Minha conta
    Vingadores - Guerra Infinita: Furos de roteiro criados e consertados no filme

    Nem todo filme da Marvel está isento de algumas falhas de roteiro em relação ao Universo Cinematográfico.

    Vingadores: Guerra Infinita é o 19º filme do Universo Cinematográfico Marvel, mostrando o auge da ameaça do vilão Thanos (Josh Brolin), algo que já estava sendo indicado nas demais produções. Reunir mais de 60 personagens dos quadrinhos não é uma tarefa fácil, assim como deixar todos os longas-metragens alinhados em termos de cronologia, história, detalhes.

    Enquanto Guerra Infinita conseguiu resolver dos furos criados em outros filmes, também criou outras falhas, se considerarmos o que foi dito anteriormente no UCM. Confira abaixo furos de roteiro criados e consertados em Vingadores 3.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Vingadores: Guerra Infinita.

    Consertados

    1) Thor chegando em Os Vingadores através de Magia Negra

    Marvel

    Um dos grandes furos de roteiro de Os Vingadores foi sobre como Thor (Chris Hemsworth) conseguiu chegar à Terra. No primeiro Thor, o Deus do Trovão quebrou a Ponte Bifröst para impedir os planos de Loki (Tom Hiddleston) de destruir Jotunheim. Entretanto, ao fazer isso, Thor também destruiu a única coisa que o permitia viajar para a Terra e visitar Jane Foster (Natalie Portman) novamente, algo que Loki menciona expressamente. No entanto, o herói aparece novamente em Os Vingadores, com nada mais do que uma fala breve sobre Odin (Anthony Hopkins) usar magia negra para explicar a chegada de Thor na Terra.

    Agora, o mistério — e o furo! — foram resolvidos. A Marvel finalmente preencheu esse buraco em Guerra Infinita, mostrando como alguém é capaz de aproveitar o poder da Bifröst para enviar outro para longe sem realmente estar em Asgard ou usando a Ponte. No início do filme, Heimdall (Idris Elba) usa seus suspiros finais para proferir um encantamento pedindo aos antepassados que deixem a magia negra fluir através dele uma última vez, para que ele possa enviar o Hulk (Mark Ruffalo) para o Sanctum Sanctorum em Nova York. Foi uma cena breve, mas que satisfatoriamente consertou um furo de longa data no Universo Cinematográfico Marvel.

    2) A linha do tempo quebrada do Universo Cinematográfico Marvel

    Marvel

    Com tantos filmes no Universo Cinematográfico Marvel, é surpreendente o quanto os estúdios conseguem manter todos os filmes interligados. Entretanto, eles inadvertidamente criaram uma linha do tempo que se tornou mais predominante (e talvez confusa) na Fase Três. Pequenos detalhes de filmes como Guardiões da Galáxia Vol. 2Pantera Negra esticaram essa cronologia, mas o que realmente complicou a situação foi Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

    O filme solo do Cabeça de Teia afirmou que se passava oito anos depois da Batalha de Nova York. Mas isso não estava alinhado com tudo o que sabíamos sobre o UCM. Por conta disso, Vingadores 3 encontrou um momento para consertar a situação dos "oito anos muito incorretos" — palavras do co-diretor Joe Russo — e alegar, através de Tony Stark (Robert Downey Jr.), que a Batalha de Nova York aconteceu seis anos antes de Guerra Infinita, como é em tempo real.

    Portanto, De Volta ao Lar só ocorre quatro anos depois de Os Vingadores, assim como Capitão América: Guerra Civil acontece dois anos antes de Vingadores 3. Não é uma solução ideal, mas foi um meio de retificar e confirmar a linha do tempo antes do Universo Cinematográfico avançar (mais). Foi uma correção importante para um mundo compartilhado que não para de crescer.

    Universo Cinematográfico Marvel: Conheça a ordem cronológica dos filmes

    Criados

    1) Gamora não é a última sobrevivente dos Zehoberi?

    Marvel

    No Universo Cinematográfico Marvel, o objetivo de Thanos (Josh Brolin) tem sido exterminar metade do universo, um resultado que ele finalmente alcançou em Guerra Infinita. Porém, antes de coletar as Joias do Infinito e estalar os dedos, ele tinha outro jeito de realizar esse mesmo objetivo. Thanos e seus filhos — a Ordem Negra — iriam de planeta em planeta para matar metade da população nativa, a fim de fazê-los prosperar com os recursos finitos que tinham.

    Um dos planetas que ele visitou há mais de 20 anos era Zen-Zehoberi — o lar de Gamora (Zoe Saldana) — que foi mostrado em Guerra Infinita, quando Thanos pegou uma jovem Gamora e adotou como filha, treinando-a para ser uma das mulheres mais perigosas da galáxia.

    Thanos alega ter deixado metade da população viva, algo que foi, inclusive, mostrado na sequência de flashback do filme. Entretanto, tal revelação contradiz o dossiê de Gamora mostrado em Guardiões da Galáxia. Quando ela e o restante dos Guardiões foram presos pela Tropa Nova, seus registros e históricos apareceram na tela. A ficha sobre Gamora dizia que ela era "a última sobrevivente do povo Zehoberi", o que não faz sentido se metade dos Zen-Zehoberi ainda está viva... e prosperando. Não parece algo que a Tropa Nova (ou mesmo o diretor e roteirista James Gunn) errariam.

    2) Quando Thanos conseguiu a Manopla do Infinito?

    Marvel

    Parece que a Marvel simplesmente não consegue se livrar de um furo com a Manopla do Infinito sem criar outro! A Manopla do Infinito foi vista pela primeira vez no Cofre de Odin, em Asgard, no primeiro Thor. Só que, posteriormente, o item foi visto novamente na cena pós-créditos de Vingadores: Era de Ultron, na qual Thanos coloca a Manopla e diz: "Tá bom, eu mesmo faço isso". Isso confundiu os fãs, que acreditavam que a Manopla do Infinito ainda estava segura em Asgard. Enquanto o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou que há duas luvas no UCM, foi revelado em Thor: Ragnarok que a Manopla no Cofre de Odin era falsa. Ok, mas se Thanos teve o real o tempo todo, quando ele a conseguiu?

    O Titã Louco claramente tinha a Manopla do Infinito anos antes, mas foi revelado que sua luva foi feita pelo Rei dos Anões em Nidavellir em algum momento próximo dos eventos de Thor: Ragnarok, considerando que o herói diz ao Rei Eitri (Peter Dinklage) que a razão de Asgard não os protegeu foi porque tinha sido destruído, algo que aconteceu em Thor 3.

    Claro que é possível que Thanos tenha visitado Nidavellir algum tempo depois de Thor: O Mundo Sombrio e antes de Era de Ultron, quando Loki estava se passando por Odin e, portanto, não tinha nenhuma intenção de proteger os outros Nove Reinos. Ainda assim, não especificar quando Thanos conseguiu a Manopla do Infinito permanece sendo um furo grave.

    3) Como Gamora sabia sobre a Joia da Alma?

    Marvel

    A localização da Joia da Alma foi um dos mistérios do UCM que antecederam o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita. Teorias de fãs foram desde Heimdall ter a posse da Pedra, de ela estar protegida em Wakanda, até Thanos ter que voltar no tempo para conseguir. Mas nenhuma delas era verdadeira. Acontece que, no final, a Joia estava escondida em Vormir, protegida por ninguém mais, ninguém menos do que o Caveira Vermelha (desta vez interpretado por Ross Marquand).

    Porém, o Titã Louco não esbarrou acidentalmente na localização da Pedra. Parece que Gamora era a única pessoa em toda a galáxia que sabia onde a Joia da Alma realmente estava o tempo todo. Em algum momento antes de Guerra Infinita, a personagem encontrou um mapa que levava até a Joia da Alma em Vormir. Ela queimou o mapa para impedir que seu pai adotivo conseguisse o poderoso item e mentiu para ele sobre isso. Mas a questão é: como e onde ela achou o mapa em primeiro lugar?

    É bastante conveniente que Gamora, de todas as pessoas do filme, soubesse a localização da Joia (missão que foi atribuída a ela em um tempo indeterminado, possivelmente antes de ela formar os Guardiões da Galáxia). Isso fez com que ela fosse a pessoa que Thanos precisava sacrificar para que ele se tornasse digno da Joia. Gerou um dos momentos mais emocionantes da produção, sim, mas deixou uma pulga na orelha sobre essas perguntas.

    Vingadores: Guerra Infinita segue em cartaz nos cinemas.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top