Minha conta
    Pieces of a Woman: Diretor dá detalhes sobre o plano-sequência que abre o filme da Netflix

    Protagonizado por Vanessa Kirby (The Crown), drama fala sobre uma mãe que precisa lidar com a perda de sua filha.

    Pieces of a Woman, filme dirigido por Kornél Mundruczó e estrelado por Vanessa Kirby (The Crown), conta com uma grandiosa atuação da atriz no papel da protagonista Martha. Além disso, foi premiado no Festival de Veneza 2020 e está cotado às principais premiações do cinema em 2021.

    Pieces of a Woman

    Mas, além da presença da atriz, há outro fator que anda chamando muito a atenção dos espectadores. Trata-se da sequência de abertura do filme, que apresenta todas as etapas de um parto: desde as contrações até o nascimento do bebê. A longa tomada de 24 minutos transporta os espectadores para o mesmo ambiente em que a protagonista Martha (Kirby) e seu parceiro Sean (Shia LaBeouf) estão.

    Com extremo realismo, a cena não foi ensaiada por completo e foi filmada seis vezes

    Navegando por entre os cômodos da residência do casal é possível acompanhar sentimentos como euforia, ansiedade, alegria e sofrimento de uma mãe e um pai ao verem um dos momentos mais felizes de sua vida se transformar em uma grande tragédia. O diretor e os atores não chegaram a ensaiar a cena uma única vez - o único ensaio feito foi com os movimentos de câmera, feito em um iPhone.

    Os 11 melhores planos-sequência do cinema

    Em entrevista ao Vulture, Vanessa Kirby - que acompanhou o parto de uma grávida antes da filmagem - contou que um bebê de verdade estava presente para a cena do parto, para que as emoções fossem mais reais. "O bebê estando lá e ela olhando para mim... eu não poderia ter atuado o resto do filme sem ela", disse. O único momento em que o CGI foi utilizado foi para o cordão umbilical.

    Prezando pelo realismo, o diretor condensou o que seriam 16 horas de parto em uma cena de 24 minutos. A forma como ele capta as ações de Kirby é "primitiva", mesclando contrações, idas ao banheiro e ao quarto como se tivessem se passado, de fato, algumas horas.

    Pieces of a Woman: O filme da Netflix é baseado em uma história real?

    Sobre a parte em que o parto começa a dar errado, com os batimentos da bebê caindo e a parteira Eva (Molly Parker) falhando em se comunicar de maneira mais aberta, o diretor diz: "Existe uma iniciativa de realmente expressar esse momento ambivalente, onde você pode ver no rosto de Eva que há tantas coisas dentro, mas o que ela diz, é quase nada".

    O diretor e sua esposa, a roteirista Kata Weber, selecionaram a quarta tomada das seis que foram filmadas. Para a dupla, a quarta tomada chega a ser um pouco confusa (com os personagens Sean e Eva se esbarrando sem querer no corredor), mas a falta de perfeição neste momento tão caótico foi o que os chamou a atenção. Para Mundruczó, as tomadas que foram filmadas posteriormente foram descartadas por serem "menos milagrosas e menos vivas".

    Pieces of a Woman está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top