    Uma frase

    Elizabeth: "Eu vou te dizer o que eu sei. Um garoto que usa a mesma blusa de ginástica três vezes por semana não vai transar até os 29 anos de idade. É isso que eu sei".

    Rebobine, Por Favor (2008)

    Por que é uma boa comédia?

    Embora não tenha sido um grande sucesso de público, Rebobine, Por Favor (2008) tornou-se um filme cult entre os cinéfilos. A história evoca a paixão das vídeo locadoras e das fitas VHS, quando dois balconistas (Jack Black e Mos Def) decidem refilmar de maneira caseira grandes clássicos que foram apagados das fitas, como Conduzindo Miss Daisy2001 - Uma Odisséia no Espaço e Robocop, O Policial do Futuro. Quando este filme engraçado e emocionante foi lançado (a conclusão é uma verdadeira declaração de amor ao cinema), a moda pegou e diversas pessoas começaram a fazer suas próprias refilmagens amadoras, exibidas em seguida na Internet.

    Uma frase

    Jerry (vestido como Robocop): "Tudo o que você disser poderá e será usado contra você... No tribunal de Robocop!"

    Saneamento Básico, O Filme (2007)

    Por que é uma boa comédia?

    A comédia tem sido o gênero de maior sucesso no cinema brasileiro recente, mas dificilmente algum título foi tão engraçado e irônico quanto Saneamento Básico, O Filme (2007). O diretor Jorge Furtado reuniu um elenco classe A (Wagner Moura, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Camila Pitanga) nosta história sobre um grupo de pessoas atrapalhadas, fazendo um filme de monstros para chamar atenção ao problema de esgoto na região. A trama funciona como uma deliciosa paródia do cinema brasileiro, e também da desorganização das políticas públicas.

    Uma frase

    Silene: "Eu sou uma estrela, e uma estrela não pode morrer no lixo!"

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top