Minha conta
    Cine Ceará 2019: Filmes dirigidos por mulheres são maioria entre os selecionados

    Cinco filmes de ficção e dois documentários compõem a Mostra Competitiva Ibero-Americana.

    As cineastas Melina León (Peru), Bani Khoshnoudi (México), Patrizia Landi e Betse de Paula (ambas do Brasil) integram a maioria feminina da lista de selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem do 29º Cine Ceará. No total, sete filmes inéditos no Brasil estarão em competição, sendo cinco ficções e dois documentários. Com a exceção de Vozes da Floresta, de Betse de Paula, e Notícias do Fim do Mundo, do cearense Rosemberg Cariry, que fazem suas estreias mundiais no evento, todas as outras produções passaram por aclamados festivais internacionais, como Cannes, Berlim, Toronto e Roterdã.

    Além dos filmes de Paula e Cariry, outros dois brasileiros também entraram para a lista: Greta, do cearense Armando Praça, que estreou em fevereiro deste ano na mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim, e o documentário Ressaca, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, exibido pela primeira vez na mostra principal do Festival Internacional de Documentários, em janeiro deste ano, em Biarritz, na França. O peruano Canção Sem Nome, de Melina León, o cubano A Viagem Extraordinária de Celeste García, de Arturo Infante, e o mexicano Luciérnagas, de Bani Khoshnoudi, completam a seleção. Eles foram exibidos em Cannes, Toronto e Roterdã, respectivamente.

    Já a abertura do festival ficará por conta de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, que em maio deste ano teve reconhecimento mundial ao ser premiado como melhor filme na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, se tornando a primeira produção brasileira a receber o prêmio máximo da categoria.

    Para o crítico de cinema e cineasta Eduardo Valente, responsável pela curadoria do festival, os longas selecionados ilustram não só os grandes momentos vividos pelo cinema ibero-americano, mas especificamente o brasileiro e o cearense. "São filmes que apresentam uma gama variada de temáticas de enorme importância no mundo contemporâneo, com personagens e narrativas altamente engajantes, que vão fazer com que o público do Cineteatro São Luiz se emocione, descubra e leve consigo histórias que reforçam a potência criadora e modificadora da arte cinematográfica”, revela o curador.

    O 29º Cine Ceará acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza e terá cobertura completa do AdoroCinema. Confira a lista completa abaixo.

    Longas da Mostra Competitiva Ibero-Americana

    A Viagem Extraordinária de Celeste García, de Arturo Infante (Cuba).

    Canção Sem Nome, de Melina León (Peru) 

    Greta, de Armando Praça (Brasil) 

    Luciérnagas, de Bani Khoshnoudi (México) 

    Notícias do Fim do Mundo, de Rosemberg Cariry (Brasil) 

    Ressaca, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux (Brasil) 

    Vozes da Floresta, de Betse de Paula (Brasil)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top